Intervenção psicopedagogica e problemas aritmeticos no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calsa, Geiva Carolina
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591959
Resumo: Orientador : Lucila Diehl T. Fini
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spelling Intervenção psicopedagogica e problemas aritmeticos no ensino fundamentalAprendizagemDesenvolvimento cognitivoAritmetica - Problemas, exercícios, etc.CogniçãoOrientador : Lucila Diehl T. FiniTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Neste estudo foram investigadas relações entre a variação da posição da incógnita de problemas multiplicativos e o desempenho na resolução de problemas multiplicativos e em provas piagetianas, de alunos de 4ª série do ensino fundamental com rendimento insatisfatório em matemática. Dois grupos experimentais foram organizados e submetidos a uma intervenção psicopedagógica com abordagem construtivista, considerando-se a ordem (aleatória ou definida) de apresentação da incógnita de problemas multiplicativos simples: multiplicação, divisão-partição e divisão-quotição. A amostra foi avaliada por meio de testes de problemas e provas piagetianas clássicas (pré-teste, pós-teste 1 e pós-teste postergado). Os resultados revelaram que: a) a variação da posição da incógnita não exerceu influência sobre o desempenho dos alunos nos testes de problemas; b) os grupos experimentais apresentaram aumento do número de acertos dos problemas e modificação de suas estratégias de resolução depois da intervenção psicopedagógica; c) a variável desempenho em aritmética foi o fator que melhor explicou o progresso dos alunos nos testes de problemas; d) a variável desempenho nas provas piagetianas não exerceu influência sobre o desempenho dos alunos nos testes de problemasAbstract: Studied the relation between the unknown number position in multiplicative word problems and the performance in multiplicative word problems tests and classics piagetians tasks of elementary fourth-grade students (9 ¿ 11 yrs) with mathematics disabilities. Two experimental groups were organized and submited to a piagetian and psychopedagogic program, according to the unknown number presentation order (random and ordered) of the multiplicative word problems: multiplication, measurement division and partitive division. Sample was estimated through problem tests and classical piagetian tasks (pre- and two post-tests). It was concluded that: a) the student performance in problem solving was not influenced by the unknown number position; b) there was improvement in problem solving performance and in problem solving strategies after the psychopedagogical program; c) the variable arithmetic performance it was the factor that better explained the improvement on problem tests; the variable piagetian tasks performance did not influence the student¿s improvement in problem testsDoutorado[s.n.]Fini, Lucila Diehl Tolaine, 1945-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCalsa, Geiva Carolina2002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf285p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591959CALSA, Geiva Carolina. Intervenção psicopedagogica e problemas aritmeticos no ensino fundamental. 2002. 285p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591959. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/233203porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T23:10:27Zoai::233203Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T23:10:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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