A prática da deriva como dispositivo de criação para as artes da cena : The practice of drifting as a creative device for the performing arts

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende, Carlos Roberto Cavalcante de, 1979-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632553
Resumo: Orientador: Renato Ferracini
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spelling A prática da deriva como dispositivo de criação para as artes da cena : The practice of drifting as a creative device for the performing artsThe practice of drifting as a creative device for the performing artsIntervenção urbanaArte narrativaPerformance (Arte)Pedagogia do teatroUrban interventionNarrative artPerformance artTheater pedagogyOrientador: Renato FerraciniDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Ele caminha, ele erra: a prática da deriva como dispositivo de criação para as Artes da Cena. Esta pesquisa tem como objeto de estudo a prática da deriva como dispositivo de criação para as Artes da Cena. Trata-se de uma investigação qualitativa com o objetivo de cartografar o uso desta prática de deslocamento pelo espaço urbano inserido no contexto do campo criativo das Artes da Cena. Este objeto de estudo assume dimensão específica em relação ao referencial teórico histórico-cultural, com foco na Teoria da deriva proposta por Guy Debord durante o movimento situacionista a partir da década de 50. Este movimento surge como uma reação crítica a toda lógica de espetacularização da sociedade refletida na arquitetura e no modo operacional da cidade. Originalmente, no Situacionismo, nunca se houve a pretensão da deriva ser vista como uma atividade propriamente artística, mas apenas como técnica urbanista. Paradoxalmente, o estudo desta prática e sua incorporação em processos criativos se tornaram frequentes, e parecem disparar reflexões e outras possibilidades de expressão num campo expandido das Artes. O levantamento bibliográfico a respeito desta prática; a observação das produções artísticas que se utilizam da deriva no campo da pesquisa do Cambar Coletivo, em específico "Cartografia Do Afeto - Manifesto Leonilson" e "Megafônica"; a análise de diários de trabalho do próprio pesquisador são percursos escolhidos aqui para se acompanhar neste caminhar. Sendo assim, cartograficamente, seguindo um Programa de escrita feita em terceira pessoa e no tempo presente, busca-se tatear, reconhecer e problematizar os possíveis desdobramentos dessa prática aos territórios estruturais do campo da Cena, como a noção de dramaturgia, de encenação, de plateia e do próprio fazer do Artista da Cena. Palavras-chave: Deriva; Artes da Cena; Cartografia; Espaço PúblicoAbstract: He walks, he drifts: the practice of drifting as a device of creation for the Performing Arts. This research has as object of study the practice of drifting as a creative device for the performing arts. It proposes a qualitative investigation with the objective of mapping the use of this displacement practice throughout the urban space within the context of the creative field of the performing arts. This object of study undertakes a specific dimension in relation to the historical-cultural theoretical framework, focusing on the Theory of the Drifting proposed by Guy Debord during the Situationist movement in the 1950s. Situationism appears as a critical reaction to the entire logic of spectacularization reflected in architecture as well as to the operational model of the city. Originally, in this movement, it has never been claimed that drift is seen as an artistic activity, but only as an urbanistic technique. Paradoxically, the study of this practice and its inclusion in creative processes have become frequent, and it seems to promote reflection and other possibilities of expression in a broad artistic field. The bibliographic survey about this practice, the observation of the artistic productions that are used of the drift within the field of research of the Cambar Coletivo, in specific "Cartografia do Afeto - Manifesto Leonilson" and "Megafônica", and the analysis of the researcher's own diaries concerning the work are some of the routes chosen during the writing of this essay. Thus, following a program of writing done in the third person and in the present time, this research seeks through cartography/mapping to sense, identify and problematize the possible consequences of this practice inside the structural fields of the Performing Arts, such as notions of dramaturgy, staging, audience, and the Performer¿s own work. Keywords: Drifting; Performing Arts; Cartography; Public placeMestradoTeatro, Dança e PerformanceMestre em Artes da Cena[s.n.]Ferracini, Renato, 1970-André, Carminda MendesColla, Ana CristinaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes da CenaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASResende, Carlos Roberto Cavalcante de, 1979-20172017-07-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (199 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632553RESENDE, Carlos Roberto Cavalcante de. A prática da deriva como dispositivo de criação para as artes da cena: The practice of drifting as a creative device for the performing arts. 2017. 1 recurso online (199 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632553. 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