Influencias das habilidades e das atitudes em relação a matematica e a escolha profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Elizabeth Adorno de
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588524
Resumo: Orientador: Marcia Regina F. de Brito
id UNICAMP-30_392572c14873c696a6eec3f807f082f3
oai_identifier_str oai::186718
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Influencias das habilidades e das atitudes em relação a matematica e a escolha profissionalEducação matemáticaCapacidade matemáticaAtitude (Psicologia)VocaçãoÁlgebraOrientador: Marcia Regina F. de BritoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O objetivo da presente pesquisa foi investigar a existência de relações entre a escolha profissional e as habilidades e atitudes em relação à matemática. Investigou também a forma como alunos, de diferentes níveis de habilidade matemática, das áreas de exatas, biológicas e humanas resolviam problemas algébricos. Os sujeitos foram 145 alunos concluintes do ensino médio, de uma escola pública e uma particular e 233 universitários. Os instrumentos foram: questionário, escala de atitude, teste contendo 10 questões gerais de álgebra e uma série de problemas algébricos. Os resultados apontaram diferenças no desempenho entre as áreas, e a de exatas foi superior às outras. Na escola particular o desempenho foi melhor, porém na pública as atitudes foram mais positivas. A atitude em relação à matemática foi mais positiva para os sujeitos de exatas, nos dois níveis. A maioria da área de humanas, no ensino superior, zerou no teste, demonstrando um desconhecimento total do assunto. Dentre as variáveis analisadas, a autopercepção de desempenho mostrou forte relação com o desempenho e com a atitude em relação à matemática. No processo de solução de problemas, os alunos ?menos capazes? não utilizaram de procedimentos algébricos, recorrendo a estimativas ou simplesmente realizando operações com os números do enunciado. Ocorreram erros devido a dificuldades da própria álgebra, tanto em nível conceituai quanto pelo uso incorreto de propriedades ou operações. Os resultados evidenciam a necessidade de um trabalho escolar que busque tornar o ensino da álgebra mais significativo para todos os indivíduos, independentemente de sua opção profissionalY{??ract: The objective of this research was to investigate the relationship between career choice and abilities and attitudes towards mathematics. It was investigated the way students of different levels of mathematical abilities from the fields of exact sciences, biology and humanities solved algebra problems. The subjects were 145 high school students &am a public and a private school in their senior year, and 233 university students. The instruments used were: a questionnaire, an attitude scale, a test containing 10 general questions on algebra and a series of algebra problems. The results showed differences in the performance of students &om the different areas, and those &om exact sciences had superior performance .The performance in the private school was better; however, in the public school the attitudes were more positive. The attitude towards mathematics was more positive among the subjects from exact sciences, at both levels. Most subjects from humanities, at university, failed the test completely, which showed total lack of knowledge on the subject matter. Among the variables analyzed, the subject?s self-perception of performance showed a strong relationship with the performance and with the attitude towards mathematics. In the process of problem solving, the ?less capable? students did not use algebra procedures, but rather resorted to estimates, or simply carried out operations with the numbers &om the proposal. There were mistakes due to algebra difficulties, at a conceptual level and due to the incorrect use of properties or operations. The results clearly show the need for school work that aims at making the teaching of algebra more significant for all individuals, regardless of their career choiceDoutoradoEducação MatemáticaDoutor em Educação[s.n.]Brito, Marcia Regina Ferreira de, 1950-2018Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAraujo, Elizabeth Adorno de1999info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf232p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588524ARAUJO, Elizabeth Adorno de. Influencias das habilidades e das atitudes em relação a matematica e a escolha profissional. 1999. 232p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588524. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/186718porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T18:17:23Zoai::186718Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T18:17:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Influencias das habilidades e das atitudes em relação a matematica e a escolha profissional
title Influencias das habilidades e das atitudes em relação a matematica e a escolha profissional
spellingShingle Influencias das habilidades e das atitudes em relação a matematica e a escolha profissional
Araujo, Elizabeth Adorno de
Educação matemática
Capacidade matemática
Atitude (Psicologia)
Vocação
Álgebra
title_short Influencias das habilidades e das atitudes em relação a matematica e a escolha profissional
title_full Influencias das habilidades e das atitudes em relação a matematica e a escolha profissional
title_fullStr Influencias das habilidades e das atitudes em relação a matematica e a escolha profissional
title_full_unstemmed Influencias das habilidades e das atitudes em relação a matematica e a escolha profissional
title_sort Influencias das habilidades e das atitudes em relação a matematica e a escolha profissional
author Araujo, Elizabeth Adorno de
author_facet Araujo, Elizabeth Adorno de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brito, Marcia Regina Ferreira de, 1950-2018
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Elizabeth Adorno de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Capacidade matemática
Atitude (Psicologia)
Vocação
Álgebra
topic Educação matemática
Capacidade matemática
Atitude (Psicologia)
Vocação
Álgebra
description Orientador: Marcia Regina F. de Brito
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588524
ARAUJO, Elizabeth Adorno de. Influencias das habilidades e das atitudes em relação a matematica e a escolha profissional. 1999. 232p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588524. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
ARAUJO, Elizabeth Adorno de. Influencias das habilidades e das atitudes em relação a matematica e a escolha profissional. 1999. 232p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588524. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588524
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/186718
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
232p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188833711882240