O sistema participativo da avalização institucional e as contribuições na formação dos estudantes : estudo de caso de uma escola da rede municipal de Campinas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anjos, Marlene Gonzaga dos, 1958-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619942
Resumo: Orientador: Luiz Carlos de Freitas
id UNICAMP-30_384245a06b01635d7cb6d14130eb70b6
oai_identifier_str oai::904963
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O sistema participativo da avalização institucional e as contribuições na formação dos estudantes : estudo de caso de uma escola da rede municipal de CampinasThe system of participatory institutional assessment and contributions to the training of studentsAvaliação institucionalPlanejamento participativoEstudantes - FormaçãoEducaçãoInstitutional assessmentParticipatory planningStudents - TrainingInstructionOrientador: Luiz Carlos de FreitasDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho discute a temática da avaliação institucional, na perspectiva da Avaliação Institucional Participativa e focaliza o sistema participativo da escola. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo descrever as instâncias do sistema participativo da escola e colher elementos para: identificar que demandas se originam nas práticas que compõem o sistema participativo - (CPA, Conselho de Escola e assembleias) e se elas se voltam para a melhoria na relação entre o professor e os estudantes; identificar a relação entre o processo avaliativo e educativo, se tem se constituído enquanto espaço de formação de valores e quais; identificar que aprendizados (outros) os segmentos apontam serem construídos nesse exercício. Esta pesquisa se trata de um estudo de caso e a metodologia conjugou entrevistas, observações e análise documental. As categorias de análise que emergiram a partir das quais se processou a análise demonstraram a importância do sistema avaliativo e participativo da escola para a instrução e formação de valores. Verificou-se ainda que os temas discutidos no sistema avaliativo, em grande parte se articulam e revertem para a aprendizagem dos estudantes.Abstract: This paper discusses the issue of institutional assessment, from the perspective of Participatory Institutional Assessment and focuses on participatory school system. This study aimed to describe the instances of the participatory school system and to collect elements: identify demands that originate in the practices that make up the participatory system (Self-Assessment Commission, School Counseling and Student Assemblies) and if they turn into improvement in the relationship between teacher and students. Identify the relationship between the assessment process and education; if it has constituted itself as an area of formation of values and which ones. Identify learning that (other) segments (students, parents, teachers, managers and employees) indicate to be built in this exercise. This research is a case study and the methodology conjugated interviews, observations and documentary analyzes. The categories of analysis that emerged from which the analysis was processed showed the importance of the participatory evaluation system and school for the education and values formation. It was also found that the topics discussed in the evaluation system, largely articulate and revert to student learning.MestradoEnsino e Práticas CulturaisMestre em Educação[s.n.]Freitas, Luiz Carlos de, 1947-Malavasi, Maria Marcia SigristMendes, Geisa do Socorro Cavalcanti VazUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAnjos, Marlene Gonzaga dos, 1958-2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf286 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619942ANJOS, Marlene Gonzaga dos. O sistema participativo da avalização institucional e as contribuições na formação dos estudantes: estudo de caso de uma escola da rede municipal de Campinas. 2013. 286 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619942. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/904963porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:56:13Zoai::904963Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:56:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O sistema participativo da avalização institucional e as contribuições na formação dos estudantes : estudo de caso de uma escola da rede municipal de Campinas
The system of participatory institutional assessment and contributions to the training of students
title O sistema participativo da avalização institucional e as contribuições na formação dos estudantes : estudo de caso de uma escola da rede municipal de Campinas
spellingShingle O sistema participativo da avalização institucional e as contribuições na formação dos estudantes : estudo de caso de uma escola da rede municipal de Campinas
Anjos, Marlene Gonzaga dos, 1958-
Avaliação institucional
Planejamento participativo
Estudantes - Formação
Educação
Institutional assessment
Participatory planning
Students - Training
Instruction
title_short O sistema participativo da avalização institucional e as contribuições na formação dos estudantes : estudo de caso de uma escola da rede municipal de Campinas
title_full O sistema participativo da avalização institucional e as contribuições na formação dos estudantes : estudo de caso de uma escola da rede municipal de Campinas
title_fullStr O sistema participativo da avalização institucional e as contribuições na formação dos estudantes : estudo de caso de uma escola da rede municipal de Campinas
title_full_unstemmed O sistema participativo da avalização institucional e as contribuições na formação dos estudantes : estudo de caso de uma escola da rede municipal de Campinas
title_sort O sistema participativo da avalização institucional e as contribuições na formação dos estudantes : estudo de caso de uma escola da rede municipal de Campinas
author Anjos, Marlene Gonzaga dos, 1958-
author_facet Anjos, Marlene Gonzaga dos, 1958-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Luiz Carlos de, 1947-
Malavasi, Maria Marcia Sigrist
Mendes, Geisa do Socorro Cavalcanti Vaz
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Anjos, Marlene Gonzaga dos, 1958-
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação institucional
Planejamento participativo
Estudantes - Formação
Educação
Institutional assessment
Participatory planning
Students - Training
Instruction
topic Avaliação institucional
Planejamento participativo
Estudantes - Formação
Educação
Institutional assessment
Participatory planning
Students - Training
Instruction
description Orientador: Luiz Carlos de Freitas
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619942
ANJOS, Marlene Gonzaga dos. O sistema participativo da avalização institucional e as contribuições na formação dos estudantes: estudo de caso de uma escola da rede municipal de Campinas. 2013. 286 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619942. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619942
identifier_str_mv ANJOS, Marlene Gonzaga dos. O sistema participativo da avalização institucional e as contribuições na formação dos estudantes: estudo de caso de uma escola da rede municipal de Campinas. 2013. 286 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619942. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/904963
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
286 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189094870220800