Cantoria Joanina : a pratica vocal carioca sob influencia da corte de D. João VI, castrati e outros virtuoses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Alberto Jose Vieira
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604972
Resumo: Orientadores: Adriana Giarola Kayama, Paulo Mugayar Kuhl
id UNICAMP-30_318772918bb9e5620679a9d311f567eb
oai_identifier_str oai::401033
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Cantoria Joanina : a pratica vocal carioca sob influencia da corte de D. João VI, castrati e outros virtuosesCantoria Joanina : Vocal practice in Rio de Janeiro and the influence of the court of King João VI, castrati and others virtuosiD João VICantoÓperaCançãoMusicologiaSingingOperaSongMusicologyOrientadores: Adriana Giarola Kayama, Paulo Mugayar KuhlTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Na presente tese, descreve-se a prática vocal carioca do início dos oitocentos, ressaltando como ela teria sido influenciada pela presença da corte portuguesa. Para tanto, consultamos um grande número de fontes primárias, tanto musicais quanto históricas. As fontes musicais mais importantes foram o próprio repertório composto no Rio daqueles dias e um grande número de livros de teoria e métodos musicais escritos tanto no Brasil quanto em Portugal. Por sua vez, dentre as fontes históricas usadas, podemos citar cartas, livros de despesa do governo, relatórios de dirigentes da Capela Real, periódicos, entre tantas outras. A partir da análise destes documentos, pudemos fazer um estudo biográfico abrangente dos cantores atuantes no Rio de Janeiro joanino, apresentando sempre que possível uma descrição de seu estilo interpretativo e de suas vozes. A descrição vocal individualizada foi baseada nos solos dedicados nominalmente a alguns cantores e compostos pelo Pe. José Maurício e por Marcos Portugal. Confirmou-se que a presença da corte portuguesa no Rio representou uma grande transformação na prática vocal carioca e, através da análise de grande parte da linha vocal solista do Pe. José Maurício, foi possível exemplificar como isto de fato se deu. Ao final, concluímos que até o início da década de 1840 o modelo de excelência vocal mais influente no Rio de Janeiro era a escola setecentista de canto italiano, representada principalmente pelos vários castrati da Real Capela. Esta pesquisa, que alia interesses tanto musicológicos quanto da prática interpretativa, é um exemplo do quanto a análise das atividades dos intérpretes contribui para se entender melhor a produção musical como um todoAbstract: This thesis describes the vocal practice in Rio de Janeiro in the early nineteenth century, with particular emphasis on how it was influenced by the presence of the Portuguese court. To this end a substantial number of primary sources have been consulted, both musical and historical. The most important musical sources are those of the actual repertoire composed there at that time, as well as a considerable body of books on musical theory and methods written in both Brazil and Portugal. Among the historical sources consulted are letters, government expense ledgers, reports by those in charge of the Royal Chapel, and periodicals. From an analysis of these documents, it has been possible to carry out a wideranging biographical study of the singers active in Rio de Janeiro during the regency and reign of King João VI, whenever possible including a description of their interpretative style and their voices. The descriptions of individual voices are based on the solos expressly written for certain singers and composed by Father José Maurício Nunes Garcia and by Marcos Portugal. The data confirms that the presence of the Portuguese court in Rio did indeed lead to considerable change in vocal practice there and, by means of an analysis of most of the vocal lines by Fr. José Maurício, it can be shown how this actually occurred. We may conclude that up to the early 1840s the most influential model of vocal excellence in Rio de Janeiro was the eighteenth-century Italian school, represented above all by a number of castrati at the Royal Chapel. This research, which links questions relating to both musicology and interpretation, provides an example of how an analysis of the activities of performers contributes to a better understanding of musical output as a wholeDoutoradoPráticas InterpretativasDoutor em Música[s.n.]Kayama, Adriana Giarola, 1958-Kuhl, Paulo Mugayar, 1965-Cranmer, David JohnHerr, MarthaJank, HelenaLopes, SaraLucas, MonicaTank, Niza de CastroUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPacheco, Alberto Jose Vieira20072007-05-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf359f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604972PACHECO, Alberto Jose Vieira. Cantoria Joanina: a pratica vocal carioca sob influencia da corte de D. João VI, castrati e outros virtuoses. 2007. 359f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604972. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/401033porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:52:53Zoai::401033Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:52:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cantoria Joanina : a pratica vocal carioca sob influencia da corte de D. João VI, castrati e outros virtuoses
Cantoria Joanina : Vocal practice in Rio de Janeiro and the influence of the court of King João VI, castrati and others virtuosi
title Cantoria Joanina : a pratica vocal carioca sob influencia da corte de D. João VI, castrati e outros virtuoses
spellingShingle Cantoria Joanina : a pratica vocal carioca sob influencia da corte de D. João VI, castrati e outros virtuoses
Pacheco, Alberto Jose Vieira
D João VI
Canto
Ópera
Canção
Musicologia
Singing
Opera
Song
Musicology
title_short Cantoria Joanina : a pratica vocal carioca sob influencia da corte de D. João VI, castrati e outros virtuoses
title_full Cantoria Joanina : a pratica vocal carioca sob influencia da corte de D. João VI, castrati e outros virtuoses
title_fullStr Cantoria Joanina : a pratica vocal carioca sob influencia da corte de D. João VI, castrati e outros virtuoses
title_full_unstemmed Cantoria Joanina : a pratica vocal carioca sob influencia da corte de D. João VI, castrati e outros virtuoses
title_sort Cantoria Joanina : a pratica vocal carioca sob influencia da corte de D. João VI, castrati e outros virtuoses
author Pacheco, Alberto Jose Vieira
author_facet Pacheco, Alberto Jose Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kayama, Adriana Giarola, 1958-
Kuhl, Paulo Mugayar, 1965-
Cranmer, David John
Herr, Martha
Jank, Helena
Lopes, Sara
Lucas, Monica
Tank, Niza de Castro
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Música
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, Alberto Jose Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv D João VI
Canto
Ópera
Canção
Musicologia
Singing
Opera
Song
Musicology
topic D João VI
Canto
Ópera
Canção
Musicologia
Singing
Opera
Song
Musicology
description Orientadores: Adriana Giarola Kayama, Paulo Mugayar Kuhl
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-05-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604972
PACHECO, Alberto Jose Vieira. Cantoria Joanina: a pratica vocal carioca sob influencia da corte de D. João VI, castrati e outros virtuoses. 2007. 359f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604972. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
PACHECO, Alberto Jose Vieira. Cantoria Joanina: a pratica vocal carioca sob influencia da corte de D. João VI, castrati e outros virtuoses. 2007. 359f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604972. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604972
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/401033
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
359f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188965881741312