Canal do Thiagson: olhar de artemídia musical sobre o funk e a musicologia como entretenimento
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/182103 |
Resumo: | No Brasil do século XXI, o que pode fazer um compositor para falar a todos, para ser visível, relevante socialmente e até mesmo voltar a ser uma figura pública? Uma das ideias que move esta pesquisa artística é que se o compositor quiser realmente falar para a sociedade em que vive, deve fazer outra coisa que não suas composições. Mas fazê-lo como compositor. Assim, esta dissertação de trabalho equivalente de mestrado traz a reflexão teórica do trabalho artístico que desenvolvi: uma série de vídeos para as plataformas digitais YouTube, Facebook e Instagram. Elegendo o Funk como conteúdo dos vídeos, gênero musical em voga no Brasil, trago elaborações artísticas e discussões musicológicas destinadas a todos os públicos̃ A meta principal não é somente repensar e minimizar o preconceito com este gênero e difundir amplamente a produção artística da universidade, mas, principalmente, dar um papel social relevante ao compositor de hoje. O resultado é uma soma do universo musical e artístico do Funk e da Música Clássica e Contemporânea associado à linguagem audiovisual de alguns YouTubers brasileiros, como Julio Cocielo e Whindersson Nunes, tomados como referência. |
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Canal do Thiagson: olhar de artemídia musical sobre o funk e a musicologia como entretenimentoCanal do Thiagson: Regard de Art et Média sur le Funk et la Musicologie en tant que DivertissementComunicação AudiovisualYouTubeComposição (Música)Funk (Música)MusicologiaAudiovisual CommunicationComposition (Music)Funk (Music)MusicologyNo Brasil do século XXI, o que pode fazer um compositor para falar a todos, para ser visível, relevante socialmente e até mesmo voltar a ser uma figura pública? Uma das ideias que move esta pesquisa artística é que se o compositor quiser realmente falar para a sociedade em que vive, deve fazer outra coisa que não suas composições. Mas fazê-lo como compositor. Assim, esta dissertação de trabalho equivalente de mestrado traz a reflexão teórica do trabalho artístico que desenvolvi: uma série de vídeos para as plataformas digitais YouTube, Facebook e Instagram. Elegendo o Funk como conteúdo dos vídeos, gênero musical em voga no Brasil, trago elaborações artísticas e discussões musicológicas destinadas a todos os públicos̃ A meta principal não é somente repensar e minimizar o preconceito com este gênero e difundir amplamente a produção artística da universidade, mas, principalmente, dar um papel social relevante ao compositor de hoje. O resultado é uma soma do universo musical e artístico do Funk e da Música Clássica e Contemporânea associado à linguagem audiovisual de alguns YouTubers brasileiros, como Julio Cocielo e Whindersson Nunes, tomados como referência.In Brazil of the 21st century, what can a composer do to talk to everyone, to be visible, socially relevant and even to be a public figure again? One of the ideas that moves this artistic research is that if the composer really wants to speak for the society in which he lives, he must do something other than his compositions But do it as a composer ̃ . In this way, this master's degree dissertation brings the theoretical reflection of the artwork I developed: a series of videos for the digital platforms YouTube, Facebook and Instagram. Choosing Funk as content of the videos, musical genre in vogue in Brazil, I bring artistic elaborations and musicological discussions aimed at all audiences. The main goal is not only to rethink and minimize prejudice with this genre and to widely disseminate the artistic production of the university, but mainly to give a relevant social role to the composer of today. The result is a sum of the musical and artistic universe of Classical and Contemporary Music associated with the audiovisual language of two Brazilian YouTubers like Julio Cocielo and Whindersson Nunes, taken as reference.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Pelopidas Cypriano de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Thiago Barbosa Alves de Souza [UNESP]2019-05-23T12:44:15Z2019-05-23T12:44:15Z2019-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18210300091687833004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-10-04T19:12:48Zoai:repositorio.unesp.br:11449/182103Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T19:12:48Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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