Curso de extensão universitaria PROEPRE : contribuição para formação de professores da creche

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Roberta Rocha
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609594
Resumo: Orientador: Orly Zucatto Mantovani de Assis
id UNICAMP-30_3ecb5e4bec5b19a638fdc48080305db3
oai_identifier_str oai::446117
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Curso de extensão universitaria PROEPRE : contribuição para formação de professores da crecheUniversity extension course PROEPRE : contribution to training of teachers in kindergartenEducação infantilCrechesCrianças - DesenvolvimentoFormação de professoresExtensão universitáriaInfantil educationDay nursery centersChild developmentTeachers trainningUniversity extensionOrientador: Orly Zucatto Mantovani de AssisTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente trabalho teve como objetivo pesquisar a influência do Curso de Extensão Universitária (PROEPRE): "Fundamentos teóricos e prática pedagógica para a educação Infantil I (EDU - 044)", na formação dos professores de creche. Fundamentado na teoria piagetiana, esse curso tem por objetivo a formação continuada de professores de creche de acordo com os princípios pedagógicos do PROEPRE- Programa de Educação Infantil e Ensino Fundamental-, conta também com a contribuição dos modelos curriculares oficiais das cidades de Reggio Emília (Itália) e Barcelona (Espanha), da "Associação Criança" da Universidade do Minho, Braga (Portugal). Para realizar essa investigação formaram-se dois grupos. O primeiro constituído por uma amostra de 34 alunos matriculados na cidade de Campinas-SP e, o segundo, por uma amostra de 29 alunos matriculados na cidade de Itapira-SP, totalizando, assim, uma amostra de 63 alunos. Para a coleta de dados utilizaram-se dois instrumentos: um questionário para obtenção dos dados demográficos, ou seja, a idade do aluno, o tempo de serviço, sua formação inicial e continuada, carga horária de trabalho; e um teste situacional, o qual foi aplicado como pré e pós-teste. A presente pesquisa foi desenvolvida em três etapas. A primeira etapa consistiu na aplicação do questionário para coleta dos dados demográficos, sendo que, ainda nesta fase, foi aplicado o teste situacional. Na segunda etapa as alunas participaram do curso do PROEPRE: "Fundamentos teóricos e práticas pedagógicas para a educação infantil I" e, na terceira e última etapa foi aplicado novamente o teste situacional. Tendo por objetivo comparar o desempenho das alunas no pré-teste e no pós-teste, foi realizada a análise estatística os resultados a fim de relacionar os dados demográficos e o desempenho apresentado no teste situacional e comparar o desempenho entre as turmas de Campinas-SP e Itapira-SP. Para isso foram utilizados a Análise de Variância (ANOVA), o teste de TuKey e o teste de Mann-Whitney. A análise estatística comprovou que houve mudança significativa nas concepções teóricas do professor, tanto na turma de Campinas-SP como na turma de Itapira-SP. Os resultados indicam que, a idade, o tempo de serviço, a carga horária de trabalho e a formação inicial não influenciaram as mudanças constatadas. Isso significa somente ao curso de extensão do qual participaram podem ser atribuídas às diferenças apontadas pelos resultados do pré-teste e do pós-teste. Tais resultados, também, sinalizam a necessidade e a importância de cursos específicos para a formação de professores de creche, que abordem o desenvolvimento global das crianças pequenas e a organização do trabalho pedagógico para essa instituição, conteúdos insuficientemente trabalhados na formação do professor.Abstract: The stage of development of the baby and the small child (0-3 years) has been considered a great importance to the the intelligence building, of the emotional ties, for the moral building, construction for the first habits and the motor building. Considering that the envionment where the baby and small child live, it influences the inicial constructions the day nursery centers must be an appropriate and safe place in order to occur this development. Throughout this work it, will be discussed the pedagogical practices from different countries, such as Spain, Italy, Portugal and Brazil that aims to contribute with quality work for this age group. In that sense, this work studied the influence that the course of University Extension - PROEPRE: Fundamentals theoretical and practical teaching for early childhood education (EDU-044) from Campinas, Grimsby, in the year 2007, is on the training of teachers in day nursey centers. For this research we use the data collection and analysis of two instruments: a question form to collect demographic data and situational test, applied as pre-and post-test. The results in this study, it showed that there were significant changes in the theoretical concepts of the teacher has attended the PROEPRE, which leads to reflect the necessity and importance of specific courses for the training of the teachers of day nursey centers.DoutoradoPsicologia EducacionalDoutor em Educação[s.n.]Assis, Orly Zucatto Mantovani de, 1939-Mantoan, Maria Teresa EglérVinha, Telma PileggiSaravali, Eliane GiachettoTotella, Jussara Cristina BarbozaUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBorges, Roberta Rocha2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf327 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609594BORGES, Roberta Rocha. Curso de extensão universitaria PROEPRE: contribuição para formação de professores da creche. 2009. 327 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609594. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/446117porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:33:13Zoai::446117Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:33:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Curso de extensão universitaria PROEPRE : contribuição para formação de professores da creche
University extension course PROEPRE : contribution to training of teachers in kindergarten
title Curso de extensão universitaria PROEPRE : contribuição para formação de professores da creche
spellingShingle Curso de extensão universitaria PROEPRE : contribuição para formação de professores da creche
Borges, Roberta Rocha
Educação infantil
Creches
Crianças - Desenvolvimento
Formação de professores
Extensão universitária
Infantil education
Day nursery centers
Child development
Teachers trainning
University extension
title_short Curso de extensão universitaria PROEPRE : contribuição para formação de professores da creche
title_full Curso de extensão universitaria PROEPRE : contribuição para formação de professores da creche
title_fullStr Curso de extensão universitaria PROEPRE : contribuição para formação de professores da creche
title_full_unstemmed Curso de extensão universitaria PROEPRE : contribuição para formação de professores da creche
title_sort Curso de extensão universitaria PROEPRE : contribuição para formação de professores da creche
author Borges, Roberta Rocha
author_facet Borges, Roberta Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Assis, Orly Zucatto Mantovani de, 1939-
Mantoan, Maria Teresa Eglér
Vinha, Telma Pileggi
Saravali, Eliane Giachetto
Totella, Jussara Cristina Barboza
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Roberta Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Creches
Crianças - Desenvolvimento
Formação de professores
Extensão universitária
Infantil education
Day nursery centers
Child development
Teachers trainning
University extension
topic Educação infantil
Creches
Crianças - Desenvolvimento
Formação de professores
Extensão universitária
Infantil education
Day nursery centers
Child development
Teachers trainning
University extension
description Orientador: Orly Zucatto Mantovani de Assis
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609594
BORGES, Roberta Rocha. Curso de extensão universitaria PROEPRE: contribuição para formação de professores da creche. 2009. 327 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609594. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609594
identifier_str_mv BORGES, Roberta Rocha. Curso de extensão universitaria PROEPRE: contribuição para formação de professores da creche. 2009. 327 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609594. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/446117
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
327 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138454719692800