Saúde e ensino na atenção primária com atendimento médico integral : Health and teaching in primary care with integral medical care

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Cristiane Maria Carvalho, 1972-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635210
Resumo: Orientadores: Angélica Maria Bicudo, Maria de Lurdes Zanolli
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spelling Saúde e ensino na atenção primária com atendimento médico integral : Health and teaching in primary care with integral medical careHealth and teaching in primary care with integral medical careSistema Único de Saúde (Brasil)Educação médicaPreceptoriaMedical educationUnified Health System (Brazil)PreceptorshipOrientadores: Angélica Maria Bicudo, Maria de Lurdes ZanolliDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências MédicasResumo: As diretrizes curriculares nacionais propõem o perfil desejado ao médico formado, com um currículo adequado às necessidades da população e com abordagem integral do indivíduo. O curso de medicina da UNICAMP em 2001 reformulou seu currículo ampliando os cenários de aprendizagem, levando seus estudantes também para o ambiente que residem seus clientes e trabalhando com a perspectiva de promover saúde, atendendo as novas diretrizes. Em 2004, teve início a disciplina "Atenção Integral à Saúde", sendo o Programa de Incentivo às Mudanças Curriculares em Escolas Médicas (PROMED) parceiro no auxílio para a inserção dos estudantes no 7º e 8º semestre de medicina em Unidades Básicas de Saúde, para atuarem no atendimento aos seus clientes. Houve uma parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas- SP para que médicos das áreas de pediatria, clínica médica e ginecologia que trabalhavam em Unidades Básicas (UBS) utilizassem quatro horas de sua carga horária para supervisionarem, como preceptores, estes estudantes em conjunto com os docentes da Universidade. Objetivos: avaliar a satisfação dos clientes quanto à assistência prestada pelos médicos preceptores em UBS de Campinas (SP) e conhecer se estes profissionais da área da saúde relacionam a preceptoria como contribuição para qualificar sua atuação. Métodos: realizadas entrevistas semiestruturadas com posterior análise qualitativa. Foram abordadas questões que abrangiam: a decisão de ser preceptor, formas de atualização profissional, troca de informações, relacionamento com os estudantes e docentes. Também foi questionado se pelo fato de estarem vinculados à Universidade passavam por educação médica permanente, refletindo em um atendimento integral aos seus clientes, sendo a preceptoria um instrumento para qualificar sua atuação profissional. Seus clientes foram entrevistados com um questionário fechado utilizando Smiles (emotions) para classificar o preceptor nos itens: qualidade do atendimento médico, valorização da queixa, tempo da consulta, resolutividade da consulta, confiança e aderência à orientação e percepção geral sobre o atendimento médico. Resultados e Discussão: de 22 preceptores, 20 participaram de uma entrevista semiestruturada. Oitenta por cento dos médicos entrevistados relacionam a preceptoria como um instrumento para qualificar sua atividade profissional e as utilizam na sua prática clínica como uma forma de desenvolvimento e revisão de valores e conceitos muitas vezes abandonados pela rotina do trabalho. Este perfil diferenciado pode ser percebido por mais de 90% dos clientes das suas UBS com grande demanda. Conclusão: os médicos selecionados e que atuam como preceptores utilizam a preceptoria para qualificar sua atividade profissional. Mais que noventa por cento dos clientes entrevistados referiram satisfação positiva com relação à assistência recebidaAbstract: The national curricular guidelines propose the desired profile to the graduated doctor, adapting the curriculum to the needs of the population, with a comprehensive approach of the individual. The UNICAMP medical course in 2001 reformulated its curriculum by broadening the learning scenarios, taking its students to the environment that their clients live in and working with the perspective of promoting health, meeting the new guidelines. In 2004, the subject "Integral Attention to Health" began, with the Program of Incentive for Curricular Changes in Medical Schools (PROMED) being a partner in helping students in the 7th and 8th semester of medicine enroll in Basic Health Units, in order to serve their customers. There was a partnership with the City Hall of Campinas-SP so that physicians from the pediatric, medical clinic and gynecology areas that worked in Basic Health Units (UBS) to use four hours of their work load to supervise these students as preceptors along with the professors of the University. Objectives: to evaluate the satisfaction of the clients regarding the assistance provided by the preceptors at UBS in Campinas (SP) and to know if these health professionals relate the preceptory as a contribution to qualify their performance. Methods: semi-structured interviews with posterior qualitative analysis. Questions were addressed that covered: the decision to be a preceptor, ways of professional updating, exchange of information, relationships with students and teachers. It was also questioned if due to the fact they were linked to the university, they went through permanent medical education, reflecting in an unabridged service to their clients, being the preceptory an instrument to qualify their professional performance. Their clients were interviewed with a closed questionnaire using Smiles (emotions) to classify the preceptor in the items: quality of medical care, assessment of the complaint, time of the consultation, resolution of the consultation, confidence and adherence to the orientation and general perception about medical care. Results and Discussion: of the 22 preceptors, 20 participated in a semi-structured interview. Eighty percent of the interviewed physicians relate the preceptor supervision as an instrument to qualify their professional activity and use them in their clinical practice as a way of developing and reviewing values and concepts many times abandoned by the routine of work. This differentiated profile can be perceived by more than 90% the clients of its UBS with great demand. Conclusion: the doctors selected and who act as preceptors use it to qualify their professional activity. More than ninety percent of the clients interviewed reported positive satisfaction with the assistance receivedMestradoEnsino em SaúdeMestra em CiênciasCAPES[s.n.]Bicudo, Angélica Maria, 1955-Zanolli, Maria de Lurdes, 1954-Barros Filho, Antonio de AzevedoEspin Neto, JoséUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Clínica MédicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLopes, Cristiane Maria Carvalho, 1972-20182018-11-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (58 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635210LOPES, Cristiane Maria Carvalho. Saúde e ensino na atenção primária com atendimento médico integral: Health and teaching in primary care with integral medical care. 2018. 1 recurso online (58 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635210. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1063940Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-13T17:05:11Zoai::1063940Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-02-13T17:05:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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