Ler, escrever e contar : praticas de numeramento-letramento dos Kaiabi no contexto de formação de professores indios no Parque Indigena do Xingu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Jackeline Rodrigues, 1963-
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591297
Resumo: Orientador: Marilda C. Cavalcanti
id UNICAMP-30_3456452e73168d020280b04654d4b654
oai_identifier_str oai::224194
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Ler, escrever e contar : praticas de numeramento-letramento dos Kaiabi no contexto de formação de professores indios no Parque Indigena do XinguIndígenas - EducaçãoFormação de professoresEtnomatemáticaMatemática - Estudo e ensinoOrientador: Marilda C. CavalcantiTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O objetivo deste trabalho consiste em apresentar uma discussão sobre as práticas de numeramento-Ietramento do grupo Kaiabi no contexto de formação de professores índios do Parque Indígena do Xingu, procurando estabelecer uma relação entre essas práticas e a prática dominante representada pela instituição escola, do ponto de vista dos professores índios e da professora-formadora-analista. O conceito de numeramento adotado neste estudo é apresentado a partir de relações traçadas entre as áreas de estudo de Letramento (Street, 1984, 1995), Antropologia Social Cognitiva (Lave, 1988) e Etnomatemática (D'Ambrósio, 1985, 1990, 1997; Sebastiani-Ferreira, 1991, 1997 e Knijnik, 1996). Os dados que compõem a análise são provenientes de registros, coletados etnograficamente, compostos por diário de campo; gravações em áudio das aulas, das entrevistas com os professores Kaiabi, das avaliações dos cursos e das assembléias com as lideranças; os textos produzidos para o livro de matemática em língua indígena, na parte de elaboração de problemas, e os diários de classe dos professores Kaiabi. A análise das práticas de numeramento-Ietramento dos professores Kaiabi no contexto formação no PIX aponta um caráter de apropriação da prática dominante no sentido proposto por de Certeau (1996). Indica também a afIrmação de identidade étnica (Cunha, 1986, Maher, 1996). Na análise da construção dessas práticas são focalizadas atitudes, significados, valores, formas de uso que estão relacionados ao número, à escrita alfabética e ao desenho. Os resultados deste trabalho levantam questões para reflexão sobre letramento-numeramento no contexto brasileiro de formação de professores índiosAbstract: The objective of this work consist on presenting a discussion about the numeracy-literacy practices of Kaiabi group in the context of the indian teachers origin from Xingu Indian Park, trying to stablish a relation between these practices and the dominating practice represented by the school institution from the pont of view of the indian teachers and the originator-analyst teacher. The concept of numeracy adopted in this study is presented by tracing relations between the Literacy study area (Street, 1984, 1985), Cognitive Social Antropology (Lave, 1988) and Ethnomathematic (D' Ambrosio, 1985, 1990, 1997; Sebatiani-Ferreira, 1991, 1997 and Knijnik, 1996). The data that compose the analysis come from registers collected ethnographically, composed by field diary; audiorecords in classes, interviews with the Kaiabi teachers, courses evaluations and meetings with leaders; the texts made to the Mathematic book in Indian Language when talking about problems making and the classes diary from the Kaiabi teachers. The analysis of the numeracy-literacy pratices of the Kaiabi teachers in the context of origin in PIX, describes a character of appropriation of dominating practice. related to the meaning proposed by Certeau (1996). It also indicates the ethnic identity (Cunha, 1986; Maher, 1996). In the analysis of construction of these practices the focus is on attitudes, meanings, values, use ways which are related to the number, the alphabetical writing and the drawing. The results of this work point out question to think about literacy-numeracy in brazilian context of indian teachers originDoutoradoEducação BilingueDoutor em Linguística Aplicada[s.n.]Cavalcanti, Marilda do Couto, 1948-Cavalcanti, Marilda do Couto, 1948-Ferreira, Eduardo SebastianiSouza, Lynn Mário T. M.Maher, Terezinha de Jesus MachadoSignorini, InêsUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMendes, Jackeline Rodrigues, 1963-20012002-08-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf333p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591297MENDES, Jackeline Rodrigues. Ler, escrever e contar: praticas de numeramento-letramento dos Kaiabi no contexto de formação de professores indios no Parque Indigena do Xingu. 2001. 333p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591297. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/224194porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:29:23Zoai::224194Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:29:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ler, escrever e contar : praticas de numeramento-letramento dos Kaiabi no contexto de formação de professores indios no Parque Indigena do Xingu
title Ler, escrever e contar : praticas de numeramento-letramento dos Kaiabi no contexto de formação de professores indios no Parque Indigena do Xingu
spellingShingle Ler, escrever e contar : praticas de numeramento-letramento dos Kaiabi no contexto de formação de professores indios no Parque Indigena do Xingu
Mendes, Jackeline Rodrigues, 1963-
Indígenas - Educação
Formação de professores
Etnomatemática
Matemática - Estudo e ensino
title_short Ler, escrever e contar : praticas de numeramento-letramento dos Kaiabi no contexto de formação de professores indios no Parque Indigena do Xingu
title_full Ler, escrever e contar : praticas de numeramento-letramento dos Kaiabi no contexto de formação de professores indios no Parque Indigena do Xingu
title_fullStr Ler, escrever e contar : praticas de numeramento-letramento dos Kaiabi no contexto de formação de professores indios no Parque Indigena do Xingu
title_full_unstemmed Ler, escrever e contar : praticas de numeramento-letramento dos Kaiabi no contexto de formação de professores indios no Parque Indigena do Xingu
title_sort Ler, escrever e contar : praticas de numeramento-letramento dos Kaiabi no contexto de formação de professores indios no Parque Indigena do Xingu
author Mendes, Jackeline Rodrigues, 1963-
author_facet Mendes, Jackeline Rodrigues, 1963-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cavalcanti, Marilda do Couto, 1948-
Cavalcanti, Marilda do Couto, 1948-
Ferreira, Eduardo Sebastiani
Souza, Lynn Mário T. M.
Maher, Terezinha de Jesus Machado
Signorini, Inês
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Jackeline Rodrigues, 1963-
dc.subject.por.fl_str_mv Indígenas - Educação
Formação de professores
Etnomatemática
Matemática - Estudo e ensino
topic Indígenas - Educação
Formação de professores
Etnomatemática
Matemática - Estudo e ensino
description Orientador: Marilda C. Cavalcanti
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2002-08-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591297
MENDES, Jackeline Rodrigues. Ler, escrever e contar: praticas de numeramento-letramento dos Kaiabi no contexto de formação de professores indios no Parque Indigena do Xingu. 2001. 333p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591297. Acesso em: 14 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
MENDES, Jackeline Rodrigues. Ler, escrever e contar: praticas de numeramento-letramento dos Kaiabi no contexto de formação de professores indios no Parque Indigena do Xingu. 2001. 333p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591297. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/224194
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
333p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138362269892608