Práticas escolares de física moderna e contemporânea no ensino médio : um estudo de dissertações e teses brasileiras (1972-2015)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Carla Nayelli Terra, 1991-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636160
Resumo: Orientador: Jorge Megid Neto
id UNICAMP-30_374ac146c51e7526ff970363a78b5e3e
oai_identifier_str oai::1088404
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Práticas escolares de física moderna e contemporânea no ensino médio : um estudo de dissertações e teses brasileiras (1972-2015)School practices of modern and contemporary physics in high school : a study of brazilian theses and dissertations (1972-2015)Ensino médio - CurrículosFísica modernaFísica - Estudo e ensinoEstado da arteEnsino médioHigh school - CurriculumModern physicsPhysics - Study and teachingState of the artHigh schoolOrientador: Jorge Megid NetoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: A Física Moderna e Contemporânea (FMC) está presente em nosso dia a dia através de aparatos tecnológicos, notícias de jornais, exames médicos, localização por satélite, internet e tantos outros meios e recursos tecnológicos, sendo, portanto, uma temática de contato direto em nosso cotidiano e imprescindível na educação escolar básica, em especial no ensino de Física. Os documentos curriculares, literatura acadêmica e políticas públicas educacionais vêm contribuindo para que esta inserção aconteça através de orientações e defesas em prol a temática, bem como a inclusão de tópicos modernos de ciência em materiais didáticos. Deste modo, esta pesquisa visa identificar e analisar as dissertações e teses defendidas no período de 1972 a 2015 e que trataram de práticas pedagógicas sobre ensino de FMC no Ensino Médio (EM). O trabalho busca ressaltar as inovações e práticas pedagógicas desenvolvidas nas pesquisas acadêmicas selecionadas e os avanços e obstáculos enfrentados ao se abordar FMC no EM, tendo o seguinte problema de pesquisa: quais as características e tendências teórico-pedagógicas das práticas de Física Moderna e Contemporânea propostas em dissertações e teses voltadas para o ensino de Física no nível médio? Caracteriza-se como uma pesquisa de estado da arte sobre a produção acadêmica brasileira relativa ao tema proposto. Localizamos 262 pesquisas a partir do Banco de Teses do Centro de Documentação em Ensino de Ciências da Faculdade de Educação da Unicamp que abordavam a temática FMC; dessas selecionamos 87 trabalhos que tratavam especificamente da implementação de práticas pedagógicas no EM. A partir da leitura dos resumos das 262 dissertações e teses, e da leitura dos textos integrais das 87 pesquisas sobre práticas pedagógicas, classificamos e analisamos os documentos segundo os seguintes descritores: Base Institucional e Temática (Autor, Orientador, Ano de Defesa, Instituição, Nível Acadêmico de Pós-Graduação, Foco Temático); Práticas Pedagógicas (Série Escolar, Temas de FMC, Conteúdos de FMC, Métodos e Estratégias de Ensino, Recursos e Materiais Didáticos, Referencial Teórico, Modelo Pedagógico). Dentre as 87 pesquisas, identificamos que a maioria implementou práticas na 3ª série do EM, tendo por temas mais abordados Física Quântica e Relatividade e, em menor quantidade, Física de Partículas, Física do Estado Sólido e Astrofísica e Cosmologia. Em relação aos métodos e estratégias de ensino, identificamos: utilização de aula expositiva, trabalho em grupo e leitura e discussão de textos com maior frequência, além de uma ampla variedade de outras estratégias (uso de vídeos, simulações e animações; experimentação; observação de imagens; produção de textos e outras mídias; consulta bibliográfica; mapas conceituais; resolução de exercícios etc.). Os Recursos e Materiais Didáticos mais utilizados foram questionários, lista de exercícios, internet/computador, apresentações eletrônicas e textos de divulgação científica, além de outros com menor frequência (livros didáticos, paradidáticos e apostilas; material para experimentos; softwares e aplicativos; etc.). Quanto aos modelos pedagógicos que fundamentaram as práticas, predominaram os Modelos Construtivista (60%) e Ciência-Tecnologia-Sociedade (38%), embora tenhamos encontrado práticas condizentes com os modelos Tradicional, Redescoberta e Tecnicista; além disso, muitas pesquisas envolveram dois ou mais modelos pedagógicos nas práticas implementadas. Os resultados obtidos confirmam a possibilidade de inserção da temática de FMC no EM, evidenciando, inclusive, a variedade de opções teórico-metodológicas para a implementação de práticas sobre a temáticaAbstract: Modern and Contemporary Physics (MCP) is present in our daily lives through technological apparatuses, newspaper reports, medical examinations, satellite, the internet and many other facilities and technological resources, being, therefore a direct contact in our daily life and essential in basic school education, particularly in the physics teaching. The curricular documents, academic literature and educational public policies have contributed to this insertion through orientations and defenses in favor of the subject matter, as well as the inclusion of modern topics of science in teaching materials. Thus, this research aims to identify and analyze the dissertations and theses defended in the period from 1972 to 2015 and that dealt with pedagogical practices about the teaching of MCP in High School (HS). The work seeks to highlight the innovations and pedagogical practices developed in the selected academic researches and the advances and obstacles faced when approaching MCP in HS, having the following research problem: what are the characteristics and theoretical-pedagogical tendencies of Modern and Contemporary Physics practices proposed in dissertations and theses aimed at the Physics Teaching in high school? It is characterized as a state-of-the-art research on the Brazilian academic production related to the proposed theme. 262 researches were located from the Bank of Theses and Dissertations from the Documentation Center in Science Education in the School of Education of The University of Campinas (Unicamp) that approached the MCP theme. 87 works were selected dealing specifically with the implementation of pedagogical practices in HS. From the reading of the abstracts of the 262 dissertations and theses, and from reading the full texts of the 87 researches on pedagogical practices, we classified and analyzed the documents according to the following descriptors: Institutional and Thematic Basis (Author, Advisor, Year of Defense, Institution, Graduate Level, Thematic Focus); Pedagogical practices, (School years, MCP Themes, MCP Content, Pedagogical Methods and Strategies, Teaching Materials, Theoretical Framework, Pedagogical Model). Among the 87 researches, we have identified that most of them have implemented practices in the 3rd year of HS, with topics such as Quantum Physics and Relativity and, to a lesser extent, Particle Physics, Solid State Physics and Astrophysics and Cosmology. In relation to pedagogical methods and strategies, we identified: use of lectures, group work and reading and discussion of texts more frequently, as well as a wide variety of other strategies (use of videos, simulations and animations, experimentation, observation of images, production of texts and other media, bibliographic consultation, conceptual maps, resolution of exercises, etc.) The most used Teaching Materials were questionnaires, list of exercises, internet / computer, electronic presentations and scientific divulgation texts, besides others with less frequency (textbooks, reading books and handouts, material for experiments, software and applications, etc.). As for the pedagogical models that supported the practices, the Constructivist (60%) and Science-Technology-Society (38%) models prevailed, although we found practices consistent with the Traditional, Rediscover and Technician models; In addition, many surveys have involved two or more pedagogical models in the practices. The results confirm the possibility of insertion of MCP in HS, evidencing, also, the variety of theoretical and methodological options for the implementation of practices on the subjectMestradoEnsino de Ciências e MatemáticaMestra em Ensino de Ciências e MatemáticaCAPES[s.n.]Megid Neto, Jorge, 1958-Almeida, Maria José Pereira Monteiro deKawamura, Maria Regina DubeuxUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRodrigues, Carla Nayelli Terra, 1991-20192019-02-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (173 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636160RODRIGUES, Carla Nayelli Terra. Práticas escolares de física moderna e contemporânea no ensino médio: um estudo de dissertações e teses brasileiras (1972-2015). 2019. 1 recurso online (173 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636160. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1088404Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-29T16:14:29Zoai::1088404Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-05-29T16:14:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas escolares de física moderna e contemporânea no ensino médio : um estudo de dissertações e teses brasileiras (1972-2015)
School practices of modern and contemporary physics in high school : a study of brazilian theses and dissertations (1972-2015)
title Práticas escolares de física moderna e contemporânea no ensino médio : um estudo de dissertações e teses brasileiras (1972-2015)
spellingShingle Práticas escolares de física moderna e contemporânea no ensino médio : um estudo de dissertações e teses brasileiras (1972-2015)
Rodrigues, Carla Nayelli Terra, 1991-
Ensino médio - Currículos
Física moderna
Física - Estudo e ensino
Estado da arte
Ensino médio
High school - Curriculum
Modern physics
Physics - Study and teaching
State of the art
High school
title_short Práticas escolares de física moderna e contemporânea no ensino médio : um estudo de dissertações e teses brasileiras (1972-2015)
title_full Práticas escolares de física moderna e contemporânea no ensino médio : um estudo de dissertações e teses brasileiras (1972-2015)
title_fullStr Práticas escolares de física moderna e contemporânea no ensino médio : um estudo de dissertações e teses brasileiras (1972-2015)
title_full_unstemmed Práticas escolares de física moderna e contemporânea no ensino médio : um estudo de dissertações e teses brasileiras (1972-2015)
title_sort Práticas escolares de física moderna e contemporânea no ensino médio : um estudo de dissertações e teses brasileiras (1972-2015)
author Rodrigues, Carla Nayelli Terra, 1991-
author_facet Rodrigues, Carla Nayelli Terra, 1991-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Megid Neto, Jorge, 1958-
Almeida, Maria José Pereira Monteiro de
Kawamura, Maria Regina Dubeux
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Física Gleb Wataghin
Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Carla Nayelli Terra, 1991-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio - Currículos
Física moderna
Física - Estudo e ensino
Estado da arte
Ensino médio
High school - Curriculum
Modern physics
Physics - Study and teaching
State of the art
High school
topic Ensino médio - Currículos
Física moderna
Física - Estudo e ensino
Estado da arte
Ensino médio
High school - Curriculum
Modern physics
Physics - Study and teaching
State of the art
High school
description Orientador: Jorge Megid Neto
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-02-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636160
RODRIGUES, Carla Nayelli Terra. Práticas escolares de física moderna e contemporânea no ensino médio: um estudo de dissertações e teses brasileiras (1972-2015). 2019. 1 recurso online (173 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636160. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636160
identifier_str_mv RODRIGUES, Carla Nayelli Terra. Práticas escolares de física moderna e contemporânea no ensino médio: um estudo de dissertações e teses brasileiras (1972-2015). 2019. 1 recurso online (173 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636160. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1088404
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (173 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138536929099776