Corpos despedaçados : choque e espectação nas artes da cena = Shattered bodies: shock and spectatorship in the performing arts

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montagner, Alessandra, 1982-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635391
Resumo: Orientador: Matteo Bonfitto Júnior
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A pesquisa, por sua vez, desenvolveu-se a partir do questionamento do legado estético, ético e político herdado de experiências espectatoriais disruptivas. Nesta empreitada, imagens fotográficas foram criadas como formas de resposta às experiências aqui abordadas, as quais foram sentidas intensa e corporalmente, despedaçando padrões perceptivos e imprimindo rastros opacos e intrigantes de vivido que exigiram elaboração e escavação. Propõem-se neste trabalho a construção de uma anatomia dos sentidos, que disseca certos modos de espectação à medida que afirma o espectador enquanto corpo que se constitui por meio de práticas pessoais da espectação no evento: relações espectatoriais com a cena que priorizam as suas dimensões de afeto em vez de decifração de mensagens e de significados. Percepções do choque na espectação são abordadas enquanto o que categorizo como momentos de desfazimento, de abertura, expressos nas ideias da ruptura e da ferida, ou na simbolização dos orifícios corporais ¿ muitos dos quais são atrelados aos sentidos: como a boca, os olhos, as narinas e ouvidos. Nesta tese, o negativo insurgente em percepções do choque orienta a abordagem dos sentidos pela apresentação do cheiro como asfixia, do paladar enquanto ressaibo, do olhar que não pode tolerar o que vê à medida que a audição não escapa à perfuração do grito, e da sombra da contaminação viabilizada pelas dimensões afetivas do abjeto. Para tanto, neste trabalho sobre os despedaçamentos que constituem o corpo em evento no testemunho da cena, teorias provenientes dos campos dos Estudos da Performance, do Teatro e das Artes Visuais, da Filosofia, da Sociologia, da Psicanálise e dos Estudos Literários são implementadas como instrumentos para a viabilização de possíveis inter-relações entre choque e espectaçãoAbstract: This thesis proposes interrelationships between shock and spectatorship in contemporary performance, which were motivated by reflective, critical and creative analysis of personal spectatorial experiences. The thesis results from a practice-led investigation that was conducted through the lenses of a phenomenological methodology, especially concerning the phenomenology of Maurice Merleau-Ponty and the notion of the lived body. The research, in turn, developed from the inquiry on the aesthetic, ethical and political legacy inherited from disruptive spectatorial experiences. In this undertaking, photographic images were created as forms of response to the experiences approached here, which were felt intensely and corporally, shattering perceptive patterns and imprinting opaque and intriguing remains that demanded elaboration and excavation. It is proposed in this work the construction of an anatomy of the senses, which dissects certain modes of spectatorship as it affirms the spectator as a body that constitutes itself via personal practices of spectating in the event: spectatorial relationships with performance that prioritize its affective dimensions instead of the deciphering of messages and meanings. Perceptions of shock in spectatorship are approached as what I categorise as moments of undoing, of aperture, expressed in the ideas of rupture and the wound, or in the symbolisation of bodily orifices ¿ many of which are linked to the senses: as the mouth, the eyes, the nostrils and ears. In this thesis, the negative insurgent in perceptions of shock orients the approach of the senses through the presentation of smell as asphyxia, taste as a disruptive aftertaste, the sight that cannot tolerate what it sees as hearing does not escape the perforation of the scream, the shadow of contamination enabled by the affective dimensions of the abject. To that end, in this work on the shattering that constitutes the body as event in the witnessing of performance, theories from the fields of Performance Studies, Theatre and Visual Arts, Philosophy, Sociology, Psychoanalysis and Literature Studies are implemented as tools to enable possible interrelationships between shock and spectatorshipDoutoradoTeatro, Dança e PerformanceDoutora em Artes da CenaFAPESP2015/02251-6[s.n.]Bonfitto, Matteo, 1963-Colla, Ana CristinaFuregatti, Sylvia HelenaLopes, Elisabeth SilvaSouza, Aguinaldo Moreira deUniversidade Estadual de Campinas. 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