Base nacional comum para a formação inicial de professores da educação básica : uma análise geográfica para políticas educacionais no território brasileiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/14421 |
Resumo: | Orientador: Rafael Straforini |
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Base nacional comum para a formação inicial de professores da educação básica : uma análise geográfica para políticas educacionais no território brasileiroCommom national base for initial training of basic education teachers : a geographic analisys for educational policies in the brazilian territoryAvaliação das políticas educacionaisCurrículosDiscursoFormação de professoresEvaluation of educational policiesCurriculum; SpeechTeacher trainingOrientador: Rafael StraforiniTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeociênciasResumo: A presente pesquisa tem como objeto de estudo a política curricular da Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC Formação), elaborada pelo Conselho Nacional de Educação e pelo Ministério da Educação em âmbito nacional. Tal documento mobiliza metas previstas nos últimos planos nacionais para a educação básica, visando atender a adequação de formação mínima para professores e elevar o número de docentes em exercício com graduação. Inserida no contexto da Política Nacional de Formação Docente (PNFP), também se dispõe a criar ações e medidas avaliativas que possibilitem a melhora na qualidade da formação de professores inicial e continuada e condicionando a formação de professores à Base Nacional Curricular Comum. Nesta conjuntura de reformas políticas que se apresentam, para a metodologia, partimos da Teoria do Discurso (LACLAU, 2011; LACLAU & MOUFFE, 2015), da noção de prática espacial de significação (STRAFORINI, 2018) e dos percursos metodológicos do follow the policy (PECK & THEODORE, 2010; 2012) para interpretar e analisar articulação de agentes e instituições nos processos de elaboração da BNC Formação e como se relacionam espacialmente. Através de mapeamentos, trabalhos de campo virtuais em webnários, análises de dados empíricos do Censo do Ensino Superior e de documentos oficiais, concluímos que: a representação social das políticas é uma prática espacial de significação, no qual possibilita o posicionamento discursivo dos sujeitos a partir da espacialidade de seu lugar discursivoAbstract: This research has as object of study the curricular policy of the Common National Base for the Initial Training of Basic Education Teachers (BNC Formação), elaborated by the National Council of Education and by the Ministry of Education at the national level. This document mobilizes goals foreseen in the last national plans for basic education, aiming to meet the adequacy of minimum training for teachers and increase the number of teachers in practice with graduation. Inserted in the context of the National Teacher Training Policy (PNFP), it is also willing to create actions and evaluative measures that make it possible to improve the quality of initial and continued teacher training and condition teacher training to the National Common Curriculum Base. In this context of political reforms that are emerging, we start from the Theory of Discourse (LACLAU, 2011; LACLAU & MOUFFE, 2015), the notion of spatial practice of meaning (STRAFORINI, 2018) and the methodological paths of follow the policy (PECK & THEODORE , 2010; 2012) to interpret and analyze the articulation of agents and institutions in the elaboration processes of BNC Formation and how they relate spatially. Through mapping, virtual field work in webinars, analysis of empirical data from the Census of Higher Education and official documents, we concluded that: the social representation of policies is a spatial practice of meaning, in which it enables the discursive positioning of subjects from of the spatiality of its discursive placeDoutoradoAnálise Ambiental e Dinâmica TerritorialDoutora em GeografiaCAPES88882.180280/2018-01[s.n.]Straforini, Rafael, 1973-Krawczyk, Nora RutSantos, Enio José Serra dosAyoub, ElianaSouza, Vanilton Camilo deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFreitas, Anniele Sarah Ferreira de, 1988-20232023-07-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (231 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/14421FREITAS, Anniele Sarah Ferreira de. Base nacional comum para a formação inicial de professores da educação básica: uma análise geográfica para políticas educacionais no território brasileiro. 2023. 1 recurso online (231 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14421. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1371726porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-18T10:32:54Zoai::1371726Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-12-18T10:32:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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