Letramento literário crítico : uma proposta para o ensino transgressivo de literatura nas aulas de língua inglesa do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641240 |
Resumo: | Orientador: Cláudia Hilsdorf Rocha |
id |
UNICAMP-30_31de5a129b0a0cc0410d12578e76cf22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1164385 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Letramento literário crítico : uma proposta para o ensino transgressivo de literatura nas aulas de língua inglesa do ensino médioCritical literary literacy : a proposal for transgressive literature teaching in High School English language classesLetramento literário críticoLeitura literáriaLiteratura - Estudo e ensinoLíngua inglesa - Estudo e ensinoEnsino médioCritical literary literacyLiterary readingLiterature teachingEnglish language - Study and teachingHigh schoolOrientador: Cláudia Hilsdorf RochaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Literatura nas aulas de língua inglesa tem sido historicamente ignorada em detrimento de um ensino linguístico baseado em uma visão instrumental, compartimentalizada e hegemônica de língua (AMORIN, SILVA, 2019), não havendo espaço para a construção de uma proposta de educação linguística pautada nos multiletramentos, na criticidade e na real experiência dos estudantes com a linguagem (MAGNANI, 2018), uma vez que há pouco acolhimento aos novos estudos e reconhecimentos acerca do ensinar e do aprender (DALVI, 2013; REZENDE, 2013; JOVER-FALEIROS, 2013). Não se propicia, nesse contexto de educação, espaço para o surgimento de um ser lautor (CHARTIER, 1997; ROJO, 2013), que mais do que gostar de ler, pensa sobre o sujeito literário, presente no encontro dialógico que é a leitura literária (SAMPAIO, 2019), confrontando suas ideias e (re)significando a si e a seu mundo a partir de sua visão transformada (LERNER, 2002; LAJOLO, 2008; FREIRE, 2014) e crítica, oportunizada pela relação com o outro (BAKHTIN, 2006). Destarte, a presente pesquisa defende o letramento literário (PAULINO, 2001; PAULINO, COSSON, 2009; PAULINO, GRIJÓ, 2005; COSSON, 2016; 2018) crítico como perspectiva pedagógica promotora de uma educação linguística holística e transgressiva no ensino médio, ciclo no qual o senso crítico do adolescente precisa ser potencializado, e também caminho possível para a formação de cidadãos críticos, responsáveis, capazes de agir agentivamente para quebrar preconceitos, marginalizações e injustiças sociais e ler a sociedade. Após a análise dos Documentos Oficiais Nacionais relacionados ao ensino de língua inglesa no Ensino Médio, bem como de referencial teórico da Linguística Aplicada, será proposta uma unidade didática que contemple essa prática aqui defendidaAbstract: Literature in English language classes has historically been ignored to the detriment of a language teaching based on an instrumental, compartmentalized and hegemonic view of language (AMORIN, SILVA, 2019), with no room for the construction of a linguistic education proposal based on the Pedagogy of Multiliteracies, but also on criticality and on the true experience of students with language (MAGNANI, 2018), since it is not very welcoming for new studies and for recognition about teaching and learning (DALVI, 2013; REZENDE, 2013; JOVER-FALEIROS, 2013). In this educational context, there is no space for the treatment of a lautor (CHARTIER, 1997; ROJO, 2013) being, who beyond Reading literary texts, thinks about them as subjects presented in this dialogical meeting which is called literary reading (SAMPAIO, 2019), confronting his/her ideas and (re)signifying the world from his/her transformed vision (LERNER, 2002; LAJOLO, 2008; FREIRE, 2014). These meanings are also critic and made possible by the dialogue with the Other (BAKHTIN, 2010). Thus, the present research defends literary literacy (PAULINO, 2001; PAULINO, COSSON, 2009; PAULINO, GRIJÓ, 2005; COSSON, 2016; 2018) as a pedagogical perspective that promotes a holistic and transgressive language education in High School, a cycle in which the adolescent’s critical sense needs to be enhanced, and a possible path for the formation of critical, responsible citizens, capable of read Society and acting actively to break prejudices, marginalization and social injustices. After analyzing the National official documents related to English language teaching, as well as the theoretical framework of Applied Linguistics, we will propose a didactic unit that will contemplate this practice that we defend hereMestradoLinguagem e EducaçãoMestra em Linguística Aplicada[s.n.]Rocha, Claudia Hilsdorf, 1965-Fidelis, Ana Claudia e SilvaPaula, Sandra Buttros Gattolin deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBertonha, Giovanna, 1995-20212021-03-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (206 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641240BERTONHA, Giovanna. Letramento literário crítico: uma proposta para o ensino transgressivo de literatura nas aulas de língua inglesa do ensino médio. 2021. 1 recurso online (206 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641240. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1164385Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-06T08:48:36Zoai::1164385Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-05-06T08:48:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Letramento literário crítico : uma proposta para o ensino transgressivo de literatura nas aulas de língua inglesa do ensino médio Critical literary literacy : a proposal for transgressive literature teaching in High School English language classes |
title |
Letramento literário crítico : uma proposta para o ensino transgressivo de literatura nas aulas de língua inglesa do ensino médio |
spellingShingle |
Letramento literário crítico : uma proposta para o ensino transgressivo de literatura nas aulas de língua inglesa do ensino médio Bertonha, Giovanna, 1995- Letramento literário crítico Leitura literária Literatura - Estudo e ensino Língua inglesa - Estudo e ensino Ensino médio Critical literary literacy Literary reading Literature teaching English language - Study and teaching High school |
title_short |
Letramento literário crítico : uma proposta para o ensino transgressivo de literatura nas aulas de língua inglesa do ensino médio |
title_full |
Letramento literário crítico : uma proposta para o ensino transgressivo de literatura nas aulas de língua inglesa do ensino médio |
title_fullStr |
Letramento literário crítico : uma proposta para o ensino transgressivo de literatura nas aulas de língua inglesa do ensino médio |
title_full_unstemmed |
Letramento literário crítico : uma proposta para o ensino transgressivo de literatura nas aulas de língua inglesa do ensino médio |
title_sort |
Letramento literário crítico : uma proposta para o ensino transgressivo de literatura nas aulas de língua inglesa do ensino médio |
author |
Bertonha, Giovanna, 1995- |
author_facet |
Bertonha, Giovanna, 1995- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rocha, Claudia Hilsdorf, 1965- Fidelis, Ana Claudia e Silva Paula, Sandra Buttros Gattolin de Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bertonha, Giovanna, 1995- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento literário crítico Leitura literária Literatura - Estudo e ensino Língua inglesa - Estudo e ensino Ensino médio Critical literary literacy Literary reading Literature teaching English language - Study and teaching High school |
topic |
Letramento literário crítico Leitura literária Literatura - Estudo e ensino Língua inglesa - Estudo e ensino Ensino médio Critical literary literacy Literary reading Literature teaching English language - Study and teaching High school |
description |
Orientador: Cláudia Hilsdorf Rocha |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-03-26T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641240 BERTONHA, Giovanna. Letramento literário crítico: uma proposta para o ensino transgressivo de literatura nas aulas de língua inglesa do ensino médio. 2021. 1 recurso online (206 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641240. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641240 |
identifier_str_mv |
BERTONHA, Giovanna. Letramento literário crítico: uma proposta para o ensino transgressivo de literatura nas aulas de língua inglesa do ensino médio. 2021. 1 recurso online (206 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641240. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1164385 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (206 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189172931461120 |