O processo de refacção textual na linguagem escrita de sujeitos afasicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Heloísa de Oliveira, 1966-
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599278
Resumo: Orientadores: Edwiges Maria Morato, Raquel Salek Fiad
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spelling O processo de refacção textual na linguagem escrita de sujeitos afasicosAprendizagem perceptivaAfasiaComunicação escritaNeurolinguísticaLetramentoOrientadores: Edwiges Maria Morato, Raquel Salek FiadTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O tema deste trabalho, a refacção textual na linguagem escrita de sujeitos afásicos, inscreve-se no âmbito das pesquisas que visam aprofundar o estudo das relações entre oralidade e escrita no campo da Neurolingüística. Tradicionalmente, a linguagem escrita tem uma tímida inserção nos estudos das afasias, daí nossa proposta de empreender uma discussão sobre as características das condições de atividades de refacção nos textos escritos de sujeitos afásicos, partindo de três aspectos fundamentais: (1) a reflexão em torno da relação entre oralidade e letramento, (2) a consideração da importância dos processos de letramento dos sujeitos e (3) a consideração das condições de interação em que ocorrem. Além disso, através da observação do como a refacção aparece nas atividades desenvolvidas no Centro de Convivência de Afásicos, procuramos verificar se esses processos interferem, e de que maneira, na re-constituição da subjetividade de afásicos. Nesta tese, apresentamos algumas conceituações implicadas na compreensão do estatuto da linguagem escrita nos estudos relacionados à Neurolingüística, como os trabalhos desenvolvidos por Luria e por Vygotsky, concentrando-nos nas maneiras pelas quais a afasia pode afetar a linguagem escrita de diferentes sujeitos, com diferentes histórias e tipos de letramento, através da observação dos processos de refacção por eles efetuados. Propusemos algumas categorias de análise para os dados que procuraram abarcar as hipóteses de que: (1) fala/oralidade e escrita/letramento ocorrem de forma solidária e constitutiva; (2) o outro é um mediador essencial na produção escrita do sujeito afásico. A partir das concepções em torno da refacção e conceitos afins, realizamos uma reflexão relacionada ao uso do computador nas atividades propostas para análise das refacções, discutindo por fim o conceito de continuum entre discurso oral e escrito. Como procedimentos metodológicos, propusemos a escrita e a refacção de um texto no gênero relato de vida a três sujeitos afásicos, com letramentos, histórias, quadros afásicos e condições de vida diferentes. Realizamos um estudo qualitativo e longitudinal, em duas etapas: na primeira fase os textos foram elaborados manuscritamente e na segunda foram digitados. Analisamos os dados buscando as regularidades que se apresentaram e a possibilidade de dar visibilidade aos aspectos teóricos, cujas hipóteses levantamos neste trabalho: de uma maneira geral, quisemos romper com a dicotomia entre fala e escrita e apostamos na relação de uma concepção semiológica, heterogênea e de um ¿continuum dialético¿ entre ambas para sustentar esta hipótese. Concluímos que a refacção textual na linguagem escrita de sujeitos afásicos dá visibilidade à relação oralidade/letramento como uma prática interativa, marcada pela heterogeneidade de cada uma das modalidades de linguagem, bem como da relação entre ambas, e cuja qualidade textual está diretamente relacionada às condições de letramento e às práticas discursivas do sujeitoAbstract: The study of textual reformulation in the aphasics¿ written language is included in the researches which intend to examine carefully the relations between orality and writing in the field of Neurolinguistics. To construct the thesis presented here, we considered three fundamental aspects: the reflection on oral and written continuum; the relevance of aphasics literacy processes and the interaction conditions in which these processes occur. In addition, we consider how reformulation occurs during the activities developed in Centro de Convivência de Afásicos, checking out if these processes interfere with reconstitution of aphasics¿ subjectivity ¿ and in which way it happens. Considering the understanding of statute of written language in the studies related to Neurolinguistics, we concentrate on the way aphasia can affect written language in the different subjects based on the observation of reformulation processes carried by them. We focused on the following hypothesis: speech/orality and writing/literacy co-occur in a solidary and constitutive way and the interlocutor is an essential mediator to the aphasic¿s written production. Considering the conceptions about reformulation and the ideas constructed around it, we ponder over the use of computer in the activities that were carried out to analyze the process of reformulation, discussing at the end the concept of continuum. Three aphasics, which had different histories, literacy, type of aphasia and conditions of life, wrote and reformulated a story of their life about the aphasia. The qualitative and longitudinal study was carried out in two stages: at the first stage, the texts were elaborated in manuscript; at the second stage, these texts were reformulated and typed on the computer. The data were analyzed trying to breach the speech/writing dichotomy, considering instead a semiological and heterogeneous conception, which includes the idea of a dialectic continuum between writing and speech to support the hypothesis. It was concluded that textual reformulation in the aphasics¿ written language gives visibility to the oral/written relations as an interactive activity, marked by the heterogeneity of each language modalities, as well as gives visibility to the relation between these modalities. The textual quality is, therefore, directly related to the literacy conditions and to the subject discursive practices. It configures as an epilinguistic activity, a reflexive action made by the subject using language. These conditions put the subject connected to his/her subjectivityDoutoradoLingüísticaDoutor em Linguística[s.n.]Morato, Edwiges Maria, 1961-Fiad, Raquel Salek, 1948-Koch, Ingedore Grunfeld VillaçaRojo, Roxane Helena RodriguesSmolka, Ana Luiza BustamanteNovaes-Pinto, Rosana do CarmoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMacedo, Heloísa de Oliveira, 1966-20052005-01-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf227p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599278MACEDO, Heloísa de Oliveira. O processo de refacção textual na linguagem escrita de sujeitos afasicos. 2005. 227p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599278. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/332728porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:06:10Zoai::332728Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:06:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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