Atividade educativa para enfermeiros de centro de saúde no atendimento aos usuários com alterações glicêmicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariotto, Flávia Nemézio, 1985-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616058
Resumo: Orientador: Izilda Esmênia Muglia Araújo
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Os objetivos deste estudo foram elaborar e implementar uma atividade educativa sobre as alterações glicêmicas para os enfermeiros dos CS e, avaliar o conhecimento destes antes e após a abordagem educativa. Estudo descritivo, quase experimental com atividade educativa para enfermeiros dos CS, nos atendimentos das alterações glicêmicas (hiper/hipoglicemia). Esta atividade foi realizada por meio de estudo dirigido, com base nas Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes e o Caderno de Atenção Básica de Diabetes Mellitus do Ministério da Saúde. A proposta foi realizada em dois momentos: no primeiro - foi aplicado um questionário para verificar o conhecimento dos enfermeiros antes da atividade e em seguida realizada a educação proposta. O segundo ocorreu, dois meses após, apenas com a reaplicação do questionário. A amostra foi constituída inicialmente por 13 enfermeiros dos quais 11 permaneceram até o final do estudo. A maioria dos enfermeiros era do sexo feminino, com idade média de 32,3 anos (±8,7) que trabalhavam nos CS há 11,5 meses (±13,25) em média. A maioria (63,7%) já havia realizado curso sobre urgências clínicas há 3,2 meses (±0,84), porém em apenas 42,85% dos casos o tema alterações glicêmicas foi abordado. Dos participantes 54,6% nunca participaram de cursos sobre diabetes e relataram não realizar atualizações sobre o assunto. O desempenho dos participantes nas questões sobre hipoglicemia foi melhor nas duas etapas em relação à hiperglicemia. Na primeira etapa a média das notas foi 6,0 (±0,6) e na segunda 8,1(±0,87). Após a atividade educativa, a maioria dos xvii-enfermeiros buscou outras formas de atualização sobre o assunto, solicitaram maior tempo para discussão sobre o estudo dirigido e relataram que a estratégia atendeu suas necessidades sobre o assunto abordado. A atividade educativa, estudo dirigido, e o questionário tiveram boa aceitação. Na sua implementação o tempo de resposta ao questionário foi adequado, mas em relação ao tempo de utilização para o estudo dirigido houve manifestação dos participantes que solicitaram o aumento e a realização de discussão após o término do estudo dirigido. O comportamento das notas obtidas antes e após a abordagem educativa aponta que a estratégia pode ser utilizada na educação permanente, dos enfermeiros das CS, nas urgências das alterações glicêmicasAbstract: Diabetes mellitus is a group of metabolic diseases that has gone through a demographic transition - epidemiological alongside other chronic diseases and is considered today, a public health problem worldwide. In Brazil it was established that access, monitoring and accountability for diabetes should be guaranteed to citizens through the Health Centers for (CS), from prevention to emergency care in acute complications. The study aimed to develop and implement an educational activity on the glycemic changes for nurses of the CS and to evaluate their knowledge before and after the educational approach. Descriptive study, almost experimental educational activity for nurses of CS, in the care of glycemic changes (hyper / hypoglycemia). This activity was accomplished through directed study, based on the Guidelines of the "Sociedade Brasileira de Diabetes" and "Caderno de Atenção Básica de Diabetes do Ministério da Saúde". The proposal was carried out in two stages: the first - a questionnaire was administered to verify the knowledge of nurses before activity and then made the education proposal. The second occurred two months later, only with the reapplication of the questionnaire. The sample was initially composed of 13 nurses of whom 11 remained at the end of the study. Most nurses were female, mean age 32.3 years (± 8.7) who worked in CS is 11.5 months (± 13.25) on average. Most (63.7%) had already made courses on emergency clinics for 3.2 months (± 0.84), but only in 42.85% of cases the subject was approached glycemic changes. Just 54.6% of the participants had never attended a course on diabetes and did not perform updates on the subject. The participants' performance on questions about hypoglycemia was better in two stages in relation to hyperglycemia. In the first stage the average grade was 6.0 (± 0.6) and the second 8.0 (± 0.87). After the educational activity, the majority of nurses sought other ways to update on the matter, requested more time for discussion on the study conducted and reported that the strategy met its needs on the subject matter. The educational activity, directed study, and the questionnaire had good acceptance. In implementing the response time xix-of the questionnaire was appropriate, but in relation to duration of use for the study was directed expression of the participants who requested the increase and the performance discussion after the study conducted. The behavior of the scores obtained before and after the educational approach suggests that the strategy can be used in the continuing education of nurses in CS, in the emergency of glycemic changesMestradoEnfermagem e TrabalhoMestre em Enfermagem[s.n.]Araujo, Izilda Esmenia Muglia, 1955-Zanetti, Maria LuciaMonteiro, Maria InêsUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em EnfermagemUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMariotto, Flávia Nemézio, 1985-2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf112 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616058MARIOTTO, Flávia Nemézio. Atividade educativa para enfermeiros de centro de saúde no atendimento aos usuários com alterações glicêmicas. 2011. 112 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616058. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/808079porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:22:18Zoai::808079Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:22:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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