Mediação da professora generalista no trabalho corporal na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guirra, Frederico Jorge Saad, 1971-
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609460
Resumo: Orientador: Elaine Prodocimo
id UNICAMP-30_38090ae7e60004c32244c73b46843b04
oai_identifier_str oai::444044
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Mediação da professora generalista no trabalho corporal na educação infantilMediation of the generalist teacher in the body work in the body work in the childhood educationEducação de criançasMediaçãoProfessoresCorpoChildhoodMediation.TeachersBody workOrientador: Elaine ProdocimoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade Educação Educação FisicaResumo: A educação infantil é uma etapa da vida da criança na qual são construídos e internalizados conceitos, e essa construção recebe forte influência do contexto em que a criança está inserida. Dentro da escola, todo o contexto que a cerca exerce um importante papel mediador, e o professor ocupa papel fundamental nesse processo de aprendizagem e de possibilidade de novas descobertas, principalmente pela utilização do trabalho corporal, uma das muitas linguagens por meio da qual são experimentadas e internalizadas tais descobertas. Nessa linha de raciocínio, o presente trabalho se propôs a observar a atuação de oito professoras generalistas, de duas escolas municipais da cidade de Barra do Garças-MT, responsáveis pela realização do trabalho corporal com crianças de quatro e cinco anos, analisar quais conhecimentos de que elas dispõem para tal tarefa, e se elas conseguem pensar a diversidade da cultura corporal, respeitando-a e incluindo-a nesses momentos. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa descritiva, tendo como instrumentos de coleta de dados a observação das aulas das professoras, seguidas de entrevistas gravadas e de encontros informais com as professoras e diretoras. Os dados obtidos foram expressos em forma de quadros, analisados, confrontando a observação das aulas, as respostas dadas nas entrevistas e a bibliografia utilizada no trabalho. O estudo permitiu perceber que as professoras não dispõem de elementos e conhecimentos suficientes para realizar o trabalho corporal com as crianças na educação infantil, fato abordado pelas próprias professoras. Outro fator importante para o trabalho foi o de as professoras não conseguirem utilizar a diversidade cultural e incluí-la em suas aulas. O fato de algumas professoras sentirem a necessidade de um professor da área da educação física, para trabalhar com as crianças, nos levou a concluir que uma parceria entre esses dois profissionais, de maneira que o especialista trabalhasse como um assessor, auxiliando a generalista na montagem e preparação das atividades, seria pertinente para contextualizar os momentos de sala de aula e os momentos do trabalho corporal, de forma que não houvesse uma separação entre o que acontece na sala e o que acontece fora dela.Abstract: The early childhood education is a life stage in which the child is constructed and internalized concepts, and that construction receives strong influence on the context in which the child is inserted. Inside the school, the whole context that the fence has an important mediating role, and the teacher plays key role in this process of learning and possibility of new discoveries, especially the use of the body work, one of many languages through which they are tried and internalized such findings. In this line of reasoning, this work is proposed to observe the general performance of eight teachers, two municipal schools of the city of Barra do Garças-MT, responsible for conducting body of work with children of four and five years, analyze the knowledge of they have for this task, and whether they can think the diversity of culture body, respecting it and including it in these moments. The methodology was a descriptive qualitative research, and as tools for collecting data to observe the lessons of the teachers, followed by recorded interviews and informal meetings with teachers and principals. Data were expressed in the form of tables, analyzed, confronting the observation of lessons, the answers given in the interviews and literature used in the work. The study allowed to realize that the teachers do not have sufficient evidence and knowledge to perform the body work with children in early childhood education, a fact addressed by their teachers. Another important factor for the study was to the teachers are unable to use the cultural diversity and include it in their classes. The fact that some teachers feel the need for a teacher of physical education area for working with children, led us to conclude that a partnership between these two professionals, so that the specialist working as a consultant, assisting in the general assembly and preparation of activities, would be relevant to contextualize the moments of the classroom and the moments of the body work, so there was a separation between what happens in the classroom and what happens outside.MestradoEducação Física e SociedadeMestre em Educação Física[s.n.]Prodócimo, Elaine, 1967-Arioub, ElianaAmaral, Silvia Cristina FrancoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGuirra, Frederico Jorge Saad, 1971-2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf151 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609460GUIRRA, Frederico Jorge Saad. Mediação da professora generalista no trabalho corporal na educação infantil. 2009. 151 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade Educação Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609460. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/444044porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:32:10Zoai::444044Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:32:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mediação da professora generalista no trabalho corporal na educação infantil
Mediation of the generalist teacher in the body work in the body work in the childhood education
title Mediação da professora generalista no trabalho corporal na educação infantil
spellingShingle Mediação da professora generalista no trabalho corporal na educação infantil
Guirra, Frederico Jorge Saad, 1971-
Educação de crianças
Mediação
Professores
Corpo
Childhood
Mediation.
Teachers
Body work
title_short Mediação da professora generalista no trabalho corporal na educação infantil
title_full Mediação da professora generalista no trabalho corporal na educação infantil
title_fullStr Mediação da professora generalista no trabalho corporal na educação infantil
title_full_unstemmed Mediação da professora generalista no trabalho corporal na educação infantil
title_sort Mediação da professora generalista no trabalho corporal na educação infantil
author Guirra, Frederico Jorge Saad, 1971-
author_facet Guirra, Frederico Jorge Saad, 1971-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Prodócimo, Elaine, 1967-
Arioub, Eliana
Amaral, Silvia Cristina Franco
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Guirra, Frederico Jorge Saad, 1971-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de crianças
Mediação
Professores
Corpo
Childhood
Mediation.
Teachers
Body work
topic Educação de crianças
Mediação
Professores
Corpo
Childhood
Mediation.
Teachers
Body work
description Orientador: Elaine Prodocimo
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609460
GUIRRA, Frederico Jorge Saad. Mediação da professora generalista no trabalho corporal na educação infantil. 2009. 151 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade Educação Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609460. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609460
identifier_str_mv GUIRRA, Frederico Jorge Saad. Mediação da professora generalista no trabalho corporal na educação infantil. 2009. 151 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade Educação Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609460. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/444044
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
151 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189007249113088