A construção do eu na relação com o outro : a experiência emocional na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Matheus Andrade, 1990-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638410
Resumo: Orientador: Ana Archangelo
id UNICAMP-30_31cc2b7807a8bdabc6ea0f4a143cbd2d
oai_identifier_str oai::1127091
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A construção do eu na relação com o outro : a experiência emocional na educação infantilThe construction of me in the relationship with the other : the emotional experience in the childhood education  CriançasExperiência emocionalRelação criança-adultoEducação infantilChildEmotional experienceRelationshipChildhood educationOrientador: Ana ArchangeloDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: As experiências vivenciadas pelas crianças, no contexto da Educação Infantil, são muito importantes para o seu desenvolvimento emocional e o psíquico. Este trabalho observou essas vivências e buscou analisá-las sob o vértice de alguns conceitos de Wilfred Bion, como a teoria do pensamento. Partiu-se da ideia de que o Eu é construído em interação com o Outro, isto é, por intermédio do outro a criança constrói a ideia de unidade e de diferença, e passa a perceber o mundo que a cerca. Essa condição tem início nas relações que se estabelecem a princípio, no contato do bebê com a pessoa que o alimenta e acolhe (mãe ou cuidadora), depois com a família e, finalmente, já criança pequena, no convívio com outras crianças e adultos no cotidiano da Educação Infantil. As experiências vividas podem ser compreendidas, com base na teoria do pensamento de Bion, o qual postula que existe a possibilidade de aprender na experiência, a partir do que é elaborado no aparelho mental, no contato do mundo interno do indivíduo com a realidade externa. Essas experiências têm qualidade emocional e podem estar disponíveis para serem pensadas. Para a investigação de tais ideias, foi utilizada a metodologia de pesquisa etnográfica, na qual o pesquisador precisou estar imerso no campo da pesquisa, convivendo com os participantes, para que fosse possível perceber nuances, questões e pontos específicos do cotidiano educacional que o pesquisador, como um estranho nesse ambiente, não conseguiria visualizar, mas com a sua inserção e adaptação no campo, as observações tornam-se possíveis. Esta pesquisa foi realizada numa instituição de Educação Infantil da rede municipal de Campinas ¿ SP, especificamente, com uma turma de quase 30 crianças de 2 a 4 anos de idade, com uma educadora e dois agentes de Educação Infantil. Tendo como caminho teórico-metodológico a teoria do pensamento de Bion, o modelo Continente-Contido e seus desdobramentos, são apresentadas algumas situações da rotina pedagógica que se destacaram nas observações da turma, refletindo e analisando-as à luz da teoria estudada. Dentro dessa perspectiva, foi possível formular algumas categorias de análise: a relação criança-criança; a relação criança-adulto; a relação educadora-instituição. Os resultados desta pesquisa evidenciaram que o desenvolvimento psíquico e emocional da criança continua a acontecer com a sua inserção num ambiente de educação sistematizada, e a unidade dupla (Eu-Outro) é uma ideia fundamental para o processo de "existir", como criança e viver suas experiências no agoraAbstract: In the context of Preschool Education, experiences lived by children are very important for emotional and psychic development. Therefore, the present work observed some of these experiences and tried to analyze them using some of the concepts of Wilfred Bion, such as the theory of thinking. Based on the ideathat the Me is constructed in interaction with the Other, i.e., via the other, the child constructs the idea of sameness and difference and progress to a perception of the world which surrounds it. The construction of this sameness and difference begins in the relationships which are established in the initial contacts of the infant with the person who feeds and cares for it (mother or caretaker), later with family members, and, finally, already a small child, in interactions with other children and adults on a day-to-day basis during preschool education. The experiences lived can be understood on the basis of the theory of thinking of Bion, in which it is postulated that the possibility of learning from experience exists, from what is lived and elaborated in the contact of the internal world of the individual with the external reality. These experiences have a certain emotional quality and can be made available for thinking, depending on how they are processed by the mind. The methodology of ethnographic research was used for the investigation of these experiences; this requires that the researcher be immersed in thegroup being researched, living with the participants, so that nuances, issues and specific points of the day-to-day experiences in the educational environment can be perceived.If there is no involvement, the researcher who is a stranger in the environment could not recognize what is happening, but, with his/her insertion and adaptation in the field, observation becomes possible. This research was conducted in an Institution of Preschool Education in the municipal school system of Campinas in the state of São Paulo, with a class of nearly 30 children from 2 to 4 years of age, accompanied by the educator and two agents of Child Education. Based on Bion's theory of thinking, and his contained continent model with its various ramifications, some aspects of the pedagogical routine identified during class observation are indicated, reflected on, and analyzed. From this perspective, it was possible to formulate certain categories of analysis: the relationship child-child, the relationship child-adult, and the relationship educator-institution. The results of the research show that the psychic and emotional development of the child continues with its insertion in an environment of systematic education, and that the double unit (Me-Other) is a fundamental idea for the process of "existing" as the childlives its experiences in the nowMestradoEducaçãoMestre em EducaçãoCNPQ164834/2017-6[s.n.]Archangelo, Ana, 1965-Chevbotar, Aletéia Eleutério AlvesVillela, Fabio Camargo BandeiraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos, Matheus Andrade, 1990-20192019-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (90 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638410SANTOS, Matheus Andrade. A construção do eu na relação com o outro : a experiência emocional na educação infantil. 2019. 1 recurso online (90 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638410. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1127091Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-27T10:06:42Zoai::1127091Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-04-27T10:06:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção do eu na relação com o outro : a experiência emocional na educação infantil
The construction of me in the relationship with the other : the emotional experience in the childhood education  
title A construção do eu na relação com o outro : a experiência emocional na educação infantil
spellingShingle A construção do eu na relação com o outro : a experiência emocional na educação infantil
Santos, Matheus Andrade, 1990-
Crianças
Experiência emocional
Relação criança-adulto
Educação infantil
Child
Emotional experience
Relationship
Childhood education
title_short A construção do eu na relação com o outro : a experiência emocional na educação infantil
title_full A construção do eu na relação com o outro : a experiência emocional na educação infantil
title_fullStr A construção do eu na relação com o outro : a experiência emocional na educação infantil
title_full_unstemmed A construção do eu na relação com o outro : a experiência emocional na educação infantil
title_sort A construção do eu na relação com o outro : a experiência emocional na educação infantil
author Santos, Matheus Andrade, 1990-
author_facet Santos, Matheus Andrade, 1990-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Archangelo, Ana, 1965-
Chevbotar, Aletéia Eleutério Alves
Villela, Fabio Camargo Bandeira
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Matheus Andrade, 1990-
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças
Experiência emocional
Relação criança-adulto
Educação infantil
Child
Emotional experience
Relationship
Childhood education
topic Crianças
Experiência emocional
Relação criança-adulto
Educação infantil
Child
Emotional experience
Relationship
Childhood education
description Orientador: Ana Archangelo
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-12-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638410
SANTOS, Matheus Andrade. A construção do eu na relação com o outro : a experiência emocional na educação infantil. 2019. 1 recurso online (90 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638410. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638410
identifier_str_mv SANTOS, Matheus Andrade. A construção do eu na relação com o outro : a experiência emocional na educação infantil. 2019. 1 recurso online (90 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638410. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1127091
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (90 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189157594988544