Intervenção psicopedagogica e problemas aritmeticos no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591959 |
Resumo: | Orientador : Lucila Diehl T. Fini |
id |
UNICAMP-30_341690ec61f1f743097709388874780b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::233203 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Intervenção psicopedagogica e problemas aritmeticos no ensino fundamentalAprendizagemDesenvolvimento cognitivoAritmetica - Problemas, exercícios, etc.CogniçãoOrientador : Lucila Diehl T. FiniTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Neste estudo foram investigadas relações entre a variação da posição da incógnita de problemas multiplicativos e o desempenho na resolução de problemas multiplicativos e em provas piagetianas, de alunos de 4ª série do ensino fundamental com rendimento insatisfatório em matemática. Dois grupos experimentais foram organizados e submetidos a uma intervenção psicopedagógica com abordagem construtivista, considerando-se a ordem (aleatória ou definida) de apresentação da incógnita de problemas multiplicativos simples: multiplicação, divisão-partição e divisão-quotição. A amostra foi avaliada por meio de testes de problemas e provas piagetianas clássicas (pré-teste, pós-teste 1 e pós-teste postergado). Os resultados revelaram que: a) a variação da posição da incógnita não exerceu influência sobre o desempenho dos alunos nos testes de problemas; b) os grupos experimentais apresentaram aumento do número de acertos dos problemas e modificação de suas estratégias de resolução depois da intervenção psicopedagógica; c) a variável desempenho em aritmética foi o fator que melhor explicou o progresso dos alunos nos testes de problemas; d) a variável desempenho nas provas piagetianas não exerceu influência sobre o desempenho dos alunos nos testes de problemasAbstract: Studied the relation between the unknown number position in multiplicative word problems and the performance in multiplicative word problems tests and classics piagetians tasks of elementary fourth-grade students (9 ¿ 11 yrs) with mathematics disabilities. Two experimental groups were organized and submited to a piagetian and psychopedagogic program, according to the unknown number presentation order (random and ordered) of the multiplicative word problems: multiplication, measurement division and partitive division. Sample was estimated through problem tests and classical piagetian tasks (pre- and two post-tests). It was concluded that: a) the student performance in problem solving was not influenced by the unknown number position; b) there was improvement in problem solving performance and in problem solving strategies after the psychopedagogical program; c) the variable arithmetic performance it was the factor that better explained the improvement on problem tests; the variable piagetian tasks performance did not influence the student¿s improvement in problem testsDoutorado[s.n.]Fini, Lucila Diehl Tolaine, 1945-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCalsa, Geiva Carolina2002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf285p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591959CALSA, Geiva Carolina. Intervenção psicopedagogica e problemas aritmeticos no ensino fundamental. 2002. 285p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591959. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/233203porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T23:10:27Zoai::233203Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T23:10:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intervenção psicopedagogica e problemas aritmeticos no ensino fundamental |
title |
Intervenção psicopedagogica e problemas aritmeticos no ensino fundamental |
spellingShingle |
Intervenção psicopedagogica e problemas aritmeticos no ensino fundamental Calsa, Geiva Carolina Aprendizagem Desenvolvimento cognitivo Aritmetica - Problemas, exercícios, etc. Cognição |
title_short |
Intervenção psicopedagogica e problemas aritmeticos no ensino fundamental |
title_full |
Intervenção psicopedagogica e problemas aritmeticos no ensino fundamental |
title_fullStr |
Intervenção psicopedagogica e problemas aritmeticos no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Intervenção psicopedagogica e problemas aritmeticos no ensino fundamental |
title_sort |
Intervenção psicopedagogica e problemas aritmeticos no ensino fundamental |
author |
Calsa, Geiva Carolina |
author_facet |
Calsa, Geiva Carolina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fini, Lucila Diehl Tolaine, 1945- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Calsa, Geiva Carolina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Desenvolvimento cognitivo Aritmetica - Problemas, exercícios, etc. Cognição |
topic |
Aprendizagem Desenvolvimento cognitivo Aritmetica - Problemas, exercícios, etc. Cognição |
description |
Orientador : Lucila Diehl T. Fini |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591959 CALSA, Geiva Carolina. Intervenção psicopedagogica e problemas aritmeticos no ensino fundamental. 2002. 285p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591959. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) CALSA, Geiva Carolina. Intervenção psicopedagogica e problemas aritmeticos no ensino fundamental. 2002. 285p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591959. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591959 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/233203 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 285p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188866880438272 |