Administração gerencial ou gestão administrativa? : foco no planejamento educacional
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604109 |
Resumo: | Orientador: Zacarias Pereira Borges |
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Administração gerencial ou gestão administrativa? : foco no planejamento educacionalManagement administration or administrative management? : focus the educational planningPolítica e educaçãoPlanejamento educacionalGestão educacionalAdministraçãoPolitics and educationEducational planningEducational managementAdministrationOrientador: Zacarias Pereira BorgesTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O planejamento, nesta pesquisa, é entendido como um dos elementos da administração que traz a relevo sua intenção política, sendo, portanto, uma ferramenta de ação política, que pode revelar ou ocultar lógicas na manifestação educacional. Apresenta-se o movimento histórico da Teoria Geral da Administração, identificando as influências para a administração educacional e os reflexos para o planejamento. O uso dessa ferramenta, bem como o seu não-uso, não prescinde da análise do caráter ideológico que comporta, com aparência de assepsia científica, pois a neutralidade não cabe no âmbito educacional. Reduzir os relevantes problemas de um sistema educacional a uma problemática técnicaquanto ao planificar deixa à mostra a desconsideração dos conflitos de interesses que permeiam tal sistema. O contraponto extremista a esta situação pode desoficializar o uso da técnica no campo prático para o alcance dos fins educacionais, diluindo o ordenamento do pensamento de maneira sistemática, para uma ação espontaneísta, que não admite, em nossos dias, nem em passados próximos, o caráter não sistemático, portanto, desprofissionalizado, em sistemas educacionais. Entende-se que o papel do planejamento na escola não se dissocia do papel do Estado planejador, o que gerou a necessidade de conhecer o movimento da macroestrutura, para entender as relações de determinação no interior da escola. A opção metodológica para este estudo pautou-se na pesquisa qualitativa, adequada para o campo de políticas educacionais, campo subjetivo das Ciências Humanas, em que não cabe análise do que o homem é na sua natureza, senão uma análise daquilo que indivíduos ou grupos representam para si, no uso de palavras e na manifestação de suas intenções, atribuindo, em discursos reais, significados específicos. Nessa configuração, o planejamento educacional em unidades escolares do Sistema Estadual de São Paulo ¿ recurso da experiência humana ¿ é analisado como reflexo de determinações políticas, econômicas e históricas que passam do papel do Estado ao papel da escola. Analisaram-se documentos veiculados pelo e no Sistema Estadual de Ensino, a fim de identificar a concepção administrativa presente e as orientações sobre o planejamento em unidades escolares. Desenvolveu-se a pesquisa de campo mediante amostragem intencional representativa, a partir de questionários aplicados a gestores educacionais. Sem a pretensão de esgotar as possibilidades de análise, buscou-se identificar os caminhos escolhidos pelo Sistema de Ensino a partir da década de 1990 e seus reflexos em unidades escolares, reconhecendo o uso de conceitos e concepções administrativas, buscando desvelar intencionalidades para uma ação consciente e consistente pelos profissionais da educaçãoAbstract: This study looks at planning as a management element that reveals the political intention of management and that therefore is a tool for political action that may expose or veil the logical thinking in educational manifestations. This study presents the historical path of General Management Theory to identify trends that have influenced educational management and the reflexes thereof on planning. One cannot but review the inherent ideological nature of the act of using or of not using the planning tool because despite its appearance of scientific noninvolvement, there is no room for neutrality in the sphere of education. Reducing relevant problems of the educational system to mere technical planning problems means to overlook the conflicts of interest that plague the system. The other extreme of this situation involves banning the official nature of planning in practice in order to reach educational goals in a process that dilutes systematic thinking in favor of a more spontaneous action that does not and has not admitted the nonsystematic, unprofessional action in educational systems. The role of planning at the school is not dissociated from the role of State planning, and this led to the need of becoming aware of macrostructural developments in order to understand the determination relations inside the school. The choice of a methodology for this study tended to qualitative analysis, which is adequate for the area of educational policies, for the subjective area of Humanities, which does not dwell in the analysis of what the nature of man is, but rather around the question of what individuals or groups represent when they use words and when they manifest their intentions and attribute specific meanings to their actual speech. In this context, educational planning at school units of the Educational System of the State of São Paulo ¿ a human experience resource ¿ is analyzed as a reflex of political, economic, and historical determinations that go from the role of the State onto the role of the school. Analysis was made of the documents that were distributed by, and in. The State System of Education in order to identify the management conception that is present and the planning guidelines for school units. A field survey was made by intentional representative sampling, based on questionnaires applied to school managers. As they did not wish to exhaust all possibilities of analysis, the authors concentrated on identifying the paths trodden by the System of Education starting in the 1990¿s and the reflexes thereof in school units, always acknowledging the use of managerial concepts and conceptions, attempting at unveiling intentions of a conscientious and consistent action on the part of education professionalsDoutoradoPoliticas de Educação e Sistemas EducativosMestre em Educação[s.n.]Borges, Zacarias Pereira, 1944-Silva, Iginia Caetana FinelliSouza Neto, João Clemente deAguilar, Luis EnriqueGanzeli, PedroUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSalerno, Soraia Chafic El Kfouri20062006-05-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf167 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604109SALERNO, Soraia Chafic El Kfouri. Administração gerencial ou gestão administrativa?: foco no planejamento educacional. 2006. 167 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604109. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/391073porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:44:34Zoai::391073Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:44:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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