Algoritmo de distribuição e alocação vagões em tempo real

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Joelma Cristina
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614073
Resumo: Orientadores: Fernando Antônio Campos Gomide, Rodrigo Almeida Gonçalves
id UNICAMP-30_3917a2535c8818e049db90ed234b99f1
oai_identifier_str oai::783122
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Algoritmo de distribuição e alocação vagões em tempo realReal time rail freight cars assignment algorithmVagões (Ferrovias)Transportes - PlanejamentoControle em tempo realAlgoritmosCar trucks (Railroads)Transportation - PlanningReal-time controlAlgorithmsOrientadores: Fernando Antônio Campos Gomide, Rodrigo Almeida GonçalvesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de ComputaçãoResumo: O processo de distribuição e alocação de vagões vazios nas companhias ferroviárias é dinâmico e envolve mecanismos complexos de planejamento. Formalmente, a distribuição de vagões vazios pode ser formulado como um problema de alocação de recursos cuja solução é uma atribuição vagão-demanda. Do mesmo modo, o processo de alocação de vagões também pode ser formulado como um problema de atribuição vagão-trem. Neste caso, o processo de alocação de vagões se inicia depois que as atribuições vagão-demanda são geradas. O algoritmo de alocação atribui vagões aos trens da programação de trens para que sejam transportados até as demandas a que foram atribuídos. A decisão de distribuição e alocação exige do tomador de decisão uma resposta rápida, visto que, os resultados devem ser rapidamente passados para os pátios, para que as manobras de anexação e desanexação sejam executadas antes da chegada dos trens. Este trabalho propõe um algoritmo para resolver o problema de decisão no planejamento de distribuição e alocação de vagões em tempo real. O algoritmo baseia-se em um modelo de fluxo em redes que considera a grade de trens, as rotas e capacidades dos trens e a operação ferroviária. Neste trabalho também foi construído um algoritmo de distribuição nebuloso para considerar informações estratégicas como: confiabilidade dos clientes, previsibilidade no horizonte de tempo e a incerteza na quantidade de vagões pedida pela demanda. Os modelos clássicos existentes na literatura não tem considerado informações estratégicas na distribuição e alocação de vagões apesar destas informações, sempre serem consideradas quando a distribuição é realizada pelos distribuidores. Resultados experimentais mostram que o algoritmo proposto fornece soluções de distribuição e alocação realistas e eficientes, sob o ponto de vista da qualidade da solução e desempenho computacional.Abstract: The empty car distribution and allocation process of railroads is dynamic and involves complex planning mechanisms. Formally, the empty car distribution problem can be formulated as a resources assignment problem, whose solution is car-demand assignment. Similarly, the empty car assignment problem can also be formulated as car-train assignment problem. In this case, the car assignment process starts after the car-demand attributions are created. The car assignment algorithm assigns cars to trains, in order to move the cars to its final demands. The empty car distribution and assignment problem requires from the decision maker a fast response. Since the results should be quickly propagated to the terminals(yards), in order to perform maneuvers, activities (attach and detach) before trains arrivals. This paper proposes an algorithm to solve a decision problem in the real time car distribution and assignment planning. The algorithm is based in a networks flow model that considers the train scheduling, routes and capacity of trains and railroad operations. This work also includes a fuzzy distribution algorithm to consider information strategic as customer reliability, time horizon predictability and uncertainty in the number of cars required by the demand. The classical models in the literature has not considered strategic information in the distribution and assignment planning, but it is always considered when the distribution planning is made by the distributors. Experimental results has shown that the proposed algorithms provides realistic and efficient solutions under quality of solution and computational performance point of view.MestradoEngenharia de ComputaçãoMestre em Engenharia Elétrica[s.n.]Gomide, Fernando Antonio Campos, 1951-Gonçalves, Rodrigo AlmeidaTakahashi, Marcia TomieYamakami, AkeboUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Elétrica e de ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia ElétricaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCosta, Joelma Cristina20102010-12-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf74 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614073COSTA, Joelma Cristina. Algoritmo de distribuição e alocação vagões em tempo real. 2010. 74 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614073. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/783122porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:08:10Zoai::783122Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:08:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Algoritmo de distribuição e alocação vagões em tempo real
Real time rail freight cars assignment algorithm
title Algoritmo de distribuição e alocação vagões em tempo real
spellingShingle Algoritmo de distribuição e alocação vagões em tempo real
Costa, Joelma Cristina
Vagões (Ferrovias)
Transportes - Planejamento
Controle em tempo real
Algoritmos
Car trucks (Railroads)
Transportation - Planning
Real-time control
Algorithms
title_short Algoritmo de distribuição e alocação vagões em tempo real
title_full Algoritmo de distribuição e alocação vagões em tempo real
title_fullStr Algoritmo de distribuição e alocação vagões em tempo real
title_full_unstemmed Algoritmo de distribuição e alocação vagões em tempo real
title_sort Algoritmo de distribuição e alocação vagões em tempo real
author Costa, Joelma Cristina
author_facet Costa, Joelma Cristina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomide, Fernando Antonio Campos, 1951-
Gonçalves, Rodrigo Almeida
Takahashi, Marcia Tomie
Yamakami, Akebo
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Joelma Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Vagões (Ferrovias)
Transportes - Planejamento
Controle em tempo real
Algoritmos
Car trucks (Railroads)
Transportation - Planning
Real-time control
Algorithms
topic Vagões (Ferrovias)
Transportes - Planejamento
Controle em tempo real
Algoritmos
Car trucks (Railroads)
Transportation - Planning
Real-time control
Algorithms
description Orientadores: Fernando Antônio Campos Gomide, Rodrigo Almeida Gonçalves
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-12-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614073
COSTA, Joelma Cristina. Algoritmo de distribuição e alocação vagões em tempo real. 2010. 74 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614073. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614073
identifier_str_mv COSTA, Joelma Cristina. Algoritmo de distribuição e alocação vagões em tempo real. 2010. 74 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614073. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/783122
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
74 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138477747470336