Escolas democráticas : um olhar construtivista

Bibliographic Details
Main Author: Wrege, Mariana Guimarães, 1981-
Publication Date: 2012
Format: Master thesis
Language: por
Source: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Download full: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617812
Summary: Orientador: Telma Pileggi Vinha
id UNICAMP-30_366c2674345fb8947ee27a95ffdfde0d
oai_identifier_str oai::859171
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Escolas democráticas : um olhar construtivistaDemocratic schools : a constructivist viewDemocracia na educaçãoEscolas livresAutonomia escolarConstrutivismo (Educação)Relações interpessoaisPsicologia educacionalDemocracy in educationFree schoolsSchool autonomyConstructivism (Education)Interpersonal relationshipsEducational PsychologyOrientador: Telma Pileggi VinhaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Divergindo-se das escolas tradicionais ao longo dos últimos cento e cinquenta anos, a literatura nos aponta outras propostas educacionais que buscam romper com esse paradigma tradicional de educação. Atualmente, um desses movimentos é denominado de "educação democrática". Mesmo que existam diferenças, tais escolas possuem três características comuns: a gestão participativa pelos estudantes e educadores; relações não hierárquicas; e a organização pedagógica com centro de estudos, sem currículos compulsórios, em que os alunos definem suas trajetórias de aprendizagem. Foi somente a partir de 1996, com a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação no Brasil que foi possível este novo modelo de escola, já que permitiu maior autonomia das instituições educativas com relação ao currículo. No entanto, as escolas democráticas no país (educação formal) são poucas e recentes. Não obstante a importância de tais experiências, ainda são escassos os estudos científicos que as abordem. Tratando-se de um estudo descritivo exploratório, esta pesquisa objetivou caracterizar o ambiente sociomoral e o trabalho com o conhecimento em uma escola que busca implementar uma proposta de educação democrática e que faça parte da Rede Internacional de Educação Democrática (IDEN), assim como investigar as dificuldades que encontra nesta implementação. Os participantes foram os alunos do 4º e do 5º anos do Ensino Fundamental, seus professores e a equipe de especialistas. Os procedimentos empregados na coleta de dados foram: sessões de observação sistemáticas, entrevistas individuais e o recolhimento de documentos tais como: registro das ocorrências, agendas, atividades pedagógicas realizadas pelos alunos, planejamento dos professores, Projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar, dentre outros. A análise dos dados foi qualitativa e pautada no construtivismo piagetiano. Os resultados mostraram que o ambiente sociomoral é mais cooperativo e harmonioso, a interação social é continuamente valorizada e os alunos participam de algumas decisões com relação ao uso dos espaços comuns, aos materiais que podem ou não trazer à escola, dentre outras, nas assembleias da escola. Evidencia-se o diálogo e o vínculo de afeto na relação entre professores e alunos que, contudo, permanecem assimétricas. As relações entre pares são harmoniosas e recíprocas. Os conflitos são, em geral, resolvidos pelos próprios alunos e algumas vezes há intervenção direta dos adultos, que acabam resolvendo tais problemas por eles ou valendo-se de censuras. O trabalho com o conhecimento é mais prazeroso e significativo. As artes articulam-se com projetos realizados ao longo do ano e que culminam em uma peça teatral. São os professores quem decidem sobre o que, quais e como serão realizadas as atividades, havendo pouca participação dos educandos neste processo. Muitas atividades ainda são baseadas na memorização e cópia e há, implicitamente, a obrigatoriedade de realização das propostas pelos alunos. Encontrou-se ainda que tanto os educadores quanto as crianças gostam de estar na escola e a veem como diferente das demais, no sentido de proporcionar atividades mais prazerosas, divertidas, de não haver provas nem lição de casa, além de dar uma certa margem de liberdade para que todos coloquem suas opiniões.Abstract: Diverting from traditional schools over the last hundred and fifty years, the literature points to other educational proposals that seek to break the traditional paradigm of education. Currently, this movement is called "democratic education". Even if there are differences in each experience, these schools have three common characteristics: participatory management by students and educators, non-hierarchical relationships and educational organization as "research centers" in which students define their learning trajectories without having a compulsory curriculum. It was only after 1996, with the new Brazilian Law of Directives and Bases of Education, that it was possible to have this new model of school, as this law allowed greater autonomy of educational institutions in relation to the curriculum. However, democratic schools in Brazil (formal education) are few and recent. Despite the importance of such experiences, there are still scarce scientific studies that addresses them. This is an exploratory descriptive study that aimed to characterize the sociomoral environment and the work with knowledge in a school that seeks to implement a democratic education proposal. The selected school had to take part of the International Democratic Education Network (IDEN). We also aimed to investigate the difficulties they found in this implementation process. The participants were: students in the 4th and the 5th years of elementary school, their teachers and staff experts. The procedures used in data collecting sessions were: systematic observation, individual interviews and gathering of documents, such as: registration of events, calendars, educational activities carried out by students, teacher planning, among others. Data analysis was qualitative and based on Piaget's constructivism. The results showed that the sociomoral atmosphere in the school is more cooperative and harmonious. Social interaction is continuously valued and students participate in some decisions regarding the use of common spaces, materials that may or may not bring to school, among others, in the school meetings. It highlights the dialogue and the bond of affection in the relationships between teachers and students, however, it remains asymmetrical. Peers relationships are harmonious and reciprocal. Conflicts are usually resolved by the students and sometimes there are direct interventions from adults, who end up solving such problems for the children. The work with knowledge is more pleasurable and meaningful. The arts are linked to projects carried out throughout the year and that culminate in a play. The teachers decide what, where and how the activities will be carried out, with little participation of students in this process. Many activities are still based on memorization and copying, and there is, implicitly, the obligation to carry out the proposals by the students. It was also found that both, educators and children, enjoy being at school and see it as different from the others, providing pleasurable activities, no tests or homework, and that it gives a certain margin of freedom for everybody.MestradoPsicologia EducacionalMestre em Educação[s.n.]Vinha, Telma Pileggi, 1968-Assis, Orly Zucatto Mantovani deSinger, HelenaTognetta, Luciene Regina PaulinoAragão, Ana Maria Falcão deUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASWrege, Mariana Guimarães, 1981-2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf418 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617812WREGE, Mariana Guimarães. Escolas democráticas: um olhar construtivista. 2012. 418 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617812. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/859171porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:37:57Zoai::859171Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:37:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Escolas democráticas : um olhar construtivista
Democratic schools : a constructivist view
title Escolas democráticas : um olhar construtivista
spellingShingle Escolas democráticas : um olhar construtivista
Wrege, Mariana Guimarães, 1981-
Democracia na educação
Escolas livres
Autonomia escolar
Construtivismo (Educação)
Relações interpessoais
Psicologia educacional
Democracy in education
Free schools
School autonomy
Constructivism (Education)
Interpersonal relationships
Educational Psychology
title_short Escolas democráticas : um olhar construtivista
title_full Escolas democráticas : um olhar construtivista
title_fullStr Escolas democráticas : um olhar construtivista
title_full_unstemmed Escolas democráticas : um olhar construtivista
title_sort Escolas democráticas : um olhar construtivista
author Wrege, Mariana Guimarães, 1981-
author_facet Wrege, Mariana Guimarães, 1981-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vinha, Telma Pileggi, 1968-
Assis, Orly Zucatto Mantovani de
Singer, Helena
Tognetta, Luciene Regina Paulino
Aragão, Ana Maria Falcão de
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Wrege, Mariana Guimarães, 1981-
dc.subject.por.fl_str_mv Democracia na educação
Escolas livres
Autonomia escolar
Construtivismo (Educação)
Relações interpessoais
Psicologia educacional
Democracy in education
Free schools
School autonomy
Constructivism (Education)
Interpersonal relationships
Educational Psychology
topic Democracia na educação
Escolas livres
Autonomia escolar
Construtivismo (Educação)
Relações interpessoais
Psicologia educacional
Democracy in education
Free schools
School autonomy
Constructivism (Education)
Interpersonal relationships
Educational Psychology
description Orientador: Telma Pileggi Vinha
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617812
WREGE, Mariana Guimarães. Escolas democráticas: um olhar construtivista. 2012. 418 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617812. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617812
identifier_str_mv WREGE, Mariana Guimarães. Escolas democráticas: um olhar construtivista. 2012. 418 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617812. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/859171
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
418 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138497138786304