Publicidade na TV : o fenomeno da longetividade do Garoto Bombril

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Maria Elisa Vercesi de
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589224
Resumo: Orientador: Jose Mario Ortiz Ramos
id UNICAMP-30_3a8500c6e9038c85a09dca8588a03b58
oai_identifier_str oai::200376
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Publicidade na TV : o fenomeno da longetividade do Garoto BombrilTelevisão - Aspectos sociaisPublicidade - Aspectos sociaisPropaganda pela televisãoOrientador: Jose Mario Ortiz RamosDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciencias HumanasResumo: Este trabalho analisa um fenômeno da publicidade na televisão brasileira - o caso das campanhas com o personagem Garoto Bombril - buscando compreender as razões de sua longevidade (22 anos). A pesquisa se desenvolve em torno de três linhas: o mapeamento do caso no campo da publicidade (origem do ator, trajetória do anunciante, criação da campanha, desdobramentos ao longo do tempo); o estudo dos filmes comerciais (o formato esquete publicitário, a comicidade como matriz cultural); e o estudo do personagem no imaginário da TV (características e adaptabilidade ao meio). A análise aborda a diluição da fronteira entre publicidade e entretenimento e também a simbiose ator/personagem/marca, fatores apontados como causas da livre penetração desse personagem em instâncias restritas do cotidiano familiar, espaço onde se engendram e se articulam estratégias de ação socialAbstract: This research results from a study of a brasilian advertising phenomenon on television - the campaig with the character Bombril Boy - trying to understand the reasons of its longevity. (22 years). The study xamines the circunstances under wich this campaing was created and developed; the actor's trajectory ; the form of the television spots; the use of the cultural matrix of comicality; the position of the character on TV environemment. This study also examines the dilution of boundary stones between advertising and entertainment, and the fusion actor/character/ trademark, wich are pointed like factors of free penetration in the quotidian space, where the social actions are engendered and articulated.MestradoMestre em Sociologia[s.n.]Ramos, José Mario Ortiz, 1950-2012Ridenti, Marcelo SiqueiraMuller, Regina PoloBorelli, Silvia Helena SimõesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em SociologiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlbuquerque, Maria Elisa Vercesi de20002000-08-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf169p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589224ALBUQUERQUE, Maria Elisa Vercesi de. Publicidade na TV: o fenomeno da longetividade do Garoto Bombril. 2000. 169p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589224. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/200376porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:15:23Zoai::200376Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:15:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Publicidade na TV : o fenomeno da longetividade do Garoto Bombril
title Publicidade na TV : o fenomeno da longetividade do Garoto Bombril
spellingShingle Publicidade na TV : o fenomeno da longetividade do Garoto Bombril
Albuquerque, Maria Elisa Vercesi de
Televisão - Aspectos sociais
Publicidade - Aspectos sociais
Propaganda pela televisão
title_short Publicidade na TV : o fenomeno da longetividade do Garoto Bombril
title_full Publicidade na TV : o fenomeno da longetividade do Garoto Bombril
title_fullStr Publicidade na TV : o fenomeno da longetividade do Garoto Bombril
title_full_unstemmed Publicidade na TV : o fenomeno da longetividade do Garoto Bombril
title_sort Publicidade na TV : o fenomeno da longetividade do Garoto Bombril
author Albuquerque, Maria Elisa Vercesi de
author_facet Albuquerque, Maria Elisa Vercesi de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, José Mario Ortiz, 1950-2012
Ridenti, Marcelo Siqueira
Muller, Regina Polo
Borelli, Silvia Helena Simões
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Sociologia
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Maria Elisa Vercesi de
dc.subject.por.fl_str_mv Televisão - Aspectos sociais
Publicidade - Aspectos sociais
Propaganda pela televisão
topic Televisão - Aspectos sociais
Publicidade - Aspectos sociais
Propaganda pela televisão
description Orientador: Jose Mario Ortiz Ramos
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2000-08-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589224
ALBUQUERQUE, Maria Elisa Vercesi de. Publicidade na TV: o fenomeno da longetividade do Garoto Bombril. 2000. 169p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589224. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
ALBUQUERQUE, Maria Elisa Vercesi de. Publicidade na TV: o fenomeno da longetividade do Garoto Bombril. 2000. 169p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589224. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/200376
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
169p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188840592637952