Um resgate do patrimonio musical paulista : transcrições musicologicas e considerações analiticas de tres missas de Manoel Jose Gomes, mestre-de-capela em Campinas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607283 |
Resumo: | Orientador: Lenita Waldige Mendes Nogueira |
id |
UNICAMP-30_3bc6deea412209f5b93814667000898e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::426892 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Um resgate do patrimonio musical paulista : transcrições musicologicas e considerações analiticas de tres missas de Manoel Jose Gomes, mestre-de-capela em CampinasGomes, Manuel José, 1792-1868Música brasileiraMusica - Campinas (SP)MusicologiaMúsica - ManuscritosMissaBrazilian musicMusicMusic - Campinas (SP)MusicologyMusic - ManuscriptsMassOrientador: Lenita Waldige Mendes NogueiraTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Este trabalho tem como objetivo o resgate do patrimônio histórico e musical campineiro, através de transcrições musicológicas e considerações analíticas de três Missas de Manoel José Gomes (Santana de Parnaíba, 1792 - Campinas, 1868), conhecido sob a alcunha de Maneco Músico, figura central no panorama musical da cidade de Campinas durante o século XIX. Pai do compositor Carlos Gomes (1836-1896) e mestre-de-capela na cidade por mais de cinqüenta anos, sua produção musical integra o acervo da Coleção Manoel José Gomes, tematicamente organizada por Lenita W. M. Nogueira e publicada no livro Museu Carlos Gomes: Catálogo de Manuscritos Musicais. Dentre as sessenta e duas obras atribuídas a este compositor, as Missas focalizadas neste estudo foram escritas para coro a quatro vozes e orquestra, dispostas em manuscritos autógrafos em partes cavadas, datados do período de maior atividade do compositor (décadas de 40 e 50). A pesquisa foi dividida em três capítulos, organizados em dois volumes, um destinado às considerações analíticas e o outro às transcrições. Cada capítulo é dedicado a uma Missa, apresentada em ordem cronológica decrescente (1854 a 1852). A abordagem de cada obra compreende observações analíticas referentes às indicações contidas nas partes manuscritas e elementos musicais relacionados a texto/forma, orquestração/textura e estrutura harmônica (Volume I), e à transcrição musicológica com notas de edição (Volume II). O primeiro volume apresenta um quarto capítulo, quando são apontados aspectos comuns às três Missas, tendo em vista os parâmetros analíticos utilizados para cada uma, numa tentativa de se esboçar alguns procedimentos composicionais característicos de Maneco Músico. O resultado da pesquisa apresenta às orquestras e corais contemporâneos a partitura em notação atualizada, possibilitando uma interpretação que coloca músicos e público em geral em contato com obras representativas de um momento histórico no qual a execução de música sacra era evento da maior importância no contexto histórico-musical brasileiroAbstract: The objective of this work is to compile the historical and musical patrimony of Campinas (São Paulo-Brazil), through musicological transcriptions and analytical considerations of three Manoel José Gomes' masses (Santana de Parnaíba, 1792 - Campinas, 1868). He was known as Maneco Músico (Musician Maneco) and regarded as key figure in the musical panorama of Campinas during the 19th century. Maneco Músico was the composer Carlos Gomes' (1836-1896) father and he was the chapel-master of Campinas for more than fifty years. Manoel Gomes' musical production integrates the Manoel José Gomes' Collection, thematically organized by Lenita W. M. Nogueira and published on the book Museu Carlos Gomes: Catálogo de Manuscritos Musicais (Carlos Gomes' Museum: Musical Manuscripts Catalog). Among the sixty-two works attributed to this composer, the masses focused in this study were written for four voices choir and orchestra disposed in autograph manuscripts in individual parts dated from the composer's intense activity period (40-50 decades). The research was divided in three chapters which were organized in two volumes: one destined to analytical considerations and the other to transcriptions. Each chapter is dedicated to a particular mass and presented in decreasing chronological order (1854-1852). The approach of each work consists of analytical observations regarding to the indications contained in the manuscript parts and musical elements related to text/form, orchestration/texture and harmonic structure (Volume I) and to the musicological transcription with edition notes (Volume II). The concluding section points common aspects of the three masses considering the analytical parameters used for each one in an attempt to sketch Manoel Gomes' composing process. The result of the research presents to the orchestras and contemporary chorals the score music in updated notation. Therefore, making possible the performance that will put musicians and general public in contact with representative pieces of work of a historical moment in which the sacred music was of great importance in BrazilDoutoradoDoutor em Música[s.n.]Nogueira, Lenita Waldige Mendes, 1956-Pascoal, Maria Lúcia Senna MachadoVirmond, Marcos da Cunha LopesArruda, Sergio Luiz SaboyaHora, Edmundo PachecoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDias, Vivian Lis Ferreira Nogueira20082008-02-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf225p. : il. + + acompanha supl.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607283DIAS, Vivian Lis Ferreira Nogueira. Um resgate do patrimonio musical paulista: transcrições musicologicas e considerações analiticas de tres missas de Manoel Jose Gomes, mestre-de-capela em Campinas. 2008. 225p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607283. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/426892porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:13:26Zoai::426892Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:13:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um resgate do patrimonio musical paulista : transcrições musicologicas e considerações analiticas de tres missas de Manoel Jose Gomes, mestre-de-capela em Campinas |
title |
Um resgate do patrimonio musical paulista : transcrições musicologicas e considerações analiticas de tres missas de Manoel Jose Gomes, mestre-de-capela em Campinas |
spellingShingle |
Um resgate do patrimonio musical paulista : transcrições musicologicas e considerações analiticas de tres missas de Manoel Jose Gomes, mestre-de-capela em Campinas Dias, Vivian Lis Ferreira Nogueira Gomes, Manuel José, 1792-1868 Música brasileira Musica - Campinas (SP) Musicologia Música - Manuscritos Missa Brazilian music Music Music - Campinas (SP) Musicology Music - Manuscripts Mass |
title_short |
Um resgate do patrimonio musical paulista : transcrições musicologicas e considerações analiticas de tres missas de Manoel Jose Gomes, mestre-de-capela em Campinas |
title_full |
Um resgate do patrimonio musical paulista : transcrições musicologicas e considerações analiticas de tres missas de Manoel Jose Gomes, mestre-de-capela em Campinas |
title_fullStr |
Um resgate do patrimonio musical paulista : transcrições musicologicas e considerações analiticas de tres missas de Manoel Jose Gomes, mestre-de-capela em Campinas |
title_full_unstemmed |
Um resgate do patrimonio musical paulista : transcrições musicologicas e considerações analiticas de tres missas de Manoel Jose Gomes, mestre-de-capela em Campinas |
title_sort |
Um resgate do patrimonio musical paulista : transcrições musicologicas e considerações analiticas de tres missas de Manoel Jose Gomes, mestre-de-capela em Campinas |
author |
Dias, Vivian Lis Ferreira Nogueira |
author_facet |
Dias, Vivian Lis Ferreira Nogueira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nogueira, Lenita Waldige Mendes, 1956- Pascoal, Maria Lúcia Senna Machado Virmond, Marcos da Cunha Lopes Arruda, Sergio Luiz Saboya Hora, Edmundo Pacheco Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Programa de Pós-Graduação em Música UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Vivian Lis Ferreira Nogueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gomes, Manuel José, 1792-1868 Música brasileira Musica - Campinas (SP) Musicologia Música - Manuscritos Missa Brazilian music Music Music - Campinas (SP) Musicology Music - Manuscripts Mass |
topic |
Gomes, Manuel José, 1792-1868 Música brasileira Musica - Campinas (SP) Musicologia Música - Manuscritos Missa Brazilian music Music Music - Campinas (SP) Musicology Music - Manuscripts Mass |
description |
Orientador: Lenita Waldige Mendes Nogueira |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2008-02-26T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607283 DIAS, Vivian Lis Ferreira Nogueira. Um resgate do patrimonio musical paulista: transcrições musicologicas e considerações analiticas de tres missas de Manoel Jose Gomes, mestre-de-capela em Campinas. 2008. 225p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607283. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607283 |
identifier_str_mv |
DIAS, Vivian Lis Ferreira Nogueira. Um resgate do patrimonio musical paulista: transcrições musicologicas e considerações analiticas de tres missas de Manoel Jose Gomes, mestre-de-capela em Campinas. 2008. 225p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607283. Acesso em: 2 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/426892 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 225p. : il. + + acompanha supl. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188987500232704 |