A função simbolica como um meio para avaliação e intervenção em atendimentos psicopedagogicos : um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603890 |
Resumo: | Orientador: Orly Zucatto Mantovani de Assis |
id |
UNICAMP-30_3a1fa29527fdac4d1f7a9ffc5f7e0167 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::388719 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A função simbolica como um meio para avaliação e intervenção em atendimentos psicopedagogicos : um estudo de casoThe symbolic function as a way for evaluation and intervention in psychopedagogics attendance: a case studyPiaget, Jean, 1896-1980Desenvolvimento cognitivoCogniçãoAfeto (Psicologia)Symbolic functionCognition developmentAffect (Psychology)CognitionOrientador: Orly Zucatto Mantovani de AssisDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Ao fundamentar-se na teoria de Jean Piaget, este trabalho investiga o uso das condutas de representação da função simbólica, que a criança manifesta no estágio de desenvolvimento pré-operatório, como um meio de avaliação e intervenção em atendimentos psicopedagógicos de crianças. Foi realizado um estudo de caso, entre o período de maio de 2005 e março de 2006, com um participante de cinco anos de idade (GIL), cujos objetivos delineados foram: propiciar a manifestação das condutas de representação da criança; verificar quais condutas de representação são manifestadas pela criança; classificar e analisar as condutas de representação quanto à estrutura e o tipo de representação; realizar a avaliação do desenvolvimento cognitivo e afetivo e realizar intervenções visando favorecer o desencadeamento do processo de equilibração cognitiva e o desenvolvimento afetivo da criança. Quanto aos resultados obtidos, observou-se que o material diversificado, utilizado no ambiente de atendimento, propiciou a manifestação das condutas de representação, as quais ocorreram por meio do jogo simbólico, linguagem e desenho. As representações estruturaram-se por meio de temáticas e uso de materiais que respeitaram certa regularidade, além de se manifestaram por meio de idéias ordenadas e coerentes, que indicam uma organização simbólica. Quanto à avaliação cognitiva, GIL demonstrou possuir as noções de espaço, tempo e causalidade condizentes com o estágio de desenvolvimento em que se encontra. Na avaliação afetiva, verificou-se que os estados afetivos de GIL, quanto aos acontecimentos de sua vida, transpareceram por meio das condutas de representação, ao extravasar seus sentimentos e, ao mesmo tempo, ao demonstrar sua motivação, curiosidade e criatividade. Em relação às intervenções, verificou-se que as mesmas favoreceram o desencadeamento do processo de equilibração cognitiva e o desenvolvimento afetivo de GIL. Isso pode ser observado nos resultados obtidos nas provas piagetianas de diagnóstico do comportamento operatório e em avaliações elaboradas pelos pais e pela escola de GILAbstract: Based on Jean Piaget¿s theory, this work is focused on the use of the representation conducts of the symbolic function, which a child presents in his or her preoperational stage of development, as a means to evaluate and to intervene in infants psycho-pedagogical consulting. A case study with a five years old child (hereby called GIL) was conducted between March 2005 and March 2006. The pursued objectives were: to facilitate the occurrence of the child representation conducts; to verify which representation conducts were presented by him or her; to classify and to analyze the representation conducts regarding to their structure and type of representation; to evaluate the child affective and cognitive development; and to intervene aiming at facilitating the cognitive equilibration process and the affective development arousing. Regarding to the obtained results, it could be noted that the varied material used in the attendance environment allowed the occurrence of the representation conducts, which occurred through symbolic games, language, and drawing. The presented representations were structured through themes and through the use of materials which kept a certain regularity, besides through ordered and coherent ideas, which pointed out a symbolic organization. Regarding to the cognitive evaluation, GIL organized his representations from time, space, and causality notions, presenting results which are consistent with his development stage. Concerning to GIL affective evaluation, the affective states linked to his life events were shown through the representation conducts, when demonstrating his feelings and, at the same time, when presenting motivation, curiosity, and creativity. Concerning to interventions, they facilitated GIL cognitive equilibration process and his affective development. This can be observed in the results obtained in Piagetian operational behavior diagnosis proofs, and in evaluations produced by his parents and school membersMestradoPsicologia, Desenvolvimento Humano e EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Assis, Orly Zucatto Mantovani de, 1939-Brenelli, Rosely PalermoTortella, Jussara Cristina BarbozaArantes, Valério JoséDukjanenko, Maria de Fatima S. P.Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFreitas, Maria Luisa de Lara Uzun de20062006-06-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf237 p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603890FREITAS, Maria Luisa de Lara Uzun de. A função simbolica como um meio para avaliação e intervenção em atendimentos psicopedagogicos: um estudo de caso. 2006. 237 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603890. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/388719porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:43:31Zoai::388719Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:43:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A função simbolica como um meio para avaliação e intervenção em atendimentos psicopedagogicos : um estudo de caso The symbolic function as a way for evaluation and intervention in psychopedagogics attendance: a case study |
title |
A função simbolica como um meio para avaliação e intervenção em atendimentos psicopedagogicos : um estudo de caso |
spellingShingle |
A função simbolica como um meio para avaliação e intervenção em atendimentos psicopedagogicos : um estudo de caso Freitas, Maria Luisa de Lara Uzun de Piaget, Jean, 1896-1980 Desenvolvimento cognitivo Cognição Afeto (Psicologia) Symbolic function Cognition development Affect (Psychology) Cognition |
title_short |
A função simbolica como um meio para avaliação e intervenção em atendimentos psicopedagogicos : um estudo de caso |
title_full |
A função simbolica como um meio para avaliação e intervenção em atendimentos psicopedagogicos : um estudo de caso |
title_fullStr |
A função simbolica como um meio para avaliação e intervenção em atendimentos psicopedagogicos : um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
A função simbolica como um meio para avaliação e intervenção em atendimentos psicopedagogicos : um estudo de caso |
title_sort |
A função simbolica como um meio para avaliação e intervenção em atendimentos psicopedagogicos : um estudo de caso |
author |
Freitas, Maria Luisa de Lara Uzun de |
author_facet |
Freitas, Maria Luisa de Lara Uzun de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Assis, Orly Zucatto Mantovani de, 1939- Brenelli, Rosely Palermo Tortella, Jussara Cristina Barboza Arantes, Valério José Dukjanenko, Maria de Fatima S. P. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Maria Luisa de Lara Uzun de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Piaget, Jean, 1896-1980 Desenvolvimento cognitivo Cognição Afeto (Psicologia) Symbolic function Cognition development Affect (Psychology) Cognition |
topic |
Piaget, Jean, 1896-1980 Desenvolvimento cognitivo Cognição Afeto (Psicologia) Symbolic function Cognition development Affect (Psychology) Cognition |
description |
Orientador: Orly Zucatto Mantovani de Assis |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2006-06-26T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603890 FREITAS, Maria Luisa de Lara Uzun de. A função simbolica como um meio para avaliação e intervenção em atendimentos psicopedagogicos: um estudo de caso. 2006. 237 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603890. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) FREITAS, Maria Luisa de Lara Uzun de. A função simbolica como um meio para avaliação e intervenção em atendimentos psicopedagogicos: um estudo de caso. 2006. 237 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603890. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603890 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/388719 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 237 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188956703555584 |