O corpo observador em estado compositivo : atos de criação artística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Meireane Rodrigues Ribeiro de, 1970-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639849
Resumo: Orientador: Daniela Gatti
id UNICAMP-30_3d5f82a59d904f85e18feefbf4010720
oai_identifier_str oai::1157165
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O corpo observador em estado compositivo : atos de criação artísticaThe observant body in compositive state : acts of artistic creationDançaPercepçãoSentidos e sensaçõesSentidos e sensações na arteCotidianoProcesso criativoDancePerceptionSenses and sensationSenses and sensation in artEveryday lifeCreative processOrientador: Daniela GattiTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Este estudo teve como desafio investigar fenômenos da percepção artística na cotidianidade da dança, performance e artes visuais para capturar, a partir da experiência de observação do artista no ambiente, o ato criador. O argumento da pesquisa é que o artista é corpo percebedor que vivencia e se relaciona no ambiente cotidiano em cuja interação acontece a produção de sentidos que reverberam da experiência artística possibilidades de expressão poética. A motivação desta pesquisa vem do interesse de potencializar conhecimentos sobre o campo da percepção artística com base em perspectivas que se encontram em conceitos e práticas artísticas de modo a suscitar discussão, promover conhecimento e ressoar possibilidades de dispositivos no exercício de ações criadoras. O estudo se fundamenta nas teorias de Merleau-Ponty sobre os fenômenos da percepção do corpo e interfaces da observação do artista: sensorialidade na criação artística, leitura do olhar no ambiente/imagem, interações dos sentidos do corpo na relação corpo e objeto, corporificação das experiências do artista a partir do estado de atenção do corpo no dia a dia. O artista, na vida cotidiana, vivencia acontecimentos e é atravessado por experiências do corpo de sentidos, assim, o que vê, toca, escuta, sente, cheira se relaciona ao meio em que vive, o que faz potencializar atos de criação. É uma pesquisa que absorve o método cartográfico para captura de experiências de criação artística implicando a percepção sensível do corpo. A pesquisa foi até as experiências do artista para cartografar discursos, manifestos, expressões artísticas que apresentam pulsos de ato criador evidenciados por estados de percepção no intercurso da vida cotidiana, processos criativos e obras. Diálogos sobre corpo observador da criação artística de Eleonora Fabião (performance), Hélio Oiticica (artes visuais), Francisco Rider (performance), Francis Baiardi (dança) e Yara Costa (dança) entram na cena de discussão. Dentre as conclusões, verifica-se que o aluno/artista que cultiva práticas de percepção corporal (abordagens somáticas, técnicas de percepção de si e do outro), imersão e interação no ambiente, estado de atenção, apuro da percepção (lugar, corpo, objeto, relações) tem a possibilidade de ampliar a capacidade de perceber o mundo que se mostra, de potencializar oportunidades de criação artística e discursos poéticos em visão dilatadaAbstract: This study had as its challenge to investigate the phenomena of artistic perception in the daily life of dance, performance and visual arts to capture, from the artist¿s observation experience in the environment, the creative act. The argument of the research is that the artist is an observant body that experiences and relates in the everyday environment in whose interaction happens the production of meanings that reverberate from the artistic experience possibilities of poetic expression. The motivation of this research comes from the interest of enhancing knowledge about the field of artistic perception based on perspectives that are in artistic concepts and practices in order to arouse discussion, promote knowledge and resonate possibilities of devices in the exercise of creative actions. The study is based on Merleau-Ponty's theories about the phenomena of body perception and interfaces of the artist's observation: sensoriality in artistic creation, reading of the gaze in the environment/image, interactions of the senses of the body in the relation body and object, embodiment of experiences of the artist from the state of attention of the body in daily life. The artist, in everyday life, experiences events and is crossed by experiences of the body of senses, so what he sees, touches, listens, feels, smells is related to the environment in which he lives, which enhances the acts of creation. It is a research that absorbs the cartographic method to capture experiences of artistic creation implying the sensitive perception of the body. The research went to the artist's experiences to map discourses, manifestos, artistic expressions that present pulses of creative act evidenced by states of perception in the course of everyday life, creative processes and works. Dialogues about the observer body of Eleonora Fabião's artistic creation (performance), Hélio Oiticica (visual arts), Francisco Rider (performance), Francis Baiardi (dance) and Yara Costa (dance) enter the discussion scene of the work. Among conclusions, it is observed that the student/artist that cultivates body perceptions (somatic approach, perception techniques), environment immersion and interaction, alertness, perception development (place, body, object, relationship), has the possibility to enhance the outter world perception ability, maximizing opportunities of artistic creation and poetic speech in an enlarged visionDoutoradoTeatro, Dança e PerformanceDoutora em Artes da Cena[s.n.]Gatti, Daniela, 1967-Hirson, Raquel ScottiIanitelli, Leda Maria Muhana MartinezAlmeida, Karina Campos deGeraldi, Silvia MariaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes da CenaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCarvalho, Meireane Rodrigues Ribeiro de, 1970-20202020-07-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online ( 232p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639849CARVALHO, Meireane Rodrigues Ribeiro de. O corpo observador em estado compositivo: atos de criação artística. 2020. 1 recurso online ( 232p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639849. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1157165Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-27T19:36:38Zoai::1157165Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-10-27T19:36:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O corpo observador em estado compositivo : atos de criação artística
The observant body in compositive state : acts of artistic creation
title O corpo observador em estado compositivo : atos de criação artística
spellingShingle O corpo observador em estado compositivo : atos de criação artística
Carvalho, Meireane Rodrigues Ribeiro de, 1970-
Dança
Percepção
Sentidos e sensações
Sentidos e sensações na arte
Cotidiano
Processo criativo
Dance
Perception
Senses and sensation
Senses and sensation in art
Everyday life
Creative process
title_short O corpo observador em estado compositivo : atos de criação artística
title_full O corpo observador em estado compositivo : atos de criação artística
title_fullStr O corpo observador em estado compositivo : atos de criação artística
title_full_unstemmed O corpo observador em estado compositivo : atos de criação artística
title_sort O corpo observador em estado compositivo : atos de criação artística
author Carvalho, Meireane Rodrigues Ribeiro de, 1970-
author_facet Carvalho, Meireane Rodrigues Ribeiro de, 1970-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gatti, Daniela, 1967-
Hirson, Raquel Scotti
Ianitelli, Leda Maria Muhana Martinez
Almeida, Karina Campos de
Geraldi, Silvia Maria
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Meireane Rodrigues Ribeiro de, 1970-
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Percepção
Sentidos e sensações
Sentidos e sensações na arte
Cotidiano
Processo criativo
Dance
Perception
Senses and sensation
Senses and sensation in art
Everyday life
Creative process
topic Dança
Percepção
Sentidos e sensações
Sentidos e sensações na arte
Cotidiano
Processo criativo
Dance
Perception
Senses and sensation
Senses and sensation in art
Everyday life
Creative process
description Orientador: Daniela Gatti
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-07-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639849
CARVALHO, Meireane Rodrigues Ribeiro de. O corpo observador em estado compositivo: atos de criação artística. 2020. 1 recurso online ( 232p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639849. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639849
identifier_str_mv CARVALHO, Meireane Rodrigues Ribeiro de. O corpo observador em estado compositivo: atos de criação artística. 2020. 1 recurso online ( 232p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639849. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1157165
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online ( 232p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189166233157632