Movimento "todos pela educação" : um projeto de nação para a educação brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Erika Moreira, 1979-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621434
Resumo: Orientador: Nora Rut Krawczyk
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spelling Movimento "todos pela educação" : um projeto de nação para a educação brasileira"Todos pela educação" movement : a national project for brazilian educationPolítica e educação - BrasilReforma do ensino - BrasilEmpresáriosPolitics and education - BrazilEducation reform - BrazilEntrepreneursOrientador: Nora Rut KrawczykDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A pesquisa procurou, através da análise do Movimento "Todos Pela Educação" - TPE, apresentar elementos para a compreensão do processo de construção de um projeto hegemônico para a nação brasileira, em que a educação pública ocupa um papel estratégico. Em tal processo, privilegiamos a análise do lugar do empresariado no âmbito da formulação de políticas e da mobilização social. Buscamos compreender em que medida a atuação do TPE expressa uma nova configuração da esfera pública. Para tanto, analisamos seu significado como uma nova força que, ao inserir-se na arena de disputas políticas que conformam o atual cenário brasileiro, conjuga as demandas e propostas para educação provenientes do governo, iniciativa privada e outros setores da sociedade. Além disso, no decorrer da pesquisa, percebeu-se que o TPE conta com um maciço poder de comunicação, com um respaldo técnico que sustenta suas afirmações e propostas e com um alto grau de articulação com o Estado, representado em seus três poderes. Finalmente, a forma como o TPE foi estruturado - a partir de um pacto entre iniciativa privada, terceiro setor e governos - contribui para a ocultação dos conflitos entre classes e frações de classe, tornando mais complexa a compreensão da realidade, sobretudo no que se refere aos tênues limites entre o público e o privado - de modo a tornar também menos nítida a distinção entre os direitos sociais e os direitos individuais. As propostas desse grupo contribuem para sustentar a possibilidade de aliar práticas de mercado à justiça social, integrando e promovendo pactos por supostos interesses em comum entre as classes sociais.Abstract: Through analyzing the "All for Education" Movement (TPE), this research presents the elements necessary to understanding the process of building a hegemonic project for the Brazilian nation in which public education occupies a strategic role. The analysis focuses on the business class's role in policy formulation and social mobilization. We examine the extent to which the actions and policies of the TPE create a new configuration of the public sphere. To this end, we analyze the TPE's significance as a new social force that combines public, private and popular demands and proposals for education as a means to become a central player in political disputes currently shaping Brazil. In the course of the research, we observed the TPE relying on powerful communication backed by solid technical support to advance its positions and proposals with a high degree of articulation within all three branches of the state's power. Finally, the form in which the TPE was structured - a pact between entrepreneurs, the service sector and the government - contributes to the blurring of class conflict and class divisions, making the understanding of reality more complex, especially regarding the tenuous line between the public and the private, and making the distinction between social rights and individual rights less clear. This group's proposals contribute to maintaining the possibility of aligning market practices with social justice as a means to integrate and promote agreements for supposed common interests between different social classes.MestradoCiências Sociais na EducaçãoMestra em Educação[s.n.]Krawczyk, Nora Rut, 1958-Leher, RobertoFreitas, Luiz Carlos deRodriguez, VicenteAraújo, Gilda Cardoso deUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMartins, Erika Moreira, 1979-2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf184 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621434MARTINS, Erika Moreira. Movimento "todos pela educação": um projeto de nação para a educação brasileira. 2013. 184 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621434. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/915751porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:09:12Zoai::915751Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:09:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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