Uma avaliação historico-critica da trajetoria institucional e politica do educador Demerval Saviani na pos-graduação em Educação no Brasil (1970-1996) : a busca coerente da articulação teoria e pratica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Valdirene Pereira, 1977-
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604516
Resumo: Orientador: Cesar Aparecido Nunes
id UNICAMP-30_36ca9e844472a4c4cc1ecb67f8acb8b7
oai_identifier_str oai::397132
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Uma avaliação historico-critica da trajetoria institucional e politica do educador Demerval Saviani na pos-graduação em Educação no Brasil (1970-1996) : a busca coerente da articulação teoria e praticaA historical-critical evaluation of the political and institutional trajectory of the educator Demerval Saviani in the pos-graduation in education in Brazil (1970-1996): the coherent search in the articulation theory and practicEducaçãoPós-graduaçãoPesquisaUniversidades e faculdadesCiência políticaEducationPost-graduationResearchUniversities and collegesPoliticOrientador: Cesar Aparecido NunesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A pesquisa foi desenvolvida no Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação Paidéia, na linha de pesquisa denominada Ética, Política e Educação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que investiga a trajetória institucional e política do educador Dermeval Saviani, considerando sua vida acadêmica com destaque para sua vinculação com a emergência e consolidação da pesquisa e organização da pós-graduação em Educação no Brasil. Sua influência na pós-graduação em educação no Brasil é um dos núcleos da pesquisa, uma vez que o educador esteve presente e ativo na implantação e consolidação desses cursos (Stricto Sensu) no país. Destacamos, ainda, o estudo das principais obras publicadas pelo educador com a finalidade de delinear a fundamentação teórica crítico-dialética, sistematizada por sua atuação e produção. A análise dessas articulações presentes na vida de Dermeval Saviani, a universidade, a pós-graduação em educação, sua produção teórico-crítica e a organização de sociedades e associações de ordenamento político resultam num cenário único revelador de um educador crítico, original e presente na educação brasileira, condições possíveis de serem percebidas através das lutas políticas que foram "travadas" durante sua trajetória pessoal, acadêmica e profissional. O balanço crítico e os registros de atuação e produção de Dermeval Saviani comprovam sua inserção e engajamento, seu horizonte teórico esclarecido e problematizador, seu papel de intelectual sensível e produtivo, com atuação orgânica e emancipatória na educação brasileira recente. A compreensão dessa atuação na formação de pesquisadores e o compromisso com a educação e universidade pública são realçados pela investigaçãoAbstract: This research was developed in the Group of Studies and Researches in Philosophy and Paideia Education, in the research line named Ethics, Politics and Education. It is a bibliographic research that investigates the institutional and political path of Dermeval Saviani, considering his academic life with prominence to his vinculation with the emergency and consolidation of the research and organization of the Post Graduation in Education in Brazil. His influence in the Post Graduation in Education in Brazil is one of the nuclei for research, once the educator was present and active in the implantation and consolidation of these Stricto Sensu Courses in the country. We also pointed out the study of the main works published by the educator with the purpose of drafting the theoretical critical-dialectic fundament, systematized by his performance and production. The analysis of these present articulations in Dermeval Savianiâ?¿s life, the university, the Post Graduation in Education, his theoretical-critical production and the organization of society and association of political orderliness result in a telling single scene of a critical and original educator present in the Brazilian Education, possible conditions of being noted through the political struggles that were tied during his personal, academic and professional path. The critical balance and the registers of performance and production of Dermeval Saviani prove his insertion and engagement, clarified and troubled horizon, his intellectual, sensitive and productive role with organic and emancipatory performance in the recent Brazilian education. The comprehension of this performance in the education of researchers and the commitment with education and public universities are prominenced by investigationMestradoHistória, Filosofia e EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Nunes, Cesar Aparecido, 1959-Arantes, Valério JoséPessoa, Mara PeixotoRomão, Lucilia Maria SouzaSanchez Gamboa, Silvio AncisarUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCosta, Valdirene Pereira, 1977-20072007-03-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1604516COSTA, Valdirene Pereira. Uma avaliação historico-critica da trajetoria institucional e politica do educador Demerval Saviani na pos-graduação em Educação no Brasil (1970-1996): a busca coerente da articulação teoria e pratica. 2007. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604516. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/397132porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-24T13:49:25Zoai::397132Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-04-24T13:49:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma avaliação historico-critica da trajetoria institucional e politica do educador Demerval Saviani na pos-graduação em Educação no Brasil (1970-1996) : a busca coerente da articulação teoria e pratica
A historical-critical evaluation of the political and institutional trajectory of the educator Demerval Saviani in the pos-graduation in education in Brazil (1970-1996): the coherent search in the articulation theory and practic
title Uma avaliação historico-critica da trajetoria institucional e politica do educador Demerval Saviani na pos-graduação em Educação no Brasil (1970-1996) : a busca coerente da articulação teoria e pratica
spellingShingle Uma avaliação historico-critica da trajetoria institucional e politica do educador Demerval Saviani na pos-graduação em Educação no Brasil (1970-1996) : a busca coerente da articulação teoria e pratica
Costa, Valdirene Pereira, 1977-
Educação
Pós-graduação
Pesquisa
Universidades e faculdades
Ciência política
Education
Post-graduation
Research
Universities and colleges
Politic
title_short Uma avaliação historico-critica da trajetoria institucional e politica do educador Demerval Saviani na pos-graduação em Educação no Brasil (1970-1996) : a busca coerente da articulação teoria e pratica
title_full Uma avaliação historico-critica da trajetoria institucional e politica do educador Demerval Saviani na pos-graduação em Educação no Brasil (1970-1996) : a busca coerente da articulação teoria e pratica
title_fullStr Uma avaliação historico-critica da trajetoria institucional e politica do educador Demerval Saviani na pos-graduação em Educação no Brasil (1970-1996) : a busca coerente da articulação teoria e pratica
title_full_unstemmed Uma avaliação historico-critica da trajetoria institucional e politica do educador Demerval Saviani na pos-graduação em Educação no Brasil (1970-1996) : a busca coerente da articulação teoria e pratica
title_sort Uma avaliação historico-critica da trajetoria institucional e politica do educador Demerval Saviani na pos-graduação em Educação no Brasil (1970-1996) : a busca coerente da articulação teoria e pratica
author Costa, Valdirene Pereira, 1977-
author_facet Costa, Valdirene Pereira, 1977-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nunes, Cesar Aparecido, 1959-
Arantes, Valério José
Pessoa, Mara Peixoto
Romão, Lucilia Maria Souza
Sanchez Gamboa, Silvio Ancisar
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Valdirene Pereira, 1977-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Pós-graduação
Pesquisa
Universidades e faculdades
Ciência política
Education
Post-graduation
Research
Universities and colleges
Politic
topic Educação
Pós-graduação
Pesquisa
Universidades e faculdades
Ciência política
Education
Post-graduation
Research
Universities and colleges
Politic
description Orientador: Cesar Aparecido Nunes
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-03-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604516
COSTA, Valdirene Pereira. Uma avaliação historico-critica da trajetoria institucional e politica do educador Demerval Saviani na pos-graduação em Educação no Brasil (1970-1996): a busca coerente da articulação teoria e pratica. 2007. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604516. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604516
identifier_str_mv COSTA, Valdirene Pereira. Uma avaliação historico-critica da trajetoria institucional e politica do educador Demerval Saviani na pos-graduação em Educação no Brasil (1970-1996): a busca coerente da articulação teoria e pratica. 2007. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604516. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/397132
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188961739866112