Dança - educação fisica : (in)tensas relações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brasileiro, Livia Tenorio
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609689
Resumo: Orientador: Eliana Ayoub
id UNICAMP-30_3d35497ae53283a20942ffbd86626614
oai_identifier_str oai::447116
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Dança - educação fisica : (in)tensas relaçõesDance - physical education : (in)tense relationsDançaEducação físicaFormação de professoresEscolasDancePhysical educationTeacher educationSchoolsOrientador: Eliana AyoubTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa reflete sobre as (in)tensas relações vividas entre dança e educação física no processo de formação de professores. Apresenta como questão central: Como os projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em dança e em educação física enunciam a dança? Situando-se dentre os estudos que investigam os conhecimentos necessários à formação de professores, tem como foco de discussão a dança como conhecimento a ser estudado na escola e como objetivo: analisar os sentidos e significados produzidos nas propostas curriculares dos cursos de formação de professores de educação física e de dança a respeito do conhecimento dança. Em seu primeiro capítulo, apresenta as Trajetórias da dança na educação brasileira¿, percorrendo os caminhos da dança ao longo do processo de escolarização brasileiro, através da inserção da arte e da educação física na escola, o que permite afirmar que, inicialmente, a dança não participava do processo de escolarização da arte, e apresentava-se de forma discreta na educação física. Porém, a sua presença, quando iniciam os cursos de formação em nível superior, demonstra que a dança é considerada um conhecimento necessário à formação de professores e, conseqüentemente, à prática pedagógica das escolas. Esse enraizamento permite compreender a inserção dos conhecimentos que se desdobram nos cursos de formação de professores, as licenciaturas. Caracteriza-se como uma pesquisa documental que tem como principal fonte os projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Dança e Licenciatura em Educação Física. Selecionei como campo de pesquisa, frente a inúmeros dados de análise, dois pares de instituições, sendo: o par da região sudeste, situado na cidade de Campinas, no Estado de São Paulo, na Universidade Estadual de Campinas, que congrega a Licenciatura em Dança do Instituto de Artes e a Licenciatura em Educação Física da Faculdade de Educação Física; e o par da região nordeste, situado na cidade de Salvador, no Estado da Bahia, na Universidade Federal da Bahia, congregando os cursos de Licenciatura em Dança da Escola de Dança e o Curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade de Educação. A partir das leituras dos projetos, foi possível destacar vários fragmentos com a intenção de compreender os sentidos e significados produzidos na construção do texto, buscando indícios, sinais que me possibilitaram aprofundar a análise. Os fragmentos foram organizados em dois blocos, compondo o terceiro e quarto capítulos. No primeiro bloco, estão as Reflexões sobre a dança no campo do conhecimento e da linguagem e nosegundo, congrego as reflexões sobre ¿A dança nas discussões sobre cultura¿. A análise explicita desafios que considero que essas áreas terão de enfrentar em seus atuais diálogos no processo de formação de professores e no espaço escolar, bem como a necessidade de ampliar as relações intensas entre dança e educação física, no sentido de diminuir as relações tensas entre essas áreas.Abstract: This paper brings a reflection about the intense relation developed between dancing and physical education in teacher education. It is focused on the question: how do pedagogical projects in graduate courses in dancing and physical education characterize dancing? This is one of the studies that investigate the knowledge necessary for teacher education. It emphasizes the discussion of dancing as knowledge to be studied at school and aims at analyzing senses and meanings derived from curricular standards in teacher education courses in physical education and dancing, concerning dancing knowledge. In its first chapter, the text presents the "History of dancing in Brazilian education", telling about the routes traveled by dancing during the Brazilian schooling process, through the insertion of art and physical education in the school curricula. This allows us to state that, at first, dancing was not part of the art schooling process, and was presented in a very subtle way in physical education. However, the presence of dancing in higher education has been showing that dancing is considered as knowledge which is necessary for teacher education and, consequently, for pedagogical practice at schools. This rooting helps us understand the insertion of knowledge that is extended to teacher education courses, or licentiateship courses. It is characterized as a documental research whose main source is the pedagogical projects from dancing and physical education licentiateship courses. Two pairs of institutions were selected from the research field according to several data: a pair from the southeast region, in the city of Campinas, São Paulo, at the State University, involving the dancing licentiateship course at the Art Institute, and another one from the northeast region, in Salvador, Bahia, at the Federal University of Bahia, involving the courses of Dancing licentiateship at the Dancing School, and licentiateship in physical education, at the Education College. From the analysis of projects, it was possible to spot several fragments, in order to understand the senses and meanings produced in building the text, searching for hints or signs which made it possible to deepen the analysis. The fragments were organized into two blocks, which compose the third and fourth chapters. The first one has "Reflections on dancing in the fields of knowledge and language", while the second one provides a reflection on "Dancing in discussions about culture". The analysis shows challenges that I believe these areas will have to face in their present teacher education processes, in school contexts, as well as the need to widen up the intense relation between dancing and physical education, in an attempt to reduce the tense relation between them.DoutoradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteDoutor em Educação[s.n.]Ayoub, Eliana, 1966-Vago, Tarcísio MauroSilva, Ana MárciaStrazzacappa Hernandez, Marcia MariaSoares, Carmen LúciaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBrasileiro, Livia Tenorio2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf application/x-compressed224 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609689BRASILEIRO, Livia Tenorio. Dança - educação fisica: (in)tensas relações. 2009. 224 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609689. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/447116https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/447116porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-28T15:18:43Zoai::447116Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-06-28T15:18:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dança - educação fisica : (in)tensas relações
Dance - physical education : (in)tense relations
title Dança - educação fisica : (in)tensas relações
spellingShingle Dança - educação fisica : (in)tensas relações
Brasileiro, Livia Tenorio
Dança
Educação física
Formação de professores
Escolas
Dance
Physical education
Teacher education
Schools
title_short Dança - educação fisica : (in)tensas relações
title_full Dança - educação fisica : (in)tensas relações
title_fullStr Dança - educação fisica : (in)tensas relações
title_full_unstemmed Dança - educação fisica : (in)tensas relações
title_sort Dança - educação fisica : (in)tensas relações
author Brasileiro, Livia Tenorio
author_facet Brasileiro, Livia Tenorio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ayoub, Eliana, 1966-
Vago, Tarcísio Mauro
Silva, Ana Márcia
Strazzacappa Hernandez, Marcia Maria
Soares, Carmen Lúcia
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Brasileiro, Livia Tenorio
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Educação física
Formação de professores
Escolas
Dance
Physical education
Teacher education
Schools
topic Dança
Educação física
Formação de professores
Escolas
Dance
Physical education
Teacher education
Schools
description Orientador: Eliana Ayoub
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609689
BRASILEIRO, Livia Tenorio. Dança - educação fisica: (in)tensas relações. 2009. 224 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609689. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609689
identifier_str_mv BRASILEIRO, Livia Tenorio. Dança - educação fisica: (in)tensas relações. 2009. 224 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609689. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/447116
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/447116
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf application/x-compressed
224 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189009352556544