Teste de degradação em buchas de válvulas AB
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18736 |
Resumo: | A constante evolução das indústrias aliada a necessidade de aumento de produtividade, obriga uma nação que quer se desenvolver a ter uma infraestrutura bem consolidada. A ferrovia é um dos meios mais eficazes e lucrativos para o bom desenvolvimento da economia e comércio mundial, em especial em países de dimensões continentais como o Brasil. Sendo assim, os veículos ferroviários estão ficando mais robustos para poderem suportar toda a demanda do setor. Este trabalho realiza um estudo das válvulas de freio de vagões ferroviários (AB), demonstrando os desgastes de um de seus principais componentes a fim de encontrar o tempo correto de garantia. A proposta do trabalho é utilizar o software Weibull ++ para encontrar o tempo de garantia da válvula e assim as empresas do setor poderão ganhar confiabilidade evitando paradas indesejadas da composição, acidentes ferroviários e produtividade, diminuindo o ciclo de vezes em que o vagão entra em um posto de manutenção. A utilização do módulo de degradação do software Weibull ++ é um meio de realizar testes de vida nos casos em que a falha está associada alguma medida de degradação do produto. Ao final da pesquisa constatou-se através da análise estatística que a bucha apresentou um desgaste maior que o esperado diminuindo assim o tempo de garantia da válvula. |
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2020-11-23T12:03:18Z2020-11-23T12:03:18Z2019-10-04FERREIRA, Felipe Gonçalves. Teste de degradação em buchas de válvulas AB. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização Engenharia da Confiabilidade) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18736A constante evolução das indústrias aliada a necessidade de aumento de produtividade, obriga uma nação que quer se desenvolver a ter uma infraestrutura bem consolidada. A ferrovia é um dos meios mais eficazes e lucrativos para o bom desenvolvimento da economia e comércio mundial, em especial em países de dimensões continentais como o Brasil. Sendo assim, os veículos ferroviários estão ficando mais robustos para poderem suportar toda a demanda do setor. Este trabalho realiza um estudo das válvulas de freio de vagões ferroviários (AB), demonstrando os desgastes de um de seus principais componentes a fim de encontrar o tempo correto de garantia. A proposta do trabalho é utilizar o software Weibull ++ para encontrar o tempo de garantia da válvula e assim as empresas do setor poderão ganhar confiabilidade evitando paradas indesejadas da composição, acidentes ferroviários e produtividade, diminuindo o ciclo de vezes em que o vagão entra em um posto de manutenção. A utilização do módulo de degradação do software Weibull ++ é um meio de realizar testes de vida nos casos em que a falha está associada alguma medida de degradação do produto. Ao final da pesquisa constatou-se através da análise estatística que a bucha apresentou um desgaste maior que o esperado diminuindo assim o tempo de garantia da válvula.The constant evolution of industries combined with the need for increased productivity, forces a nation that wants to develop to have a well-established infrastructure. The railroad is one of the most effective and profitable means for the good development of the world economy and trade, especially in countries of continental dimensions such as Brazil. As a result, rail vehicles are becoming more robust to withstand all the demand in the industry. This work conducts a study of railway wagon brake valves (AB), demonstrating the wear of one of its main components in order to find the correct warranty time. The purpose of the work is to use Weibull ++ software to find the valve warranty time so that companies in the industry can gain reliability by avoiding unwanted breakdowns, rail accidents and productivity by shortening the cycle of times the wagon enters a vehicle. maintenance post. Using the Weibull ++ software degradation module is a means of performing life tests in cases where failure is associated with some measure of product degradation. At the end of the research it was verified through the statistical analysis that the bushing presented a larger than expected wear thus reducing the warranty time of the valve.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaEspecialização em Engenharia da ConfiabilidadeUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOVálvulas de controle pneumáticoConfiabilidade (Engenharia)Ferrovias - AcidentesFerrovias - Vagões de carga - Ciclo de vidaPneumatic control valvesReliability (Engineering)Railroads accidentsRailroads - Freight-cars - Life cyclesTeste de degradação em buchas de válvulas ABTest of degradation in valve bushings abinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaRodrigues, MarceloRigoni, EmersonRodrigues, MarceloParis, Wanderson StaelFerreira, Felipe Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_CEEC_VII_2019_07.pdfapplication/pdf3253992http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/18736/1/CT_CEEC_VII_2019_07.pdf40879709471fcc7b3c5984347763022eMD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/18736/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_CEEC_VII_2019_07.pdf.txtExtracted texttext/plain64313http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/18736/3/CT_CEEC_VII_2019_07.pdf.txt32e21a9c833ec5cb066ad5ab4aea5c02MD53THUMBNAILCT_CEEC_VII_2019_07.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1307http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/18736/4/CT_CEEC_VII_2019_07.pdf.jpg1f283593cde182befb5355e811560b08MD541/187362020-11-23 10:03:19.169oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-23T12:03:19Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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