Um resgate do patrimonio musical paulista : transcrições musicologicas e considerações analiticas de tres missas de Manoel Jose Gomes, mestre-de-capela em Campinas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Vivian Lis Ferreira Nogueira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607283
Resumo: Orientador: Lenita Waldige Mendes Nogueira
id UNICAMP-30_3bc6deea412209f5b93814667000898e
oai_identifier_str oai::426892
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Um resgate do patrimonio musical paulista : transcrições musicologicas e considerações analiticas de tres missas de Manoel Jose Gomes, mestre-de-capela em CampinasGomes, Manuel José, 1792-1868Música brasileiraMusica - Campinas (SP)MusicologiaMúsica - ManuscritosMissaBrazilian musicMusicMusic - Campinas (SP)MusicologyMusic - ManuscriptsMassOrientador: Lenita Waldige Mendes NogueiraTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Este trabalho tem como objetivo o resgate do patrimônio histórico e musical campineiro, através de transcrições musicológicas e considerações analíticas de três Missas de Manoel José Gomes (Santana de Parnaíba, 1792 - Campinas, 1868), conhecido sob a alcunha de Maneco Músico, figura central no panorama musical da cidade de Campinas durante o século XIX. Pai do compositor Carlos Gomes (1836-1896) e mestre-de-capela na cidade por mais de cinqüenta anos, sua produção musical integra o acervo da Coleção Manoel José Gomes, tematicamente organizada por Lenita W. M. Nogueira e publicada no livro Museu Carlos Gomes: Catálogo de Manuscritos Musicais. Dentre as sessenta e duas obras atribuídas a este compositor, as Missas focalizadas neste estudo foram escritas para coro a quatro vozes e orquestra, dispostas em manuscritos autógrafos em partes cavadas, datados do período de maior atividade do compositor (décadas de 40 e 50). A pesquisa foi dividida em três capítulos, organizados em dois volumes, um destinado às considerações analíticas e o outro às transcrições. Cada capítulo é dedicado a uma Missa, apresentada em ordem cronológica decrescente (1854 a 1852). A abordagem de cada obra compreende observações analíticas referentes às indicações contidas nas partes manuscritas e elementos musicais relacionados a texto/forma, orquestração/textura e estrutura harmônica (Volume I), e à transcrição musicológica com notas de edição (Volume II). O primeiro volume apresenta um quarto capítulo, quando são apontados aspectos comuns às três Missas, tendo em vista os parâmetros analíticos utilizados para cada uma, numa tentativa de se esboçar alguns procedimentos composicionais característicos de Maneco Músico. O resultado da pesquisa apresenta às orquestras e corais contemporâneos a partitura em notação atualizada, possibilitando uma interpretação que coloca músicos e público em geral em contato com obras representativas de um momento histórico no qual a execução de música sacra era evento da maior importância no contexto histórico-musical brasileiroAbstract: The objective of this work is to compile the historical and musical patrimony of Campinas (São Paulo-Brazil), through musicological transcriptions and analytical considerations of three Manoel José Gomes' masses (Santana de Parnaíba, 1792 - Campinas, 1868). He was known as Maneco Músico (Musician Maneco) and regarded as key figure in the musical panorama of Campinas during the 19th century. Maneco Músico was the composer Carlos Gomes' (1836-1896) father and he was the chapel-master of Campinas for more than fifty years. Manoel Gomes' musical production integrates the Manoel José Gomes' Collection, thematically organized by Lenita W. M. Nogueira and published on the book Museu Carlos Gomes: Catálogo de Manuscritos Musicais (Carlos Gomes' Museum: Musical Manuscripts Catalog). Among the sixty-two works attributed to this composer, the masses focused in this study were written for four voices choir and orchestra disposed in autograph manuscripts in individual parts dated from the composer's intense activity period (40-50 decades). The research was divided in three chapters which were organized in two volumes: one destined to analytical considerations and the other to transcriptions. Each chapter is dedicated to a particular mass and presented in decreasing chronological order (1854-1852). The approach of each work consists of analytical observations regarding to the indications contained in the manuscript parts and musical elements related to text/form, orchestration/texture and harmonic structure (Volume I) and to the musicological transcription with edition notes (Volume II). The concluding section points common aspects of the three masses considering the analytical parameters used for each one in an attempt to sketch Manoel Gomes' composing process. The result of the research presents to the orchestras and contemporary chorals the score music in updated notation. Therefore, making possible the performance that will put musicians and general public in contact with representative pieces of work of a historical moment in which the sacred music was of great importance in BrazilDoutoradoDoutor em Música[s.n.]Nogueira, Lenita Waldige Mendes, 1956-Pascoal, Maria Lúcia Senna MachadoVirmond, Marcos da Cunha LopesArruda, Sergio Luiz SaboyaHora, Edmundo PachecoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDias, Vivian Lis Ferreira Nogueira20082008-02-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf225p. : il. + + acompanha supl.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607283DIAS, Vivian Lis Ferreira Nogueira. Um resgate do patrimonio musical paulista: transcrições musicologicas e considerações analiticas de tres missas de Manoel Jose Gomes, mestre-de-capela em Campinas. 2008. 225p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607283. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/426892porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:13:26Zoai::426892Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:13:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um resgate do patrimonio musical paulista : transcrições musicologicas e considerações analiticas de tres missas de Manoel Jose Gomes, mestre-de-capela em Campinas
title Um resgate do patrimonio musical paulista : transcrições musicologicas e considerações analiticas de tres missas de Manoel Jose Gomes, mestre-de-capela em Campinas
spellingShingle Um resgate do patrimonio musical paulista : transcrições musicologicas e considerações analiticas de tres missas de Manoel Jose Gomes, mestre-de-capela em Campinas
Dias, Vivian Lis Ferreira Nogueira
Gomes, Manuel José, 1792-1868
Música brasileira
Musica - Campinas (SP)
Musicologia
Música - Manuscritos
Missa
Brazilian music
Music
Music - Campinas (SP)
Musicology
Music - Manuscripts
Mass
title_short Um resgate do patrimonio musical paulista : transcrições musicologicas e considerações analiticas de tres missas de Manoel Jose Gomes, mestre-de-capela em Campinas
title_full Um resgate do patrimonio musical paulista : transcrições musicologicas e considerações analiticas de tres missas de Manoel Jose Gomes, mestre-de-capela em Campinas
title_fullStr Um resgate do patrimonio musical paulista : transcrições musicologicas e considerações analiticas de tres missas de Manoel Jose Gomes, mestre-de-capela em Campinas
title_full_unstemmed Um resgate do patrimonio musical paulista : transcrições musicologicas e considerações analiticas de tres missas de Manoel Jose Gomes, mestre-de-capela em Campinas
title_sort Um resgate do patrimonio musical paulista : transcrições musicologicas e considerações analiticas de tres missas de Manoel Jose Gomes, mestre-de-capela em Campinas
author Dias, Vivian Lis Ferreira Nogueira
author_facet Dias, Vivian Lis Ferreira Nogueira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, Lenita Waldige Mendes, 1956-
Pascoal, Maria Lúcia Senna Machado
Virmond, Marcos da Cunha Lopes
Arruda, Sergio Luiz Saboya
Hora, Edmundo Pacheco
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Música
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Vivian Lis Ferreira Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Gomes, Manuel José, 1792-1868
Música brasileira
Musica - Campinas (SP)
Musicologia
Música - Manuscritos
Missa
Brazilian music
Music
Music - Campinas (SP)
Musicology
Music - Manuscripts
Mass
topic Gomes, Manuel José, 1792-1868
Música brasileira
Musica - Campinas (SP)
Musicologia
Música - Manuscritos
Missa
Brazilian music
Music
Music - Campinas (SP)
Musicology
Music - Manuscripts
Mass
description Orientador: Lenita Waldige Mendes Nogueira
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-02-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607283
DIAS, Vivian Lis Ferreira Nogueira. Um resgate do patrimonio musical paulista: transcrições musicologicas e considerações analiticas de tres missas de Manoel Jose Gomes, mestre-de-capela em Campinas. 2008. 225p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607283. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607283
identifier_str_mv DIAS, Vivian Lis Ferreira Nogueira. Um resgate do patrimonio musical paulista: transcrições musicologicas e considerações analiticas de tres missas de Manoel Jose Gomes, mestre-de-capela em Campinas. 2008. 225p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607283. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/426892
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
225p. : il. + + acompanha supl.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188987500232704