Algoritmo de distribuição e alocação vagões em tempo real
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614073 |
Resumo: | Orientadores: Fernando Antônio Campos Gomide, Rodrigo Almeida Gonçalves |
id |
UNICAMP-30_3917a2535c8818e049db90ed234b99f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::783122 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Algoritmo de distribuição e alocação vagões em tempo realReal time rail freight cars assignment algorithmVagões (Ferrovias)Transportes - PlanejamentoControle em tempo realAlgoritmosCar trucks (Railroads)Transportation - PlanningReal-time controlAlgorithmsOrientadores: Fernando Antônio Campos Gomide, Rodrigo Almeida GonçalvesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de ComputaçãoResumo: O processo de distribuição e alocação de vagões vazios nas companhias ferroviárias é dinâmico e envolve mecanismos complexos de planejamento. Formalmente, a distribuição de vagões vazios pode ser formulado como um problema de alocação de recursos cuja solução é uma atribuição vagão-demanda. Do mesmo modo, o processo de alocação de vagões também pode ser formulado como um problema de atribuição vagão-trem. Neste caso, o processo de alocação de vagões se inicia depois que as atribuições vagão-demanda são geradas. O algoritmo de alocação atribui vagões aos trens da programação de trens para que sejam transportados até as demandas a que foram atribuídos. A decisão de distribuição e alocação exige do tomador de decisão uma resposta rápida, visto que, os resultados devem ser rapidamente passados para os pátios, para que as manobras de anexação e desanexação sejam executadas antes da chegada dos trens. Este trabalho propõe um algoritmo para resolver o problema de decisão no planejamento de distribuição e alocação de vagões em tempo real. O algoritmo baseia-se em um modelo de fluxo em redes que considera a grade de trens, as rotas e capacidades dos trens e a operação ferroviária. Neste trabalho também foi construído um algoritmo de distribuição nebuloso para considerar informações estratégicas como: confiabilidade dos clientes, previsibilidade no horizonte de tempo e a incerteza na quantidade de vagões pedida pela demanda. Os modelos clássicos existentes na literatura não tem considerado informações estratégicas na distribuição e alocação de vagões apesar destas informações, sempre serem consideradas quando a distribuição é realizada pelos distribuidores. Resultados experimentais mostram que o algoritmo proposto fornece soluções de distribuição e alocação realistas e eficientes, sob o ponto de vista da qualidade da solução e desempenho computacional.Abstract: The empty car distribution and allocation process of railroads is dynamic and involves complex planning mechanisms. Formally, the empty car distribution problem can be formulated as a resources assignment problem, whose solution is car-demand assignment. Similarly, the empty car assignment problem can also be formulated as car-train assignment problem. In this case, the car assignment process starts after the car-demand attributions are created. The car assignment algorithm assigns cars to trains, in order to move the cars to its final demands. The empty car distribution and assignment problem requires from the decision maker a fast response. Since the results should be quickly propagated to the terminals(yards), in order to perform maneuvers, activities (attach and detach) before trains arrivals. This paper proposes an algorithm to solve a decision problem in the real time car distribution and assignment planning. The algorithm is based in a networks flow model that considers the train scheduling, routes and capacity of trains and railroad operations. This work also includes a fuzzy distribution algorithm to consider information strategic as customer reliability, time horizon predictability and uncertainty in the number of cars required by the demand. The classical models in the literature has not considered strategic information in the distribution and assignment planning, but it is always considered when the distribution planning is made by the distributors. Experimental results has shown that the proposed algorithms provides realistic and efficient solutions under quality of solution and computational performance point of view.MestradoEngenharia de ComputaçãoMestre em Engenharia Elétrica[s.n.]Gomide, Fernando Antonio Campos, 1951-Gonçalves, Rodrigo AlmeidaTakahashi, Marcia TomieYamakami, AkeboUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Elétrica e de ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia ElétricaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCosta, Joelma Cristina20102010-12-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf74 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614073COSTA, Joelma Cristina. Algoritmo de distribuição e alocação vagões em tempo real. 2010. 74 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614073. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/783122porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:08:10Zoai::783122Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:08:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Algoritmo de distribuição e alocação vagões em tempo real Real time rail freight cars assignment algorithm |
title |
Algoritmo de distribuição e alocação vagões em tempo real |
spellingShingle |
Algoritmo de distribuição e alocação vagões em tempo real Costa, Joelma Cristina Vagões (Ferrovias) Transportes - Planejamento Controle em tempo real Algoritmos Car trucks (Railroads) Transportation - Planning Real-time control Algorithms |
title_short |
Algoritmo de distribuição e alocação vagões em tempo real |
title_full |
Algoritmo de distribuição e alocação vagões em tempo real |
title_fullStr |
Algoritmo de distribuição e alocação vagões em tempo real |
title_full_unstemmed |
Algoritmo de distribuição e alocação vagões em tempo real |
title_sort |
Algoritmo de distribuição e alocação vagões em tempo real |
author |
Costa, Joelma Cristina |
author_facet |
Costa, Joelma Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gomide, Fernando Antonio Campos, 1951- Gonçalves, Rodrigo Almeida Takahashi, Marcia Tomie Yamakami, Akebo Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Joelma Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Vagões (Ferrovias) Transportes - Planejamento Controle em tempo real Algoritmos Car trucks (Railroads) Transportation - Planning Real-time control Algorithms |
topic |
Vagões (Ferrovias) Transportes - Planejamento Controle em tempo real Algoritmos Car trucks (Railroads) Transportation - Planning Real-time control Algorithms |
description |
Orientadores: Fernando Antônio Campos Gomide, Rodrigo Almeida Gonçalves |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-12-11T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614073 COSTA, Joelma Cristina. Algoritmo de distribuição e alocação vagões em tempo real. 2010. 74 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614073. Acesso em: 15 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614073 |
identifier_str_mv |
COSTA, Joelma Cristina. Algoritmo de distribuição e alocação vagões em tempo real. 2010. 74 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614073. Acesso em: 15 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/783122 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 74 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1799138477747470336 |