Argumentação e metacognição na solução de problemas aritmeticos de divisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Telma Assad, 1955-
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607003
Resumo: Orientador: Marcia Regina Ferreira de Brito
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spelling Argumentação e metacognição na solução de problemas aritmeticos de divisãoArgumentation and metacognition in the arithmetical problem solving of divisionSolução de problemasInteração socialDivisão (Aritmetica)MetacogniçãoProblem solvingSocial interactionDivision (Arithmetic)MetacognitionOrientador: Marcia Regina Ferreira de BritoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo : Este estudo teve como objetivo investigar a existência de relações entre a argumentação, a metacognição e o desempenho na solução de problemas aritméticos de divisão, rotineiros e não rotineiros, em dois diferentes ambientes: interativo, envolvendo as trocas argumentativas em díades e a utilização da técnica de ¿ pensar em voz alta¿ e não interativo, sem a discussão dos procedimentos empregados. A presente pesquisa também buscou examinar a influência dos modos de divisão partitiva e por quotas nos procedimentos de cálculo, realizados pelas crianças, na busca de soluções dos problemas apresentados. Participaram inicialmente deste estudo cinqüenta e oito estudantes de quartas séries do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual da região de Campinas-SP. A metodologia da investigação foi desenvolvida em três etapas: aplicação de um Pré-teste, tipo lápis e papel, contendo oito problemas aritméticos; quatro sessões dinamizadas a partir da argumentação e da interação social em díade, com a proposta de solução para os seis problemas apresentados; um Pós-teste com a mesma performance do Pré-teste. A partir dos resultados do pré-teste, foi realizada a escolha aleatória de trinta e seis sujeitos, sendo dezoito estudantes para a formação das díades do grupo experimental e dezoito para a composição do grupo controle, de acordo com os níveis de alto, médio e baixo desempenho. Os resultados principais, interpretados conforme os estudos empíricos de Piaget, Vergnaud e Ausubel e demais autores presentes no corpo teórico desta pesquisa, apontaram para uma significativa melhoria de desempenho entre a maioria dos sujeitos do grupo experimental, mediante a ocorrência de processos metacognitivos, onde as trocas argumentativas se tornaram também propulsoras do mecanismo da tomada de consciência. Nesta perspectiva, a relação dialógica estabelecida entre a argumentação e a metacognição em ambiente de interação social pressupõe que, em concordância com diversos estudos na área, este tipo de intervenção constitui-se em um elemento facilitador das aprendizagens significativas voltadas para a solução de problemas. A análise de dados evidenciou diferenças relevantes de pontuação no Pós-teste a favor do grupo experimental. A análise de protocolos buscou também contemplar alguns fatores relevantes considerados interferentes nas ações cognitivas, afetivas e sociais empreendidas pelos sujeitos envolvidos nesta pesquisa. Desta forma, os resultados deste estudo indicam que a argumentação, articulada à interação social, pode ser apontada como uma importante estratégia metodológica e enriquecedora dos processos metacognitivos na busca de solução de problemasAbstract : The objective of this study was to investigate the existence of relations between the argumentation, the metacognition and the performance in the arithmetical problem solving of division, routine and not routine, in two different environments: interactive, by means of exchanging of argumentation in pairs and the employment of the technique of ¿think out in loud voice¿ and not interactive, without discussion about the employed procedures. The present research also objectified to examine the influence of the partitive division and for quotas in the calculation procedures, carried through for the children, in the search for the solution of the presented problems. Initially participated in this study fifty eight students of a fourth state year of elementary school in the region of Campinas, SP. The methodology of the inquiry was developed in three stages: Pre-test application, type pencil and paper, containing, eight arithmetical problems; four sessions based on the argumentation and on the social interaction connected, made in pair, with the proposal of solution for six presented problems; an after-test with the same performance of the pre-test. Starting from the results of the pre test, the random choice was carried out with thirty six subjects, being eighteen students for the formation of the pairs of the experimental group and eighteen for the composition group control, according to the levels of high, medium and low performance. The main results, interpreted as the Piaget empirical studies, Vergnaud and Ausubel and other authors presented on the theoretical body of this research, showed a significant improvement of performance between the majority of the subjects of the experimental group, by means of the occurrence metacognitive processes, where the argumentative changes became also the mechanism propellants of the conscience taking. In this perspective, the dialogic relation established between the argumentation and the metacognition in a social interaction environment assumes that, in agreement with diverse studies in the area, this type of intervention constitutes itself in a facilitator element of the significant apprenticeships back toward the solution of problems. The data analyze evidenced relevant differences of punctuation in the after-test in favor of the experimental group. The protocol analysis also searched to contemplate some relevant factors considered interferents in the cognitive actions, affective and social undertook by the involved subjects in this research. Thus, the results of this study indicate that argumentation linked to social interaction may be pointed out as an important methodological strategy and an enricher of metacognition. in the search of problem solvingMestradoPsicologia, Desenvolvimento Humano e EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Brito, Marcia Regina Ferreira de, 1950-2018Brenelli, Rosely PalermoSpinillo, Alina GalvãoFini, Lucila Diehl TolaineLima, Valeria Scomparim deUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMello, Telma Assad, 1955-20082008-02-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf338 p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607003MELLO, Telma Assad. Argumentação e metacognição na solução de problemas aritmeticos de divisão. 2008. 338 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. 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