Diversidade musical no curso de Licenciatura em Música da Unicamp : a relação entre os perfis dos alunos e os mecanismos de ingresso e permanência = Musical diversity in the Unicamp Music degree course: the relationship between student profiles and admission and permanence mechanisms

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Francieli Fernanda, 1990-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10822
Resumo: Orientador: Silvia Cordeiro Nassif
id UNICAMP-30_bb7ae326a55353ac685fe864375b7dfe
oai_identifier_str oai::1342038
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Diversidade musical no curso de Licenciatura em Música da Unicamp : a relação entre os perfis dos alunos e os mecanismos de ingresso e permanência = Musical diversity in the Unicamp Music degree course: the relationship between student profiles and admission and permanence mechanismsMusical diversity in the Unicamp Music degree course : the relationship between student profiles and admission and permanence mechanismsMúsica - Instrução e estudoUniversidades e faculdades - IngressoUniversidades e faculdades - CurrículosEstudantes universitários - Aspectos sociaisTestes de aptidãoEducação - Aspectos sociaisMusic - Study and teachingUniversities and colleges - AdmissionUniversities and colleges - CurriculaCollege students - Social aspectsAbility - TestingEducation - Social aspectsOrientador: Silvia Cordeiro NassifDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Esta pesquisa teve como objetivo principal analisar o perfil e percurso acadêmico dos alunos do curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP, através da análise das Provas de Habilidades Específicas - compreendendo a função desse filtro e sua relação com o perfil dos ingressantes. Compreender quais são os conteúdos e habilidades musicais presentes nessa prova permitiu não apenas investigar sua função enquanto etapa para ingresso, mas, também, como fio condutor que influencia a entrada, permanência e prática docente dos alunos nos diversos âmbitos da área da educação musical. Embora o foco da pesquisa tenha sido a Unicamp, também estudamos, como extensão a essas análises, os perfis dos ingressantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN, que não adota mais a prova de habilidades específicas no processo de ingresso. O contraponto entre as universidades contribuiu para a investigação da função desse filtro e para a verificação sobre até que ponto uma mudança na forma de ingresso obriga a criação de mecanismos alternativos de permanência na universidade. Além da análise das Provas de Habilidades Específicas, a pesquisa adotou como procedimentos metodológicos a análise dos projetos político-pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Música da Unicamp e UERN e questionários, aplicados via formulário Google, aos participantes de ambas as universidades. O trabalho se desenvolveu tomando como lentes para as análises de dados as teorias de Vigotski e Bourdieu, além de dialogar com autores da educação musical que desenvolveram estudos relacionados com o tema da pesquisa. As análises realizadas apontaram para uma forte consonância entre os conteúdos musicais presentes nas Provas de Habilidades Específicas e as disciplinas do curso; e para uma incompatibilidade entre as vivências de muitos alunos e os conteúdos musicais que estruturam o curso de Licenciatura em Música da UnicampAbstract: The purpose of this study was to investigate the profile and academic path of the students from a Music Degree course at University of Campinas (UNICAMP). Through the analyses of entrance skills tests it was possible to understand the relation between these tests and the student’s profile. Furthermore, the test’s content shows us how this knowledge is related to the student’s experience at the university, considering their entry, permanence and teaching practice. Although this research had concentrated at UNICAMP student's, another institution was observed to complement information: University of Estado do Rio Grande do Norte (UERN). The choice around this institution is associated with the fact that there are no more skills tests for the applicant. Both universities provided information that allowed us to counterbalance how a change in the skills test content is intimately related to the creation of alternative mechanisms for permanence in the university. Beyond the skills tests analysis, this research adopted the review of Pedagogical Projects of Music Degree courses from UNICAMP e UERN as a methodological procedure. The researcher also used questionnaires with the participants of both universities, by google forms. The work was developed taking Vygotsky and Bourdieu's theories as theoretical foundation for data analysis, in addition to dialoguing with music education authors who developed studies related to the research theme. These analyses show us there is a strong consonance between the skills test and disciplinary content. However when we look for the most student’s music experience and the disciplinary content we see incompatible pointsMestradoMúsica, Teoria, Criação e PráticaMestra em Música[s.n.]Nassif, Silvia Cordeiro, 1963-Monti, Ednardo Monteiro Gonzaga doGalizia, Fernando StanzioneUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMoreira, Francieli Fernanda, 1990-20232023-04-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (114 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/10822MOREIRA, Francieli Fernanda. Diversidade musical no curso de Licenciatura em Música da Unicamp: a relação entre os perfis dos alunos e os mecanismos de ingresso e permanência = Musical diversity in the Unicamp Music degree course: the relationship between student profiles and admission and permanence mechanisms. 2023. 1 recurso online (114 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10822. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1342038Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-06T17:38:30Zoai::1342038Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-07-06T17:38:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Diversidade musical no curso de Licenciatura em Música da Unicamp : a relação entre os perfis dos alunos e os mecanismos de ingresso e permanência = Musical diversity in the Unicamp Music degree course: the relationship between student profiles and admission and permanence mechanisms
Musical diversity in the Unicamp Music degree course : the relationship between student profiles and admission and permanence mechanisms
title Diversidade musical no curso de Licenciatura em Música da Unicamp : a relação entre os perfis dos alunos e os mecanismos de ingresso e permanência = Musical diversity in the Unicamp Music degree course: the relationship between student profiles and admission and permanence mechanisms
spellingShingle Diversidade musical no curso de Licenciatura em Música da Unicamp : a relação entre os perfis dos alunos e os mecanismos de ingresso e permanência = Musical diversity in the Unicamp Music degree course: the relationship between student profiles and admission and permanence mechanisms
Moreira, Francieli Fernanda, 1990-
Música - Instrução e estudo
Universidades e faculdades - Ingresso
Universidades e faculdades - Currículos
Estudantes universitários - Aspectos sociais
Testes de aptidão
Educação - Aspectos sociais
Music - Study and teaching
Universities and colleges - Admission
Universities and colleges - Curricula
College students - Social aspects
Ability - Testing
Education - Social aspects
title_short Diversidade musical no curso de Licenciatura em Música da Unicamp : a relação entre os perfis dos alunos e os mecanismos de ingresso e permanência = Musical diversity in the Unicamp Music degree course: the relationship between student profiles and admission and permanence mechanisms
title_full Diversidade musical no curso de Licenciatura em Música da Unicamp : a relação entre os perfis dos alunos e os mecanismos de ingresso e permanência = Musical diversity in the Unicamp Music degree course: the relationship between student profiles and admission and permanence mechanisms
title_fullStr Diversidade musical no curso de Licenciatura em Música da Unicamp : a relação entre os perfis dos alunos e os mecanismos de ingresso e permanência = Musical diversity in the Unicamp Music degree course: the relationship between student profiles and admission and permanence mechanisms
title_full_unstemmed Diversidade musical no curso de Licenciatura em Música da Unicamp : a relação entre os perfis dos alunos e os mecanismos de ingresso e permanência = Musical diversity in the Unicamp Music degree course: the relationship between student profiles and admission and permanence mechanisms
title_sort Diversidade musical no curso de Licenciatura em Música da Unicamp : a relação entre os perfis dos alunos e os mecanismos de ingresso e permanência = Musical diversity in the Unicamp Music degree course: the relationship between student profiles and admission and permanence mechanisms
author Moreira, Francieli Fernanda, 1990-
author_facet Moreira, Francieli Fernanda, 1990-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nassif, Silvia Cordeiro, 1963-
Monti, Ednardo Monteiro Gonzaga do
Galizia, Fernando Stanzione
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Música
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Francieli Fernanda, 1990-
dc.subject.por.fl_str_mv Música - Instrução e estudo
Universidades e faculdades - Ingresso
Universidades e faculdades - Currículos
Estudantes universitários - Aspectos sociais
Testes de aptidão
Educação - Aspectos sociais
Music - Study and teaching
Universities and colleges - Admission
Universities and colleges - Curricula
College students - Social aspects
Ability - Testing
Education - Social aspects
topic Música - Instrução e estudo
Universidades e faculdades - Ingresso
Universidades e faculdades - Currículos
Estudantes universitários - Aspectos sociais
Testes de aptidão
Educação - Aspectos sociais
Music - Study and teaching
Universities and colleges - Admission
Universities and colleges - Curricula
College students - Social aspects
Ability - Testing
Education - Social aspects
description Orientador: Silvia Cordeiro Nassif
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-04-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/10822
MOREIRA, Francieli Fernanda. Diversidade musical no curso de Licenciatura em Música da Unicamp: a relação entre os perfis dos alunos e os mecanismos de ingresso e permanência = Musical diversity in the Unicamp Music degree course: the relationship between student profiles and admission and permanence mechanisms. 2023. 1 recurso online (114 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10822. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/10822
identifier_str_mv MOREIRA, Francieli Fernanda. Diversidade musical no curso de Licenciatura em Música da Unicamp: a relação entre os perfis dos alunos e os mecanismos de ingresso e permanência = Musical diversity in the Unicamp Music degree course: the relationship between student profiles and admission and permanence mechanisms. 2023. 1 recurso online (114 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10822. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1342038
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (114 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138579313590272