A construção de narrativa por adolescentes com sindrome de Down : um estudo da dinamica interativa na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Ana Paula de
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583951
Resumo: Orientador: Maria Cecilia Rafael de Goes
id UNICAMP-30_39d8cda132b60dd7253f8ef459291bda
oai_identifier_str oai::110875
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A construção de narrativa por adolescentes com sindrome de Down : um estudo da dinamica interativa na sala de aulaDown, Síndrome deInteração socialEducação especialLinguagemOrientador: Maria Cecilia Rafael de GoesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A Síndrome de Down pode ser caracterizada sob vários aspectos: genéticos, orgânicos, cognitivos, lingüísticos, entre outros. Este estudo interessa-se pelos aspectos de linguagem que se vinculam a essa síndrome, em especial pelas questões referentes à produção narrativa. Para análise desses processos, é tomada como referência a abordagem histórico-cultural, principalmente no que diz respeito à importância do papel da linguagem no funcionamento psicológico e ao caráter dialógico das relações interpessoais. A maioria das pesquisas sobre características de sujeitos com Síndrome de Down tende a descrever suas dificuldades de linguagem, e poucos são os trabalhos que se orientam para suas possibilidades de construção da linguagem. Buscando contribuir para a compreensão de questões relativas ao narrar enquanto processo, o estudo aqui apresentado privilegia a produção de narrativas orais em alunos com Síndrome de Down numa situação dialógica de sala de aula. A análise baseou-se em situações vídeogravadas e foi organizada em torno de três tópicos: a composição do texto narrativo, abrangendo os relatos orientados, partilhados e autônomos; os modos de participação de educadores e pares na construção narrativa pelo aluno; e as negociações dos interlocutores sobre a veracidade dos eventos narrados. Os resultados indicam que adolescentes com Síndrome de Down participam ativamente da construção de narrativas orais, e que o jogo dialógico na sala de aula é a condição que permite a constituição desse processo de linguagem. Com relação a implicações do trabalho pedagógico conclui-se que, assim como discutido por L. S. Vygotsky, a proposta de educação precisa ser pensada considerando-se principalmente as possibilidades e não as limitações dos alunos deficientes. Aos educadores cabe buscar construir o trabalho educativo proporcionando atividades que invistam na superação das conseqüências da deficiência, conhecimentos e de modos de ação dos alunos. Permitindo a elaboração de conhecimentos e de modos de ação dos alunosAbstract: Down Syndrome may be chacacterized in terms of various aspects, related to genetic, organic, cognitive or linguistic factors, among others. This study is concerned with language features usually associated with such syndrome, and focuses on issues concerning narrative production. The analyses of processes in narrative language is referenced in the historical-cultural approach, mainly with respect to the relevance of language in psychological functioning and to the dialogical character of interpersonal relationships. The majority of investigations about characteristics of Down Syndrome subjects tend to describe their language difficulties; few works are oriented to their possibilities of language construction. Seeking to contribute to the understanding of issues related to the narrative language of such individuais, this study priviledges the production of oral narratives by Down Syndrome students in the diological interplay during classroom activities. The analysis was based on video-taped situations and was organized around three topics: the composition of narrative texts, encompassing oriented, shared, and autonomous reports; the modes of participation of educators and peers in the construction of narratives by the student; and the negotiations of interlocutors about the veracity of the events being narrated. The findings indicate that Down Syndrome adolescentes éan actively participate in the construction of oral narratives, and that the dialogical interplay in the classroom allows for the constitution of such language processo As to implications for the pedagogical work, it is suggested that, in accordance with discussions by L. S. Vygotsky, educational planning must be thought, primarily, in relation to the students' possibilities, and not to their limitations. Educators should invest in the overcoming of the consequences of the deficiency, promoting the construction of knowledge and of forms of action ín the studentsMestradoPsicologia EducacionalMestre em Educação[s.n.]Góes, Maria Cecilia Rafael de, 1946-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFreitas, Ana Paula de19961996-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf[85] f.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583951FREITAS, Ana Paula de. A construção de narrativa por adolescentes com sindrome de Down: um estudo da dinamica interativa na sala de aula. 1996. [85] f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583951. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/110875porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:30:15Zoai::110875Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:30:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção de narrativa por adolescentes com sindrome de Down : um estudo da dinamica interativa na sala de aula
title A construção de narrativa por adolescentes com sindrome de Down : um estudo da dinamica interativa na sala de aula
spellingShingle A construção de narrativa por adolescentes com sindrome de Down : um estudo da dinamica interativa na sala de aula
Freitas, Ana Paula de
Down, Síndrome de
Interação social
Educação especial
Linguagem
title_short A construção de narrativa por adolescentes com sindrome de Down : um estudo da dinamica interativa na sala de aula
title_full A construção de narrativa por adolescentes com sindrome de Down : um estudo da dinamica interativa na sala de aula
title_fullStr A construção de narrativa por adolescentes com sindrome de Down : um estudo da dinamica interativa na sala de aula
title_full_unstemmed A construção de narrativa por adolescentes com sindrome de Down : um estudo da dinamica interativa na sala de aula
title_sort A construção de narrativa por adolescentes com sindrome de Down : um estudo da dinamica interativa na sala de aula
author Freitas, Ana Paula de
author_facet Freitas, Ana Paula de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Góes, Maria Cecilia Rafael de, 1946-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Ana Paula de
dc.subject.por.fl_str_mv Down, Síndrome de
Interação social
Educação especial
Linguagem
topic Down, Síndrome de
Interação social
Educação especial
Linguagem
description Orientador: Maria Cecilia Rafael de Goes
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996
1996-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583951
FREITAS, Ana Paula de. A construção de narrativa por adolescentes com sindrome de Down: um estudo da dinamica interativa na sala de aula. 1996. [85] f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583951. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583951
identifier_str_mv FREITAS, Ana Paula de. A construção de narrativa por adolescentes com sindrome de Down: um estudo da dinamica interativa na sala de aula. 1996. [85] f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583951. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/110875
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
[85] f.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188790352216064