Publicidade na TV : o fenomeno da longetividade do Garoto Bombril
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589224 |
Resumo: | Orientador: Jose Mario Ortiz Ramos |
id |
UNICAMP-30_3a8500c6e9038c85a09dca8588a03b58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::200376 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Publicidade na TV : o fenomeno da longetividade do Garoto BombrilTelevisão - Aspectos sociaisPublicidade - Aspectos sociaisPropaganda pela televisãoOrientador: Jose Mario Ortiz RamosDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciencias HumanasResumo: Este trabalho analisa um fenômeno da publicidade na televisão brasileira - o caso das campanhas com o personagem Garoto Bombril - buscando compreender as razões de sua longevidade (22 anos). A pesquisa se desenvolve em torno de três linhas: o mapeamento do caso no campo da publicidade (origem do ator, trajetória do anunciante, criação da campanha, desdobramentos ao longo do tempo); o estudo dos filmes comerciais (o formato esquete publicitário, a comicidade como matriz cultural); e o estudo do personagem no imaginário da TV (características e adaptabilidade ao meio). A análise aborda a diluição da fronteira entre publicidade e entretenimento e também a simbiose ator/personagem/marca, fatores apontados como causas da livre penetração desse personagem em instâncias restritas do cotidiano familiar, espaço onde se engendram e se articulam estratégias de ação socialAbstract: This research results from a study of a brasilian advertising phenomenon on television - the campaig with the character Bombril Boy - trying to understand the reasons of its longevity. (22 years). The study xamines the circunstances under wich this campaing was created and developed; the actor's trajectory ; the form of the television spots; the use of the cultural matrix of comicality; the position of the character on TV environemment. This study also examines the dilution of boundary stones between advertising and entertainment, and the fusion actor/character/ trademark, wich are pointed like factors of free penetration in the quotidian space, where the social actions are engendered and articulated.MestradoMestre em Sociologia[s.n.]Ramos, José Mario Ortiz, 1950-2012Ridenti, Marcelo SiqueiraMuller, Regina PoloBorelli, Silvia Helena SimõesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em SociologiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlbuquerque, Maria Elisa Vercesi de20002000-08-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf169p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589224ALBUQUERQUE, Maria Elisa Vercesi de. Publicidade na TV: o fenomeno da longetividade do Garoto Bombril. 2000. 169p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589224. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/200376porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:15:23Zoai::200376Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:15:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Publicidade na TV : o fenomeno da longetividade do Garoto Bombril |
title |
Publicidade na TV : o fenomeno da longetividade do Garoto Bombril |
spellingShingle |
Publicidade na TV : o fenomeno da longetividade do Garoto Bombril Albuquerque, Maria Elisa Vercesi de Televisão - Aspectos sociais Publicidade - Aspectos sociais Propaganda pela televisão |
title_short |
Publicidade na TV : o fenomeno da longetividade do Garoto Bombril |
title_full |
Publicidade na TV : o fenomeno da longetividade do Garoto Bombril |
title_fullStr |
Publicidade na TV : o fenomeno da longetividade do Garoto Bombril |
title_full_unstemmed |
Publicidade na TV : o fenomeno da longetividade do Garoto Bombril |
title_sort |
Publicidade na TV : o fenomeno da longetividade do Garoto Bombril |
author |
Albuquerque, Maria Elisa Vercesi de |
author_facet |
Albuquerque, Maria Elisa Vercesi de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ramos, José Mario Ortiz, 1950-2012 Ridenti, Marcelo Siqueira Muller, Regina Polo Borelli, Silvia Helena Simões Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Sociologia UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albuquerque, Maria Elisa Vercesi de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Televisão - Aspectos sociais Publicidade - Aspectos sociais Propaganda pela televisão |
topic |
Televisão - Aspectos sociais Publicidade - Aspectos sociais Propaganda pela televisão |
description |
Orientador: Jose Mario Ortiz Ramos |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000 2000-08-25T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589224 ALBUQUERQUE, Maria Elisa Vercesi de. Publicidade na TV: o fenomeno da longetividade do Garoto Bombril. 2000. 169p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589224. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) ALBUQUERQUE, Maria Elisa Vercesi de. Publicidade na TV: o fenomeno da longetividade do Garoto Bombril. 2000. 169p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589224. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589224 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/200376 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 169p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188840592637952 |