Avaliação da coordenação motora em crianças com distúrbios neurovisuais com comprometimento no processamento visual e estereopsia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Viviane Ceccato, 1969-
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/19297
Resumo: Orientador: Jose Irineu Gorla
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spelling Avaliação da coordenação motora em crianças com distúrbios neurovisuais com comprometimento no processamento visual e estereopsiaEvaluation of motor coordination in children with neurovisual disorders with impairment in vision processing and stereopsisTranstornos da visãoProfundidade - PercepçãoTeste de Coordenação Corporal para CriançasPercepção visualVision DisordersDepth PerceptionKTK testVisual PerceptionOrientador: Jose Irineu GorlaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação FísicaResumo: O estudo teve como objetivo verificar questões de coordenação motora global de crianças e adolescentes com distúrbios neurovisuais com comprometimento no processamento visual e estropia, que interferem substancialmente na aprendizagem escolar e em suas rotinas. Quanto aos objetivos específicos, teve como pontos principais, verificar a presença de indicativo de sinal de risco para alteração da coordenação devido à presença do diagnóstico de Síndrome de Mears Irlen e identificar indícios nanométricos discrepantes de atividade cerebral em áreas relacionadas com a coordenação motora através do exame de POC. Foi observado que as crianças com comprometimento do processamento visual além do desenvolvimento motor prejudicado quanto ao desempenho etário, tem também em sua maioria, algum outro transtorno do neurodesenvolvimento associado. A pesquisa foi feita com crianças entre 7 e 12 anos com dificuldade de aprendizagem escolar. A metodologia usada foi feita por meio da análise do Predomínio de Ondas do Cérebro - POC, com teste de coordenação corporal KTK e o uso da IRPS - Irlen Perceptual Reading Scale para triagem do estresse visual. O resultado foi 93% da amostragem com coordenação abaixo do esperado para a faixa etária e com hipótese diagnóstica de algum transtorno ou déficit associado, sendo eles: TDAH, TPAC e Dislexia e 71,4% apresentaram discrepâncias nas porcentagens da área do cérebro estudada. A conclusão foi que a população analisada apresenta déficits coordenativos importantes em todos os aspectos analisados e discrepâncias na área cerebral analisadaAbstract: ABSTRACT The study aimed to verify global motor coordination issues in children and adolescents with neurovisual disorders with impaired visual processing and stereopsis, which substantially interfere with school learning and their routines. As for the specific objectives, the main points were to verify the presence of signs of risk for changes in coordination due to the presence of the diagnosis of Mears Irlen Syndrome and to identify discrepant neurometric signs of brain activity in areas related to motor coordination through the POC exam. It was observed that children with impaired visual processing, in addition to impaired motor development in terms of age performance, also mostly have some other associated neurodevelopmental disorder. The research was carried out with children between 7 and 12 years old with school learning difficulties. The methodology used was carried out through the analysis of the Predominance of Brain Waves - POC, with the KTK body coordination test and the use of the IRPS - Irlen Perceptual Reading Scale to screen visual stress. The result was 93% of the sample with coordination below expectations for the age group and with a diagnostic hypothesis of some associated disorder or deficit, namely: ADHD, CAPD and Dyslexia and 71.4% showed discrepancies in the percentages of the brain area studied. The conclusion was that the population analyzed presents important coordination deficits in all aspects analyzed and discrepancies in the brain area analyzedAbertoMestradoAtividade Física AdaptadaMestra em Educação Física[s.n.]Gorla, José Irineu, 1964-Rossini, Sonia das Dores RodriguesQuedas, Carolina Lourenço ReisUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCoelho, Viviane Ceccato, 1969-20242024-02-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (57 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/19297COELHO, Viviane Ceccato. Avaliação da coordenação motora em crianças com distúrbios neurovisuais com comprometimento no processamento visual e estereopsia. 2024. 1 recurso online (57 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/19297. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1394231Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1394231Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-23T11:44:26Zoai::1394231Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-07-23T11:44:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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