Avaliação do ruído de tráfego veicular em dois pontos críticos de Campo Mourão – PR
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26906 |
Resumo: | O ruído de tráfego é o principal agente causador do ruído ambiental e o ruído ambiental o principal causador da poluição sonora. E os automóveis, por formarem a maior composição dentro do tráfego urbano, são os principais causadores de poluição. A avaliação do ruído de tráfego em dois pontos considerados críticos em relação ao ruído de tráfego de Campo Mourão, Paraná, foi realizada por meio de uma pesquisa quantitativa. Por meio da análise dos valores dos principais indicadores da qualidade do ruído ambiental, tais como L10, L90 e Leq, foi possível confrontar os dados obtidos com as normas vigentes, verificando sua conformidade ou não conformidade. As medições ocorreram em três horários de pico do dia, nas segundas, quartas e sextas-feiras, totalizando 18 medições de uma hora cada. A avaliação dos dados obtidos nos dois pontos apontou níveis acima dos 60 dB permitidos pelas normas NBR 10.151 (ABNT, 2019) e preconizados pela resolução CONAMA 001/90, havendo assim um descumprimento das normativas para os locais avaliados. A estimativa do volume de tráfego calculada para os dois pontos apresentou uma redução de ruído de mais de 10 dB em média, para o dois pontos, caso não houvesse tráfego de veículos pesados. Dessa forma, torna-se necessária a avaliação do ruído ambiental de forma regular para fins de cuidado e planejamento da saúde e bem-estar da população que é atingida de forma indireta pelos malefícios da exposição a níveis de pressão sonora. |
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2022-01-06T14:16:36Z2022-01-06T14:16:36Z2021-11-30SILVA, Lucas Felipe dos Santos. Avaliação do ruído de tráfego veicular em dois pontos críticos de Campo Mourão – PR. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2021.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26906O ruído de tráfego é o principal agente causador do ruído ambiental e o ruído ambiental o principal causador da poluição sonora. E os automóveis, por formarem a maior composição dentro do tráfego urbano, são os principais causadores de poluição. A avaliação do ruído de tráfego em dois pontos considerados críticos em relação ao ruído de tráfego de Campo Mourão, Paraná, foi realizada por meio de uma pesquisa quantitativa. Por meio da análise dos valores dos principais indicadores da qualidade do ruído ambiental, tais como L10, L90 e Leq, foi possível confrontar os dados obtidos com as normas vigentes, verificando sua conformidade ou não conformidade. As medições ocorreram em três horários de pico do dia, nas segundas, quartas e sextas-feiras, totalizando 18 medições de uma hora cada. A avaliação dos dados obtidos nos dois pontos apontou níveis acima dos 60 dB permitidos pelas normas NBR 10.151 (ABNT, 2019) e preconizados pela resolução CONAMA 001/90, havendo assim um descumprimento das normativas para os locais avaliados. A estimativa do volume de tráfego calculada para os dois pontos apresentou uma redução de ruído de mais de 10 dB em média, para o dois pontos, caso não houvesse tráfego de veículos pesados. Dessa forma, torna-se necessária a avaliação do ruído ambiental de forma regular para fins de cuidado e planejamento da saúde e bem-estar da população que é atingida de forma indireta pelos malefícios da exposição a níveis de pressão sonora.Traffic noise is the main cause of environmental noise and environmental noise is the main cause of noise pollution. And automobiles, as they form the largest composition within urban traffic, are the main cause of pollution. The evaluation of traffic noise at two points considered critical in relation to traffic noise in Campo Mourão, Paraná, was carried out through a quantitative survey. By analyzing the values of the main indicators of environmental noise quality, such as L10, L90 and Leq, it was possible to compare the data obtained with the current standards, verifying their compliance or noncompliance. Measurements took place at three peak times of the day, on Mondays, Wednesdays and Fridays, totaling 18 measurements of one hour each. The evaluation of the data obtained at the two points pointed to levels above the 60 dB allowed by the NBR 10.151 (ABNT, 2019) standards and recommended by the CONAMA resolution 001/90, thus not complying with the regulations for the evaluated locations. The estimated traffic volume calculated for the two points showed a noise reduction of more than 10 dB on average, for the two points, if there was no heavy vehicle traffic. Thus, it is necessary to assess environmental noise on a regular basis for the purposes of care and planning for the health and well-being of the population that is indirectly affected by the harmful effects of exposure to sound pressure levels.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCampo MouraoEngenharia AmbientalUTFPRBrasilDepartamento Acadêmico de Ambientalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::ENGENHARIASTrânsito - RuídoTrânsito urbanoPoluição sonoraTraffic noiseLocal transitNoise pollutionAvaliação do ruído de tráfego veicular em dois pontos críticos de Campo Mourão – PREvaluation of vehicle traffic noise in two critical points in Campo Mourão - PRinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCampo MourãoCastro, Thiago Morais deCastro, Thiago Morais deAntoneto, Aline LisotArantes, Eudes JoséSilva, Lucas Felipe dos Santosreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81031http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26906/2/license_rdf934f4ca17e109e0a05eaeaba504d7ce4MD52ORIGINALruidotrafegopontoscriticos.pdfruidotrafegopontoscriticos.pdfapplication/pdf3277584http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26906/1/ruidotrafegopontoscriticos.pdfd7454d7c299f337c2cdde2c156fc559dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26906/3/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD53TEXTruidotrafegopontoscriticos.pdf.txtruidotrafegopontoscriticos.pdf.txtExtracted texttext/plain106935http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26906/4/ruidotrafegopontoscriticos.pdf.txt01383a64997e895b0119aad4414d907fMD54THUMBNAILruidotrafegopontoscriticos.pdf.jpgruidotrafegopontoscriticos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1250http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26906/5/ruidotrafegopontoscriticos.pdf.jpg3715f98818a69d1b36cefbb844f02ccdMD551/269062022-01-07 04:05:40.991oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2022-01-07T06:05:40Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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O ruído de tráfego é o principal agente causador do ruído ambiental e o ruído ambiental o principal causador da poluição sonora. E os automóveis, por formarem a maior composição dentro do tráfego urbano, são os principais causadores de poluição. A avaliação do ruído de tráfego em dois pontos considerados críticos em relação ao ruído de tráfego de Campo Mourão, Paraná, foi realizada por meio de uma pesquisa quantitativa. Por meio da análise dos valores dos principais indicadores da qualidade do ruído ambiental, tais como L10, L90 e Leq, foi possível confrontar os dados obtidos com as normas vigentes, verificando sua conformidade ou não conformidade. As medições ocorreram em três horários de pico do dia, nas segundas, quartas e sextas-feiras, totalizando 18 medições de uma hora cada. A avaliação dos dados obtidos nos dois pontos apontou níveis acima dos 60 dB permitidos pelas normas NBR 10.151 (ABNT, 2019) e preconizados pela resolução CONAMA 001/90, havendo assim um descumprimento das normativas para os locais avaliados. A estimativa do volume de tráfego calculada para os dois pontos apresentou uma redução de ruído de mais de 10 dB em média, para o dois pontos, caso não houvesse tráfego de veículos pesados. Dessa forma, torna-se necessária a avaliação do ruído ambiental de forma regular para fins de cuidado e planejamento da saúde e bem-estar da população que é atingida de forma indireta pelos malefícios da exposição a níveis de pressão sonora. |
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