Autorizar-se a escrever : representações da autoria na Universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Vitória Eugênia Oliveira, 1990-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632521
Resumo: Orientador: Carmen Zink Bolonhini
id UNICAMP-30_3bee512faba15ad42a80447d93f33d4e
oai_identifier_str oai::989632
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Autorizar-se a escrever : representações da autoria na UniversidadeAllowing oneself to write : authorship representations at UniversityAutoriaEscrita - Estudo e ensino (Superior)Universidades e faculdadesEstudantes universitáriosAnálise do discursoAuthorshipWriting - Study and teaching (Higher)Universities and collegesUniversity studentsDiscourse analysisOrientador: Carmen Zink BolonhiniDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Naturalizada como conflituosa, a prática de escrita na Universidade é marcada por dificuldades pouco discutidas. A questão da escrita no ensino superior tem sido silenciada porque se encerra na "simples explicação" de que o aluno, formado por um ensino básico deficitário, não sabe escrever. Esta dissertação, em filiação à Análise de Discurso francesa, pretende se deslocar dessa concepção reducionista, sustentando a discussão na compreensão da escrita enquanto instrumento político e da função-autor como uma função histórica. Esse posicionamento teórico reformula a questão da autoria como uma questão de direito à interpretação. Assumir-se autor, ocupar essa posição, é se representar nesse lugar: reconhecer-se e representar-se capaz de dizer o que quer dizer. Nosso objetivo é, portanto, compreender as representações da autoria na Universidade. O que o sujeito-aluno universitário significa como "ser autor" e quando ele se reconhece realizando essa imagem? Para isso, construímos um corpus composto por uma entrevista semiestruturada com quatro alunos do curso de Letras da Universidade Estadual de Campinas. As análises nos mostram que o aluno, formado em um processo de escolarização que lhe obriga ao lugar daquele que não-sabe e que, por isso, deve parafrasear sentidos autorizados a ele, é, na Universidade, convocado à responsabilização pelo seu dizer. Esse sujeito-aluno não reconhece espaço na relação com o outro (outros sentidos, outros discursos) para se autorizar a dizer o que quer dizer e, por isso, tem dificuldades de se inscrever nos discursos acadêmico e científico. Pretendemos, com essa discussão, contribuir para a construção de lugares, na Universidade, que trabalhem a compreensão da dimensão política e ideológica da escrita, isto é, dos processos históricos, políticos, simbólicos, inconscientes, que operam entre o querer escrever e o escritoAbstract: Labelled as conflicting, the writing practices at Universities are marked by difficulties which have not been much discussed. The question of writing at higher education has been silenced once it ends in the "simple explanation" that the student, coming from a deficient basic education, is not able to write. This study, applying the principles of the French Discourse Analysis, intends to move from this reductionist conception by encouraging the discussion of the reading comprehension as a political tool and of the author¿s role as a historical one. This approach reformulates the question of authorship as a question of rights to interpret. To call oneself author, to occupy this position, is to represent oneself in this place: to recognize and represent oneself capable of saying what one wants to say. Our objective is, therefore, to comprehend the representations of authorship at the University. What the subject-university student mean as an "author" and when does he/she recognize himself/herself performing this image? To this end, we have built a corpus composed by a semi-structured interview carried out with four students of the Bachelor of Letters course of Universidade Estadual de Campinas (State University of Campinas). The analyses show that the student, coming from a schooling process that imposes on him/her the place of the one who does not know, and therefore, must paraphrase meanings that have been authorised to him/her, is, at University, summoned to take responsibility for what he/she says. This subject-student does not recognize space in relation to the other (other meanings, discourses) to allow himself/herself to say what he/she wants to say and, for this reason, finds it difficult to enter the academic and scientific discourses. With this discussion, we intend to contribute to the creation of places, at the University, that work the comprehension of the political and ideological dimensions of writing, that is to say, of the historical, political, symbolic and unconscious processes that operate between the wish to write and what is writtenMestradoLinguagem e EducaçãoMestra em Linguística AplicadaCNPQ[s.n.]Bolonhini, Carmen Zink, 1957-Castellanos Pfeiffer, Claudia ReginaBernardo-Santos, Wilton JamesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPereira, Vitória Eugênia Oliveira, 1990-20172017-09-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (149 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632521PEREIRA, Vitória Eugênia Oliveira. Autorizar-se a escrever: representações da autoria na Universidade. 2017. 1 recurso online (149 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632521. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/989632Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-09T12:05:47Zoai::989632Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-01-09T12:05:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Autorizar-se a escrever : representações da autoria na Universidade
Allowing oneself to write : authorship representations at University
title Autorizar-se a escrever : representações da autoria na Universidade
spellingShingle Autorizar-se a escrever : representações da autoria na Universidade
Pereira, Vitória Eugênia Oliveira, 1990-
Autoria
Escrita - Estudo e ensino (Superior)
Universidades e faculdades
Estudantes universitários
Análise do discurso
Authorship
Writing - Study and teaching (Higher)
Universities and colleges
University students
Discourse analysis
title_short Autorizar-se a escrever : representações da autoria na Universidade
title_full Autorizar-se a escrever : representações da autoria na Universidade
title_fullStr Autorizar-se a escrever : representações da autoria na Universidade
title_full_unstemmed Autorizar-se a escrever : representações da autoria na Universidade
title_sort Autorizar-se a escrever : representações da autoria na Universidade
author Pereira, Vitória Eugênia Oliveira, 1990-
author_facet Pereira, Vitória Eugênia Oliveira, 1990-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bolonhini, Carmen Zink, 1957-
Castellanos Pfeiffer, Claudia Regina
Bernardo-Santos, Wilton James
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Vitória Eugênia Oliveira, 1990-
dc.subject.por.fl_str_mv Autoria
Escrita - Estudo e ensino (Superior)
Universidades e faculdades
Estudantes universitários
Análise do discurso
Authorship
Writing - Study and teaching (Higher)
Universities and colleges
University students
Discourse analysis
topic Autoria
Escrita - Estudo e ensino (Superior)
Universidades e faculdades
Estudantes universitários
Análise do discurso
Authorship
Writing - Study and teaching (Higher)
Universities and colleges
University students
Discourse analysis
description Orientador: Carmen Zink Bolonhini
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-09-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632521
PEREIRA, Vitória Eugênia Oliveira. Autorizar-se a escrever: representações da autoria na Universidade. 2017. 1 recurso online (149 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632521. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632521
identifier_str_mv PEREIRA, Vitória Eugênia Oliveira. Autorizar-se a escrever: representações da autoria na Universidade. 2017. 1 recurso online (149 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632521. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/989632
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (149 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189116269559808