Ensino da produção escrita em lingua estrangeira (ingles) em um curso de linguas : influencia da avaliação ou concepção de escrita do professor?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Luciana Garutti
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593568
Resumo: Orientador: Matilde V. R. Scaramucci
id UNICAMP-30_3b0cc593170a4001ef4c5731c8ba6961
oai_identifier_str oai::276957
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Ensino da produção escrita em lingua estrangeira (ingles) em um curso de linguas : influencia da avaliação ou concepção de escrita do professor?EscritaAvaliaçãoEnsinoTeachingWriting influencesConceptionsOrientador: Matilde V. R. ScaramucciDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar o ensino de produção escrita em um curso de inglês, examinando as forças que influenciam esse ensino. Mais especificamente, busquei observar se o ensino da escrita em um curso de línguas é decorrente da concepção de escrita do professor e do material didático por ele utilizado, ou se tal ensino é influenciado pela concepção de linguagem presente na avaliação, que seriam provas finais da própria escola e exames de proficiência em língua inglesa. Apesar de os resultados revelarem que o exame de proficiência (CAE) e a prova final do curso que serviu de contexto para a presente pesquisa apresentam uma concepção inovadora de linguagem escrita, o efeito retroativo exercido por esse exame e pela prova final no ensino no contexto investigado é pequeno, refletindo apenas seu conteúdo em si, ou seja, a escrita. Em outras palavras, tanto pela estrutura do material didático utilizado, como pelas respostas dos professores aos questionários e durante as entrevistas, bem como pela observação de aulas, foi possível observar uma visão de escrita diferente daquelas que fundamentam o exame e a prova final. Para os professores do contexto pesquisado, a escrita é vista como habilidade auxiliar, que reforça a aprendizagem das outrasAbstract: The aim of the present research was to investigate the teaching of writing in na Engish course, examining the forces that can influence this teaching. More specifically, I aimed to observe whether the teaching of writing in a language course was consequence of the teacher¿sconception of writing or whether this teaching was influenced by the conception of writing found in evaluation, that would be the final test of the school, chose to be the context of this research, and proficiency examination in English (CAE). The results revealed that the proficiency examination and the final test have an innovative conception of written language. According to this conception written language has a social role ans is integrated with the other skills. However, the backwash effect of the examination and the final test is little in the context that I investigated, reflecting only its contet, that is the writing skill. In other words, by the analysed data, in this context, it was possible to observe that for the teachers writing is only a kind of reinforcement to the other skillsMestradoEnsino-Aprendizagem de Segunda Lingua e Lingua EstrangeiraMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-Doi, Elza TaekoConsolo, Douglas AltamiroUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSouza, Luciana Garutti20022002-05-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf125 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593568SOUZA, Luciana Garutti. Ensino da produção escrita em lingua estrangeira (ingles) em um curso de linguas: influencia da avaliação ou concepção de escrita do professor?. 2002. 125 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593568. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/276957porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:44:11Zoai::276957Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:44:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino da produção escrita em lingua estrangeira (ingles) em um curso de linguas : influencia da avaliação ou concepção de escrita do professor?
title Ensino da produção escrita em lingua estrangeira (ingles) em um curso de linguas : influencia da avaliação ou concepção de escrita do professor?
spellingShingle Ensino da produção escrita em lingua estrangeira (ingles) em um curso de linguas : influencia da avaliação ou concepção de escrita do professor?
Souza, Luciana Garutti
Escrita
Avaliação
Ensino
Teaching
Writing influences
Conceptions
title_short Ensino da produção escrita em lingua estrangeira (ingles) em um curso de linguas : influencia da avaliação ou concepção de escrita do professor?
title_full Ensino da produção escrita em lingua estrangeira (ingles) em um curso de linguas : influencia da avaliação ou concepção de escrita do professor?
title_fullStr Ensino da produção escrita em lingua estrangeira (ingles) em um curso de linguas : influencia da avaliação ou concepção de escrita do professor?
title_full_unstemmed Ensino da produção escrita em lingua estrangeira (ingles) em um curso de linguas : influencia da avaliação ou concepção de escrita do professor?
title_sort Ensino da produção escrita em lingua estrangeira (ingles) em um curso de linguas : influencia da avaliação ou concepção de escrita do professor?
author Souza, Luciana Garutti
author_facet Souza, Luciana Garutti
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-
Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-
Doi, Elza Taeko
Consolo, Douglas Altamiro
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Luciana Garutti
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Avaliação
Ensino
Teaching
Writing influences
Conceptions
topic Escrita
Avaliação
Ensino
Teaching
Writing influences
Conceptions
description Orientador: Matilde V. R. Scaramucci
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002-05-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593568
SOUZA, Luciana Garutti. Ensino da produção escrita em lingua estrangeira (ingles) em um curso de linguas: influencia da avaliação ou concepção de escrita do professor?. 2002. 125 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593568. Acesso em: 14 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
SOUZA, Luciana Garutti. Ensino da produção escrita em lingua estrangeira (ingles) em um curso de linguas: influencia da avaliação ou concepção de escrita do professor?. 2002. 125 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593568. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593568
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/276957
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
125 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138374823444480