Levantamento de sinais de desordem deficit de atenção/hiperatividade em crianças com queixa de dificuldade de aprendizagem academica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toledo, Marcia Maria
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588246
Resumo: Orientador: Sylvia Maria Ciasca
id UNICAMP-30_3bd72067744d82a36793cea3fbbad0fa
oai_identifier_str oai::183812
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Levantamento de sinais de desordem deficit de atenção/hiperatividade em crianças com queixa de dificuldade de aprendizagem academicaAtençãoDistúrbios da aprendizagem nas criançasPsicodiagnósticoOrientador: Sylvia Maria CiascaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias MedicasResumo: Esta dissertação teve por objetivo o levantamento e análise de possíveis sinais indicativos de Desordem e Déficit de Atenção/Hiperatividade, em crianças com queixa de dificuldade de aprendizagem acadêmica. Foram sujeitos da pesquisa, 40 crianças, cursando entre a 2a e 4a séries do primeiro grau, de escolas públicas da região de Campinas, com média etária de 10 anos e 6 meses, de ambos os sexos subdivididas em dois grupos: 20 crianças sem queixa específica e 20 crianças com queixa de dificuldade de aprendizagem. Estas foram encaminhadas ao Ambulatório de Neuro-Dificuldade de Aprendizagem, do Departamento de Neurologia, da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, e avaliadas através de medidas cognitivas, percepto-motoras, neuropsicológicas e comportamentais. Os critérios comportamentais foram levantados segundo a opinião dos pais e professores, através do DSM-IY. Os resultados foram analisados em termos descritivos e de significância entre os grupos. No grupo de estudo, onde os problemas foram mais evidenciados, constatou-se a predominância do sexo masculino. O nível cognitivo entre os dois .grupos foi significativamente diferente, contudo, dentro da variação normal de inteligência. Os resultados das provas revelar~m que as crianças com queixa apresentaram, maior dificuldade em atenção sustentada, seletiva, organização perceptiva, planejamento e modulação de estratégia, e também dispenderam mais tempo para execução do trabalho. Através dos critérios comportamentais do DSM-IV, constatou-se que pais e professores observaram cada comportamento de maneira significativamente diferente, sendo que pais apontaram mais sinais de hiperatividade que os professores; no entanto, foram os sinais de Inatenção que mais estiveram presentes, tanto em casa quanto na escola. A importância de considerar -se a observação dos comportamentos das crianças, em dois contextos diferentes, mostrou-se imprescindível no diagnóstico do quadro de Desordem e Déficit de Atenção/ HiperatividadeAbstract: This study had the purpose of finding and analyzing possible indicative signals on Attention Deficit Hyperactivity Disorder, in children referred as having academic learning disorder. 40-second, third, fourth-public school graders, average age 10 years, 6 months old, of both sexes, living in the area of Campinas were subjected to the survey. They were divided. in two groups: 20 children who are sucessful in school, not revealing any special learning, physical or behavioral problems; 20 children having difficulties in school, although no physical or behavioral difficulties were reported. The latter were referred to the Clinic for Learning Disable Children ofthe Departament ofNeurology of the Faculty ofMedical Sciences ofthe State University of Campinas (UNICAlMestradoCiências BiomédicasMestre em Ciências Médicas[s.n.]Ciasca, Sylvia Maria, 1955-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Ciências MédicasUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASToledo, Marcia Maria19992000-02-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf140 p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588246TOLEDO, Marcia Maria. Levantamento de sinais de desordem deficit de atenção/hiperatividade em crianças com queixa de dificuldade de aprendizagem academica. 1999. 140 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588246. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/183812porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T17:59:28Zoai::183812Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T17:59:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Levantamento de sinais de desordem deficit de atenção/hiperatividade em crianças com queixa de dificuldade de aprendizagem academica
title Levantamento de sinais de desordem deficit de atenção/hiperatividade em crianças com queixa de dificuldade de aprendizagem academica
spellingShingle Levantamento de sinais de desordem deficit de atenção/hiperatividade em crianças com queixa de dificuldade de aprendizagem academica
Toledo, Marcia Maria
Atenção
Distúrbios da aprendizagem nas crianças
Psicodiagnóstico
title_short Levantamento de sinais de desordem deficit de atenção/hiperatividade em crianças com queixa de dificuldade de aprendizagem academica
title_full Levantamento de sinais de desordem deficit de atenção/hiperatividade em crianças com queixa de dificuldade de aprendizagem academica
title_fullStr Levantamento de sinais de desordem deficit de atenção/hiperatividade em crianças com queixa de dificuldade de aprendizagem academica
title_full_unstemmed Levantamento de sinais de desordem deficit de atenção/hiperatividade em crianças com queixa de dificuldade de aprendizagem academica
title_sort Levantamento de sinais de desordem deficit de atenção/hiperatividade em crianças com queixa de dificuldade de aprendizagem academica
author Toledo, Marcia Maria
author_facet Toledo, Marcia Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ciasca, Sylvia Maria, 1955-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas
Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Toledo, Marcia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Atenção
Distúrbios da aprendizagem nas crianças
Psicodiagnóstico
topic Atenção
Distúrbios da aprendizagem nas crianças
Psicodiagnóstico
description Orientador: Sylvia Maria Ciasca
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
2000-02-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588246
TOLEDO, Marcia Maria. Levantamento de sinais de desordem deficit de atenção/hiperatividade em crianças com queixa de dificuldade de aprendizagem academica. 1999. 140 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588246. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
TOLEDO, Marcia Maria. Levantamento de sinais de desordem deficit de atenção/hiperatividade em crianças com queixa de dificuldade de aprendizagem academica. 1999. 140 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588246. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/183812
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
140 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188831746850816