Empresariamento da educação básica na América Latina : redes empresariais prol educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Erika Moreira, 1979-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637606
Resumo: Orientador: Nora Rut Krawczyk
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spelling Empresariamento da educação básica na América Latina : redes empresariais prol educaçãoEntrepreneurship of basic education in Latin America : business networks for educationEmpresáriosEducação - América LatinaReforma educativaAnálise de redesEntrepreneursEducationEducation - Latin AmericaEducational reformNetwork AnalysisOrientador: Nora Rut KrawczykDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O objetivo da pesquisa é investigar a mobilização - o conjunto de propostas, iniciativas, e ações - de grupos empresariais prol educação na América Latina, a partir do estudo da REDUCA (Rede Latinoamericana de Organizações da Sociedade Civil para a Educação). A REDUCA representa o fortalecimento de uma ação organizada empresarial que conecta diversas associações do espectro da nova direita aos interesses de governos de turno. Orquestrada por organizações internacionais que expressam o padrão de dominação imperialista na América Latina, a REDUCA, se estrutura em torno de um processo de reinvenção do capital com vistas a salvaguardar interesses mercantis. Por isso, sustentamos que o fundamento desta ação empresarial está na 'estratégia de acumulação¿, que se estende a questões políticas e ideológicas, nas quais a educação representa uma dimensão decisiva. Articulando processos globais, trajetórias nacionais e dinâmicas regionais, metodologicamente, utilizamos a abordagem relacional, na qual a ação coletiva empresarial seria o resultado das relações de forças existentes, destacando a dimensão conflitiva e histórica. Uma vez que a REDUCA se constitui como uma 'rede de redes' promovendo a 'governança em rede', ao interior da Análise de Redes Sociais mobilizamos os conceitos de 'redes de políticas', bem como instrumentos como a etnografia de redes. Como resultados, temos que a reorganização empresarial, no espaço de incidência na política educativa, deve ser entendida como parte de um projeto hegemônico que afirma seu interesse geral na acumulação, mas que, igualmente, alavanca os interesses particulares das forças subordinadas. Com efeito, o surgimento da REDUCA, pode ser assimilado como parte da resposta que atende tanto aos anseios empresariais, quanto aos interesses do imperialismo estadunidense diante dos novos contornos geopolíticos. O fortalecimento e aprofundamento dos vínculos entre empresariado e educação tem alcançado um nível inédito na história latinoamericana: situação que impôs aos empresários o refinamento da matriz discursiva sobre a participação da 'sociedade civil' e 'direito à educação de qualidade'. Para as frações burguesas latinoamericanas esta seria uma tentativa de realinhar forças sociais em torno a estratégias de acumulação e projetos estatais, dinamizando a acumulação do capital em escala nacional ou internacional. Por sua vez, o imperialismo, mantém sua dominação e dependência da região, garantindo uma penetração realizada por eficientes 'organizações' conectadas em redes. As relações de dependência continuam vigentes, mas agora, são revigoradas e dinamizadasAbstract: The purpose of this research is to investigate the mobilization - the set of proposals, initiatives, and actions - of business groups for education in Latin America, based on the study of REDUCA (Latin American Network of Civil Society Organizations for Education). REDUCA represents the strengthening of an organized corporate action that connects various associations to the interests of governments. Orchestrated by international organizations expressing the pattern of imperialist domination in Latin America, REDUCA is structured around a process of reinventing capital with a view to safeguarding commercial interests. Therefore, we maintain that the foundation of this corporate action lies in the 'accumulation strategy', which extends to political and ideological issues, in which education represents a decisive dimension. Articulating global processes, national trajectories and regional dynamics, methodologically, we use the relational approach, in which corporate collective action would be the result of existing relations of forces, highlighting the conflictive and historical dimension. Since REDUCA is constituted as a 'network of networks' 'promoting 'network governance', within Social Network Analysis we mobilize the concepts of 'policy networks' as well as tools such as network ethnography. As a result, we have that, corporate reorganization, within the space of incidence in educational policy, must be understood as part of a hegemonic project that affirms its general interest in accumulation but also leverages the particular interests of subordinate forces. Indeed, the emergence of REDUCA can be assimilated as part of the response that responds to both corporate aspirations and the interests of US imperialism in the face of new geopolitical contours. The strengthening and deepening of the links between business and education has reached an unprecedented level in Latin American history: a situation that has forced entrepreneurs to refine the discursive matrix on the participation of 'civil society' and the 'right to quality education'. For the Latin American bourgeois fractions this would be an attempt to realign social forces around accumulation strategies and state projects, boosting the accumulation of capital on a national or international scale. In turn, imperialism maintains its domination and dependence on the region, ensuring penetration by efficient 'networked' organizations. Dependency relationships are still in place, but now they are reinvigorated and energizedDoutoradoEducaçãoDoutora em EducaçãoCAPES001FAPESP2014/09396-7[s.n.]Krawczyk, Nora Rut, 1958-Shiroma, Eneida OtoCoggiola, Osvaldo Luís AngelVenco, Selma BorghiMazza, DéboraUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMartins, Erika Moreira, 1979-20192019-09-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (253 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637606MARTINS, Erika Moreira. Empresariamento da educação básica na América Latina: redes empresariais prol educação. 2019. 1 recurso online (253 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637606. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1095340Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-26T16:51:42Zoai::1095340Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-11-26T16:51:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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