A influencia de um programa de formação continuada com vistas a implantação do PROEPRE no desempenho de profissionais de creche assistenciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Dinara Pereira Lemos Paulino da
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602519
Resumo: Orientador: Orly Zucatto Mantovani de Assis
id UNICAMP-30_a434b2a00d6d2195d0de94bc33523b3f
oai_identifier_str oai::366531
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A influencia de um programa de formação continuada com vistas a implantação do PROEPRE no desempenho de profissionais de creche assistenciaisCrechesEducação de criançasEducação infantilFormação de professoresEducation of childrenDay care centersInfantile educationTeacher trainingOrientador: Orly Zucatto Mantovani de AssisDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho teve como objetivo verificar se, após participarem da formação continuada (PROFCEI), com duração de 10 meses, os educadores de creche modificariam a sua prática docente, de modo a favorecer o desenvolvimento das crianças de 0 a 4 anos. Participaram da amostra desta pesquisa três Instituições Assistenciais de Campinas que atendem crianças de 0 a 3 anos de idade. Este estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa-ação com 26 educadores que atuavam direta ou indiretamente com as crianças. Fundamentado na teoria construtivista piagetiana, o referido programa propiciou um curso de formação de 120 horas de estudos, analisando e refletindo sobre como favorecer o desenvolvimento da criança nos aspectos físico, afetivo, cognitivo e social; os princípios da teoria construtivista; a união entre cuidados e educação; o papel do educador na creche e os procedimentos de uma educação ativa. Durante o desenvolvimento do curso, acontecia, paralelamente, uma supervisão direta do trabalho dos educadores, de 40 horas em cada instituição. Nessas supervisões, eram observados diversos aspectos, tais como: o espaço físico, a relação entre os educadores e as crianças, as atividades pedagógicas e a estruturação da rotina diária. Esta dissertação relata o conteúdo ministrado ao longo do curso, os exemplos observados nas instituições durante a supervisão pedagógica e as orientações realizadas, bem como análise das mudanças ocorridas. A análise quantitativa dos dados coletados indica que 96,15% dos educadores, que fizeram parte do programa apresentaram mudanças em sua maneira de julgar as situações problemas apresentadas no teste situacional e a análise qualitativa evidencia que houve modificações na prática educativa e na maneira de se relacionar com as criançasAbstract: This work had as objective to verify if after participating in the continued formation course (PROFCEI), with a ten-month duration, day-care center educators would modify their teaching methods, in order to favor the development of the children between 0 the 4 years old. Three Assistential Institutions, that take care of children of 0 the 4 years old, of Campinas have participated of this research¿s sample. This study was made based on a research - action with 26 educators who worked direct or indirectly with the children. Based on the Piaget¿s Building Theory, the program was characterized by means of a 120 - hours formation course about how to favor the development of the children in the following aspects: physical, affective, cognitive and social; as well as, the principles of the building theory, the union between cares and education, the paper of the educator at the day - care center and the procedures for an active education. During the development of the course, a 40-hours per institution direct supervision of the work with the educators was made, during the supervisions several aspects were observed such as: the physical space, the pedagogical relation between educators and children, activities and the structural of the daily routine. This dissertation shows the content of this course, the examples observed in the institutions during the pedagogical supervision and the orientations that were carried through, analyzing the occurred changes. The quantitative analysis of the collected data indicates that the 96,15% educators, who had been part of the program had presented changes in their educational practice, and the qualitative analysis shown of the changes related with the childrenMestradoPsicologia, Desenvolvimento Humano e EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Assis, Orly Zucatto Mantovani de, 1939-Brenelli, Rosely PalermoTortella, Jussara Cristina BarbozaGodoy, Eliete Aparecida deArantes, Valério JoséUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCosta, Dinara Pereira Lemos Paulino da20062006-02-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf167 p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602519COSTA, Dinara Pereira Lemos Paulino da. A influencia de um programa de formação continuada com vistas a implantação do PROEPRE no desempenho de profissionais de creche assistenciais. 2006. 167 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602519. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/366531porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:30:33Zoai::366531Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:30:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A influencia de um programa de formação continuada com vistas a implantação do PROEPRE no desempenho de profissionais de creche assistenciais
title A influencia de um programa de formação continuada com vistas a implantação do PROEPRE no desempenho de profissionais de creche assistenciais
spellingShingle A influencia de um programa de formação continuada com vistas a implantação do PROEPRE no desempenho de profissionais de creche assistenciais
Costa, Dinara Pereira Lemos Paulino da
Creches
Educação de crianças
Educação infantil
Formação de professores
Education of children
Day care centers
Infantile education
Teacher training
title_short A influencia de um programa de formação continuada com vistas a implantação do PROEPRE no desempenho de profissionais de creche assistenciais
title_full A influencia de um programa de formação continuada com vistas a implantação do PROEPRE no desempenho de profissionais de creche assistenciais
title_fullStr A influencia de um programa de formação continuada com vistas a implantação do PROEPRE no desempenho de profissionais de creche assistenciais
title_full_unstemmed A influencia de um programa de formação continuada com vistas a implantação do PROEPRE no desempenho de profissionais de creche assistenciais
title_sort A influencia de um programa de formação continuada com vistas a implantação do PROEPRE no desempenho de profissionais de creche assistenciais
author Costa, Dinara Pereira Lemos Paulino da
author_facet Costa, Dinara Pereira Lemos Paulino da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Assis, Orly Zucatto Mantovani de, 1939-
Brenelli, Rosely Palermo
Tortella, Jussara Cristina Barboza
Godoy, Eliete Aparecida de
Arantes, Valério José
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Dinara Pereira Lemos Paulino da
dc.subject.por.fl_str_mv Creches
Educação de crianças
Educação infantil
Formação de professores
Education of children
Day care centers
Infantile education
Teacher training
topic Creches
Educação de crianças
Educação infantil
Formação de professores
Education of children
Day care centers
Infantile education
Teacher training
description Orientador: Orly Zucatto Mantovani de Assis
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-02-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602519
COSTA, Dinara Pereira Lemos Paulino da. A influencia de um programa de formação continuada com vistas a implantação do PROEPRE no desempenho de profissionais de creche assistenciais. 2006. 167 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602519. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
COSTA, Dinara Pereira Lemos Paulino da. A influencia de um programa de formação continuada com vistas a implantação do PROEPRE no desempenho de profissionais de creche assistenciais. 2006. 167 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602519. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602519
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/366531
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
167 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188943586918400