Letramento literário crítico : uma proposta para o ensino transgressivo de literatura nas aulas de língua inglesa do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertonha, Giovanna, 1995-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641240
Resumo: Orientador: Cláudia Hilsdorf Rocha
id UNICAMP-30_31de5a129b0a0cc0410d12578e76cf22
oai_identifier_str oai::1164385
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Letramento literário crítico : uma proposta para o ensino transgressivo de literatura nas aulas de língua inglesa do ensino médioCritical literary literacy : a proposal for transgressive literature teaching in High School English language classesLetramento literário críticoLeitura literáriaLiteratura - Estudo e ensinoLíngua inglesa - Estudo e ensinoEnsino médioCritical literary literacyLiterary readingLiterature teachingEnglish language - Study and teachingHigh schoolOrientador: Cláudia Hilsdorf RochaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Literatura nas aulas de língua inglesa tem sido historicamente ignorada em detrimento de um ensino linguístico baseado em uma visão instrumental, compartimentalizada e hegemônica de língua (AMORIN, SILVA, 2019), não havendo espaço para a construção de uma proposta de educação linguística pautada nos multiletramentos, na criticidade e na real experiência dos estudantes com a linguagem (MAGNANI, 2018), uma vez que há pouco acolhimento aos novos estudos e reconhecimentos acerca do ensinar e do aprender (DALVI, 2013; REZENDE, 2013; JOVER-FALEIROS, 2013). Não se propicia, nesse contexto de educação, espaço para o surgimento de um ser lautor (CHARTIER, 1997; ROJO, 2013), que mais do que gostar de ler, pensa sobre o sujeito literário, presente no encontro dialógico que é a leitura literária (SAMPAIO, 2019), confrontando suas ideias e (re)significando a si e a seu mundo a partir de sua visão transformada (LERNER, 2002; LAJOLO, 2008; FREIRE, 2014) e crítica, oportunizada pela relação com o outro (BAKHTIN, 2006). Destarte, a presente pesquisa defende o letramento literário (PAULINO, 2001; PAULINO, COSSON, 2009; PAULINO, GRIJÓ, 2005; COSSON, 2016; 2018) crítico como perspectiva pedagógica promotora de uma educação linguística holística e transgressiva no ensino médio, ciclo no qual o senso crítico do adolescente precisa ser potencializado, e também caminho possível para a formação de cidadãos críticos, responsáveis, capazes de agir agentivamente para quebrar preconceitos, marginalizações e injustiças sociais e ler a sociedade. Após a análise dos Documentos Oficiais Nacionais relacionados ao ensino de língua inglesa no Ensino Médio, bem como de referencial teórico da Linguística Aplicada, será proposta uma unidade didática que contemple essa prática aqui defendidaAbstract: Literature in English language classes has historically been ignored to the detriment of a language teaching based on an instrumental, compartmentalized and hegemonic view of language (AMORIN, SILVA, 2019), with no room for the construction of a linguistic education proposal based on the Pedagogy of Multiliteracies, but also on criticality and on the true experience of students with language (MAGNANI, 2018), since it is not very welcoming for new studies and for recognition about teaching and learning (DALVI, 2013; REZENDE, 2013; JOVER-FALEIROS, 2013). In this educational context, there is no space for the treatment of a lautor (CHARTIER, 1997; ROJO, 2013) being, who beyond Reading literary texts, thinks about them as subjects presented in this dialogical meeting which is called literary reading (SAMPAIO, 2019), confronting his/her ideas and (re)signifying the world from his/her transformed vision (LERNER, 2002; LAJOLO, 2008; FREIRE, 2014). These meanings are also critic and made possible by the dialogue with the Other (BAKHTIN, 2010). Thus, the present research defends literary literacy (PAULINO, 2001; PAULINO, COSSON, 2009; PAULINO, GRIJÓ, 2005; COSSON, 2016; 2018) as a pedagogical perspective that promotes a holistic and transgressive language education in High School, a cycle in which the adolescent’s critical sense needs to be enhanced, and a possible path for the formation of critical, responsible citizens, capable of read Society and acting actively to break prejudices, marginalization and social injustices. After analyzing the National official documents related to English language teaching, as well as the theoretical framework of Applied Linguistics, we will propose a didactic unit that will contemplate this practice that we defend hereMestradoLinguagem e EducaçãoMestra em Linguística Aplicada[s.n.]Rocha, Claudia Hilsdorf, 1965-Fidelis, Ana Claudia e SilvaPaula, Sandra Buttros Gattolin deUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBertonha, Giovanna, 1995-20212021-03-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (206 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641240BERTONHA, Giovanna. Letramento literário crítico: uma proposta para o ensino transgressivo de literatura nas aulas de língua inglesa do ensino médio. 2021. 1 recurso online (206 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641240. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1164385Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-06T08:48:36Zoai::1164385Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-05-06T08:48:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento literário crítico : uma proposta para o ensino transgressivo de literatura nas aulas de língua inglesa do ensino médio
Critical literary literacy : a proposal for transgressive literature teaching in High School English language classes
title Letramento literário crítico : uma proposta para o ensino transgressivo de literatura nas aulas de língua inglesa do ensino médio
spellingShingle Letramento literário crítico : uma proposta para o ensino transgressivo de literatura nas aulas de língua inglesa do ensino médio
Bertonha, Giovanna, 1995-
Letramento literário crítico
Leitura literária
Literatura - Estudo e ensino
Língua inglesa - Estudo e ensino
Ensino médio
Critical literary literacy
Literary reading
Literature teaching
English language - Study and teaching
High school
title_short Letramento literário crítico : uma proposta para o ensino transgressivo de literatura nas aulas de língua inglesa do ensino médio
title_full Letramento literário crítico : uma proposta para o ensino transgressivo de literatura nas aulas de língua inglesa do ensino médio
title_fullStr Letramento literário crítico : uma proposta para o ensino transgressivo de literatura nas aulas de língua inglesa do ensino médio
title_full_unstemmed Letramento literário crítico : uma proposta para o ensino transgressivo de literatura nas aulas de língua inglesa do ensino médio
title_sort Letramento literário crítico : uma proposta para o ensino transgressivo de literatura nas aulas de língua inglesa do ensino médio
author Bertonha, Giovanna, 1995-
author_facet Bertonha, Giovanna, 1995-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rocha, Claudia Hilsdorf, 1965-
Fidelis, Ana Claudia e Silva
Paula, Sandra Buttros Gattolin de
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Bertonha, Giovanna, 1995-
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento literário crítico
Leitura literária
Literatura - Estudo e ensino
Língua inglesa - Estudo e ensino
Ensino médio
Critical literary literacy
Literary reading
Literature teaching
English language - Study and teaching
High school
topic Letramento literário crítico
Leitura literária
Literatura - Estudo e ensino
Língua inglesa - Estudo e ensino
Ensino médio
Critical literary literacy
Literary reading
Literature teaching
English language - Study and teaching
High school
description Orientador: Cláudia Hilsdorf Rocha
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-03-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641240
BERTONHA, Giovanna. Letramento literário crítico: uma proposta para o ensino transgressivo de literatura nas aulas de língua inglesa do ensino médio. 2021. 1 recurso online (206 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641240. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641240
identifier_str_mv BERTONHA, Giovanna. Letramento literário crítico: uma proposta para o ensino transgressivo de literatura nas aulas de língua inglesa do ensino médio. 2021. 1 recurso online (206 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641240. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1164385
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (206 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138561088290816