Dinamica da colaboração em ambientes de educação da distancia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães Filho, Autimio Batista
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611662
Resumo: Orientador: Regina Coeli Ruschel
id UNICAMP-30_323caf4b83b5448c57535f562a04bc9a
oai_identifier_str oai::479557
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Dinamica da colaboração em ambientes de educação da distanciaCollaboration dynamics in virtual environments for distance educationEnsino a distânciaDinâmica de grupoSistemas de computaçãoDistance educationGroup dynamicsComputer systemsOrientador: Regina Coeli RuschelTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoResumo: O processo de projeto em Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) é naturalmente colaborativo. Entretanto, o projeto colaborativo desenvolvido remotamente mediado por tecnologia não é de fácil mapeamento para a ação de colaboração tradicional. Esta pesquisa tem como questionamento principal: como incentivar, dar suporte tecnológico e acompanhar a colaboração nas atividades de ensino/aprendizagem de projeto colaborativo em AEC por meio de Ambientes de Educação à Distância. Assim, procurou-se investigar se a introdução de metodologias e técnicas de dinâmica de grupos seria um meio efetivo para incentivar, favorecer a interação e colaboração nos cursos, mais especificamente nas disciplinas de projeto de arquitetura e construção civil apoiadas por Ambientes de Educação à Distância. Este trabalho faz parte do Projeto de Tecnologia da Informação no Desenvolvimento da Internet Avançada - Aprendizado Eletrônico (TIDIA-Ae) da FAPESP que tem como intuito a pesquisa e desenvolvimento colaborativos suportadas por redes de alta velocidade. A pesquisa desenvolveu-se como estudos de casos múltiplos adotando-se como unidades de caso disciplinas de graduação e pós-graduação dos cursos de Engenharia Civil (EC) e Arquitetura e Urbanismo (AU) da UNICAMP, unidade de vínculo deste pesquisador, que abordavam o ensino de projeto colaborativo mediado pela Tecnologia da Informação e Comunicação. Como protocolo para o estudo definiu-se identificar: a dinâmica que orquestra a colaboração entre os alunos no desenvolvimento de projeto colaborativo proposta em cada disciplina e os recursos dos Ambientes Colaborativos que suportam e registram a colaboração. Na análise buscou-se comparar os casos estudados por meio dos protocolos criados e identificar padrões específicos de ensino. Observou-se que o incentivo e motivação à colaboração por meio de estratégias pedagógicas variaram entre disciplinas que enfatizavam o aprendizado colaborativo e o projeto colaborativo. O aprendizado colaborativo foi incentivado por meio do compartilhamento do conhecimento e da construção coletiva do mesmo, focando o uso de ferramentas de discussão ou construção coletiva do saber. Consequentemente, a mensuração da colaboração foi efetuada observando-se a participação dos alunos nestas ferramentas. Nas disciplinas que enfatizaram o projeto colaborativo verificou-se ênfase na construção coletiva dos produtos de projeto. Desta forma, o desenvolvimento da mensuração da colaboração foi efetuado pela quantificação e caracterização do compartilhamento de dados. A contribuição desta tese está na demonstração de como o acompanhamento da atuação dos alunos pode ser auxiliado por mecanismos de mensuração da colaboração propostos para abordagens diferentes da colaboração: ensino ou projeto. Delineamentos para o desenvolvimento à distância de técnicas de trabalho de grupo, observadas, foram propostosAbstract: The design process in Architecture, Engineering and Construction (AEC) is naturally collaborative. However, the collaborative design developed remotely mediated by technology is not of easy mapping to the designer, used to the traditional collaboration practice. This research main question is: how to encourage, support and monitor technological collaboration in the activities of teaching/learning collaborative project in AEC through Distance Education environments. Thus, it was investigated whether the introduction of methodologies and group dynamics would be an effective way to encourage, promote interaction and collaboration in courses, more specifically in classes of architectural design and construction supported by Distance Education. This work is part of the Project for Information Technology in Advanced Internet Development in E-Learning (TIDIA-Ae) of FAPESP that aims research and development for collaborative learning supported by electronic high-speed networks. The research was developed as multiple case studies adopting as cases classes of graduate and undergraduate classes in the Civil Engineering course and Architecture and Urbanism course at UNICAMP; where the class objective was to teach collaborative project mediated by Information Technology and Communication. As protocol for the study it was defined to identify: the dynamics that orchestrated the collaboration between students in the development of collaborative project proposal and the resources of the Environments that supported and recorded the collaboration. The analysis developed a comparison between case studies using defined protocols in order to identify specific teaching patterns. It was observed that different dynamics and resource were used to encourage collaboration depending if the teaching objective was to develop collaborative learning or collaborative design. If collaborative learning was desired than knowledge sharing and collective construction of knowledge was focused by the use of discussion tools or collaborative editing tools. Consequently, the measuring of collaboration was developed through the observation of student participation in such tools. If collaborative design was desired than the collective construction of design products was emphasized. Therefore, the measuring of collaboration was developed by the observation of data sharing. The contribution of this theses lies on the demonstration of how the student or class follow up can be accomplished by the proposed collaboration measurements. This study also presents how group dynamics can adapted for use in distance educationDoutoradoEdificaçõesDoutor em Engenharia Civil[s.n.]Ruschel, Regina Coeli, 1958-Rocha, Heloisa Vieira daScheer, SergioMelhado, Silvio BurrattinoPina, Silvia Aparecida Mikami GonçalvesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGuimarães Filho, Autimio Batista2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf276 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611662GUIMARÃES FILHO, Autimio Batista. Dinamica da colaboração em ambientes de educação da distancia. 2010. 276 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611662. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/479557porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:49:49Zoai::479557Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:49:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dinamica da colaboração em ambientes de educação da distancia
Collaboration dynamics in virtual environments for distance education
title Dinamica da colaboração em ambientes de educação da distancia
spellingShingle Dinamica da colaboração em ambientes de educação da distancia
Guimarães Filho, Autimio Batista
Ensino a distância
Dinâmica de grupo
Sistemas de computação
Distance education
Group dynamics
Computer systems
title_short Dinamica da colaboração em ambientes de educação da distancia
title_full Dinamica da colaboração em ambientes de educação da distancia
title_fullStr Dinamica da colaboração em ambientes de educação da distancia
title_full_unstemmed Dinamica da colaboração em ambientes de educação da distancia
title_sort Dinamica da colaboração em ambientes de educação da distancia
author Guimarães Filho, Autimio Batista
author_facet Guimarães Filho, Autimio Batista
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ruschel, Regina Coeli, 1958-
Rocha, Heloisa Vieira da
Scheer, Sergio
Melhado, Silvio Burrattino
Pina, Silvia Aparecida Mikami Gonçalves
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães Filho, Autimio Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Dinâmica de grupo
Sistemas de computação
Distance education
Group dynamics
Computer systems
topic Ensino a distância
Dinâmica de grupo
Sistemas de computação
Distance education
Group dynamics
Computer systems
description Orientador: Regina Coeli Ruschel
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611662
GUIMARÃES FILHO, Autimio Batista. Dinamica da colaboração em ambientes de educação da distancia. 2010. 276 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611662. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611662
identifier_str_mv GUIMARÃES FILHO, Autimio Batista. Dinamica da colaboração em ambientes de educação da distancia. 2010. 276 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611662. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/479557
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
276 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189027808542720