O ensino da linguagem escrita no 1.º CEB: métodos, conceções e práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Maria Manuel Campos Caramelo Fernandes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9534
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Didática da Língua Portuguesa no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_71b5677d29e791770bc2e6f4bba8d28e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9534
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino da linguagem escrita no 1.º CEB: métodos, conceções e práticasEnsino da escritaMétodos de ensino da escritaConceções dos professoresPráticas dos professoresWriting teachingWriting teaching methodsTeachers conceptionsTeachers practicesDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Didática da Língua Portuguesa no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino BásicoA melhoria da qualidade de ensino da linguagem escrita tem sido um ponto fundamental na política educacional de uma grande parte dos países. Deste fator, resulta que os professores se têm tornado numa questão de especial destaque no que diz respeito às práticas que implementam em sala de aula. Importa por isso entender de que forma os professores articulam as suas crenças com as suas práticas na sala de aula Gaitas e Martins (2009). O presente estudo procura analisar os métodos e as conceções dos professores do 1.º CEB, no que diz respeito ao ensino da escrita, procurando: (i) conhecer o nível de investimento dos professores no enriquecimento e atualização da sua formação base na área do português; ii) identificar as suas crenças relativamente ao ensino da escrita na área do Português, (iii) relacionar as crenças com as suas práticas, de acordo com duas perspetivas: perspetiva social versus perspetiva tradicional; e (iv) comparar o método enunciado com as práticas observadas. Para tal, realizou-se um estudo de natureza exploratória, inserido no paradigma interpretativo, tendo sido utilizada uma metodologia qualitativa, recorrendo a uma amostra de quatro docentes de quatro turmas de 1.º CEB, do 1.º ao 4.º ano, pertencentes a um agrupamento de escolas do concelho de Cascais. Os dados foram recolhidos ao longo do ano letivo 2017/2018 através das técnicas de inquérito por questionário e observação direta para certificação dos dados. À semelhança do referido por Fang (1996), concluiu-se que nem sempre crenças dos professores correspondem às suas práticas.ABSTRACT The improvement of the quality of written language teaching has become a fundamental point in educational policy in many countries. From this factor, it turns out that teachers have become a matter of special prominence in what concerns the practices they implement in the classroom. It is now important to understand how teachers articulate their beliefs with their practices in the classroom Gaitas & Martins (2009). The aim of this study is to analyze the methods and concepts of the teachers of the 1st CEB, regarding the teaching of writing, seeking to: (i) know the level of investment of teachers in the enrichment and updating of their basic training in the area of Portuguese, (ii) identify their beliefs regarding the teaching of writing in the Portuguese area, (iii) relate the beliefs with their practices, according to two perspectives: social perspective versus traditional perspective; and (iv) compare the method presented with observed practices. For this, a study of exploratory nature was performed, inserted in the interpretative paradigm, using a qualitative methodology in a sample of four teachers from four classes of 1st CEB, from the 1st to the 4th year, belonging to a group of schools in the municipality of Cascais. The data were collected during the 2017/2018 school year through the techniques of questionnaire survey and direct observation for data certification. As it was mentioned by Fang (1996), it was concluded that teachers' beliefs do not always correspond to their practices.Gonçalves, CarolinaRCIPLCardoso, Maria Manuel Campos Caramelo Fernandes2019-02-20T10:18:10Z2018-12-202018-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9534TID:202105881porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:19Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9534Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:05.433025Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da linguagem escrita no 1.º CEB: métodos, conceções e práticas
title O ensino da linguagem escrita no 1.º CEB: métodos, conceções e práticas
spellingShingle O ensino da linguagem escrita no 1.º CEB: métodos, conceções e práticas
Cardoso, Maria Manuel Campos Caramelo Fernandes
Ensino da escrita
Métodos de ensino da escrita
Conceções dos professores
Práticas dos professores
Writing teaching
Writing teaching methods
Teachers conceptions
Teachers practices
title_short O ensino da linguagem escrita no 1.º CEB: métodos, conceções e práticas
title_full O ensino da linguagem escrita no 1.º CEB: métodos, conceções e práticas
title_fullStr O ensino da linguagem escrita no 1.º CEB: métodos, conceções e práticas
title_full_unstemmed O ensino da linguagem escrita no 1.º CEB: métodos, conceções e práticas
title_sort O ensino da linguagem escrita no 1.º CEB: métodos, conceções e práticas
author Cardoso, Maria Manuel Campos Caramelo Fernandes
author_facet Cardoso, Maria Manuel Campos Caramelo Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Carolina
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Maria Manuel Campos Caramelo Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da escrita
Métodos de ensino da escrita
Conceções dos professores
Práticas dos professores
Writing teaching
Writing teaching methods
Teachers conceptions
Teachers practices
topic Ensino da escrita
Métodos de ensino da escrita
Conceções dos professores
Práticas dos professores
Writing teaching
Writing teaching methods
Teachers conceptions
Teachers practices
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Didática da Língua Portuguesa no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-20
2018-12-20T00:00:00Z
2019-02-20T10:18:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/9534
TID:202105881
url http://hdl.handle.net/10400.21/9534
identifier_str_mv TID:202105881
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133444658167808