Modelo probabilístico para investigação da influência de pontos de ônibus no ruído do tráfego veicular urbano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, Italo Cesar Montalvão, 1977-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633786
Resumo: Orientador: Stelamaris Rolla Bertoli
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spelling Modelo probabilístico para investigação da influência de pontos de ônibus no ruído do tráfego veicular urbanoProbabilistic model to investigate the influence of bus stops in urban vehicular traffic noisePoluição sonoraRuído urbanoTrânsito - RuídoPlanejamento urbanoSimulação (Computadores)Noise pollutionUrban noiseTransit - NoiseUrban planningSimulation (Computers)Orientador: Stelamaris Rolla BertoliTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoResumo: A poluição sonora representa um importante fator de impacto ambiental nas cidades. Tal problemática está relacionada com o grande crescimento populacional e contínuo processo de urbanização. A priorização do uso de veículos automotores tornou o ruído do tráfego a principal fonte de poluição sonora urbana. Esta modalidade de ruído sofre influência do fluxo, tipo e velocidades dos veículos em circulação, dos aspectos físicos e morfológicos das vias, das instabilidades do trânsito provocadas pelos cruzamentos, rotatórias, lombadas, pontos de ônibus, e postura dos motoristas. O objetivo geral desta pesquisa foi investigar de que maneira a dinâmica operacional em pontos de ônibus influencia no ruído do tráfego veicular urbano. Adotou-se como forma de abordagem a modelagem e simulação probabilística, considerando-se sinais sonoros reais e a aleatoriedade do tráfego veicular e de chegadas de ônibus em determinado ponto de parada. O método da pesquisa contemplou as seguintes etapas: (i) seleção dos objetos de estudo ¿ Pontos de ônibus (Campinas/SP); (ii) aquisição de aspectos físicos e medições de dados acústicos e de tráfego das vias urbanas selecionadas com presença de ponto de ônibus; (iii) gravação de sinais sonoros reais de passagens de veículos e do ciclo de desaceleração, parada e aceleração de ônibus em um ponto de parada hipotético; (iv) implementação do modelo probabilístico para simulação do ruído do tráfego veicular em diferentes cenários (reais e hipotéticos); (v) avaliação quantitativa e subjetiva auditiva (Teste de júri) dos ruídos simulados e (vi) análises dos resultados. Pôde-se concluir que houve boa concordância entre os valores medidos e simulados dos dados de tráfego e acústicos durante a validação do modelo; os experimentos de simulação confirmaram a hipótese principal da pesquisa de que a dinâmica operacional em pontos de ônibus influencia no ruído do tráfego veicular; observou-se que menores intervalos de tempo entre chegadas sucessivas de ônibus estiveram associados a maiores valores dos descritores acústicos (LA10, LAeq, TNI e LNP) para mesmo fluxo veicular. No entanto, maiores variações de TNI e LNP ocorreram para cenários com fluxo veicular reduzido, corroborando com a ideia de maior percepção do ruído ambiental em situações com menor nível de ruído residual. As avaliações de impacto sonoro das ruas investigadas indicaram valores de LAeq, TNI e LNP superiores aos limites recomendados pelas referências adotadas, mesmo em situações hipotéticas mais favoráveis (sem passagem de veículos pesados e menor ocorrência de ônibus nos pontos de parada). Quanto aos testes de júri para verificação do nível de realismo do ruído simulado, os resultados mostraram que os áudios reais e simulados não são indiscerníveis. Porém, os voluntários mostraram forte tendência de classificar os áudios como reais quando de fato eram reais. Essa tendência não foi observada na avaliação dos áudios simulados. Esses resultados indicam caminho promissor desta ferramenta para predição do ruído do tráfego veicular com presença de pontos de ônibus, propiciando a estimativa de descritores acústicos e a "escuta" do ruído simulado. Espera-se que o produto final desta pesquisa possa subsidiar agentes ambientais e planejadores urbanos em ações efetivas no controle e gerenciamento do ruído nas cidadesAbstract: Noise pollution is an important factor to the environmental impact in cities. This problem is directly related to population growth and a continuous urbanization process. Traffic noise is the main source of urban noise pollution due to the priority use of automotive vehicles. Flow and kind of vehicles in circulation, physical and morphologic aspects of the road, traffic instabilities due to crossings, roundabouts, speed bumps, bus stops and driver¿s attitude influence this special kind of noise. The main objective of this research was to investigate how bus stops operational dynamics contribute to urban noise traffic. The adopted approach was a probabilistic model and simulation, considering real vehicles recorded noise signals and random traffic and bus arrivals in a specific bus stop. Methodological procedures considered the following steps: (i) selection of studied objects ¿ bus stops in Campinas ¿ SP; (ii) acquisition of physical aspects, traffic and acoustic measurements of the selected streets with a bus stop; (iii) sound recording of real events such as vehicles passages and slowdown, stop and speed-up cycle of a bus at a hypothetical bus stop; (iv) implementation of the probabilistic model to simulate vehicular traffic noise in different scenarios, real and hypothetical; (v) quantitative and subjective (jury tests) evaluations of simulated results; (vi) analysis of the results. Results showed a good agreement between measured and simulated traffic and acoustic data during model validation. The simulated data results confirmed the main hypothesis of the research that bus stop operational dynamics have an influence on vehicular traffic noise. Smaller time intervals of successive bus arrivals were associated to the greatest values of acoustic parameters LA10, LAeq, TNI and LNP to the same vehicular flow. However, greater TNI and LNP variations occurred on reduced vehicular flow scenarios, reinforcing the idea that there is a greater perception of environmental noise in situations of lower background noise. Investigated streets noise impact evaluation showed greater values of LAeq, TNI and LNP, over the adopted references recommended limits, even in more friendly hypothetical situations (without heavy vehicles passage and smaller bus arrivals at bus stops). Jury tests results, used to verify the realism level of the simulated noise, showed that real and simulated audios are not indiscernible. However, volunteers showed a stronger tendency to classify audios as real when those were in fact real. A similar tendency was not observed in simulated audio evaluation. General results indicate this tool as a promising way to predict vehicular traffic noise in the presence of a bus stop, allowing the estimative of acoustic parameters and the possibility to listen to simulated noise. It is expected that the final product of this research may subsidize environmental agents and urban planners in effective actions regarding control and management of environmental noise in citiesDoutoradoArquitetura, Tecnologia e CidadeDoutor em Arquitetura, Tecnologia e CidadeCAPES01-P-03427-2014[s.n.]Bertoli, Stelamaris Rolla, 1958-Guimarães, Carlos Alberto BandeiraFrancisco Filho, Lauro LuizSouza, Lea Cristina Lucas dePimentel, Roberto LealUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e CidadeUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGuedes, Italo Cesar Montalvão, 1977-20182018-02-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (180 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633786GUEDES, Italo Cesar Montalvão. Modelo probabilístico para investigação da influência de pontos de ônibus no ruído do tráfego veicular urbano. 2018. 1 recurso online (180 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633786. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1014566Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-26T16:33:10Zoai::1014566Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-06-26T16:33:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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