Interação social de problemas aritmeticos nas series iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Comério, Marta Santana, 1963-
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604920
Resumo: Orientador: Marcia Regina Ferreira de Brito
id UNICAMP-30_e85aa6521ce69156e202fee21f4e9572
oai_identifier_str oai::400601
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Interação social de problemas aritmeticos nas series iniciais do ensino fundamentalSocial interaction and arithmetic problem solving in the primary schoolInteração socialSolução de problemasAritméticaSocial interactionProblem solvingArithmeticOrientador: Marcia Regina Ferreira de BritoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar a interação social em díade durante a solução de problemas aritméticos rotineiros e não-rotineiros. O estudo também examina os procedimentos de solução e a representação gráfica adotada pelos participantes na solução de problemas de estrutura aditiva e multiplicativa. Participaram deste estudo vinte e quatro alunos de uma quarta série municipal do Ensino Fundamental. O plano empírico da investigação foi composto por um pré-teste (tipo lápis e papel) contendo doze problemas aritméticos, quatro sessões deliberadas de interação social em díade e um pós-teste com as mesmas características do pré-teste. O resultado do pré-teste também foi considerado na formação das díades de acordo com os níveis de desempenho: alto, médio e baixo. Os resultados principais, interpretados conforme as proposições de Vergnaud e dos estudos de Vigotski, indicaram que a maioria dos estudantes, após trabalharem em díade, apresentou avanço no desempenho. Em consonância com diversos estudos na área, a interação social foi vista como um fator facilitador do desenvolvimento conceitual da aritmética elementar veiculada à solução de problemas. As recomendações deste estudo apontaram a interação social entre os estudantes, durante a solução de problemas, como uma importante ferramenta no ensino e aprendizagem da matemáticaAbstract: This research had the purpose of investigating the social interaction in dyads during problem solving routine or non-routine arithmetics problems. The study also examines the procedures of solution and the graphic representation adopted by the participants in the problem solving of the addiction and multiplication structure. Twenty-four fourth-graded students, from a municipal school, took part in this study. The empiric investigation plan is formed by a pretest (pencil and paper) which contains twelve arithmetic problems, four sections deliberated of social interaction in dyad, and a post-test with the same characteristics of the pre-test. The result of the pre-test was also considered for dyad formation according to performance levels: high, medium and low. The main results, interpreted according to Vergnaud¿s propositions and Vigotski¿s studies, indicate that most students, after working in dyad, presented progress in their performance. In consonance with several studies in the area, the social interaction was faced as a facilitator of the conceptual development of elementary arithmetics guided to the problem solving. The recommendations of these studies indicate the social interaction among the students, during the problem solving, as an important tool on mathematics teaching and learningMestradoPsicologia, Desenvolvimento Humano e EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Brito, Marcia Regina Ferreira de, 1950-2018Amaro, Fernanda de Oliveira Soares TaxaAlves, Erica ValeriaFini, Lucila Diehl TolaineUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASComério, Marta Santana, 1963-20072007-02-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf263p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604920COMÉRIO, Marta Santana. Interação social de problemas aritmeticos nas series iniciais do ensino fundamental. 2007. 263p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604920. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/400601porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:52:22Zoai::400601Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:52:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Interação social de problemas aritmeticos nas series iniciais do ensino fundamental
Social interaction and arithmetic problem solving in the primary school
title Interação social de problemas aritmeticos nas series iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Interação social de problemas aritmeticos nas series iniciais do ensino fundamental
Comério, Marta Santana, 1963-
Interação social
Solução de problemas
Aritmética
Social interaction
Problem solving
Arithmetic
title_short Interação social de problemas aritmeticos nas series iniciais do ensino fundamental
title_full Interação social de problemas aritmeticos nas series iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Interação social de problemas aritmeticos nas series iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Interação social de problemas aritmeticos nas series iniciais do ensino fundamental
title_sort Interação social de problemas aritmeticos nas series iniciais do ensino fundamental
author Comério, Marta Santana, 1963-
author_facet Comério, Marta Santana, 1963-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brito, Marcia Regina Ferreira de, 1950-2018
Amaro, Fernanda de Oliveira Soares Taxa
Alves, Erica Valeria
Fini, Lucila Diehl Tolaine
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Comério, Marta Santana, 1963-
dc.subject.por.fl_str_mv Interação social
Solução de problemas
Aritmética
Social interaction
Problem solving
Arithmetic
topic Interação social
Solução de problemas
Aritmética
Social interaction
Problem solving
Arithmetic
description Orientador: Marcia Regina Ferreira de Brito
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-02-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604920
COMÉRIO, Marta Santana. Interação social de problemas aritmeticos nas series iniciais do ensino fundamental. 2007. 263p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604920. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604920
identifier_str_mv COMÉRIO, Marta Santana. Interação social de problemas aritmeticos nas series iniciais do ensino fundamental. 2007. 263p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604920. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/400601
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
263p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138426666090496