A influencia de um programa de formação continuada com vistas a implantação do PROEPRE no desempenho de profissionais de creche assistenciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602519 |
Resumo: | Orientador: Orly Zucatto Mantovani de Assis |
id |
UNICAMP-30_a434b2a00d6d2195d0de94bc33523b3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::366531 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A influencia de um programa de formação continuada com vistas a implantação do PROEPRE no desempenho de profissionais de creche assistenciaisCrechesEducação de criançasEducação infantilFormação de professoresEducation of childrenDay care centersInfantile educationTeacher trainingOrientador: Orly Zucatto Mantovani de AssisDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho teve como objetivo verificar se, após participarem da formação continuada (PROFCEI), com duração de 10 meses, os educadores de creche modificariam a sua prática docente, de modo a favorecer o desenvolvimento das crianças de 0 a 4 anos. Participaram da amostra desta pesquisa três Instituições Assistenciais de Campinas que atendem crianças de 0 a 3 anos de idade. Este estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa-ação com 26 educadores que atuavam direta ou indiretamente com as crianças. Fundamentado na teoria construtivista piagetiana, o referido programa propiciou um curso de formação de 120 horas de estudos, analisando e refletindo sobre como favorecer o desenvolvimento da criança nos aspectos físico, afetivo, cognitivo e social; os princípios da teoria construtivista; a união entre cuidados e educação; o papel do educador na creche e os procedimentos de uma educação ativa. Durante o desenvolvimento do curso, acontecia, paralelamente, uma supervisão direta do trabalho dos educadores, de 40 horas em cada instituição. Nessas supervisões, eram observados diversos aspectos, tais como: o espaço físico, a relação entre os educadores e as crianças, as atividades pedagógicas e a estruturação da rotina diária. Esta dissertação relata o conteúdo ministrado ao longo do curso, os exemplos observados nas instituições durante a supervisão pedagógica e as orientações realizadas, bem como análise das mudanças ocorridas. A análise quantitativa dos dados coletados indica que 96,15% dos educadores, que fizeram parte do programa apresentaram mudanças em sua maneira de julgar as situações problemas apresentadas no teste situacional e a análise qualitativa evidencia que houve modificações na prática educativa e na maneira de se relacionar com as criançasAbstract: This work had as objective to verify if after participating in the continued formation course (PROFCEI), with a ten-month duration, day-care center educators would modify their teaching methods, in order to favor the development of the children between 0 the 4 years old. Three Assistential Institutions, that take care of children of 0 the 4 years old, of Campinas have participated of this research¿s sample. This study was made based on a research - action with 26 educators who worked direct or indirectly with the children. Based on the Piaget¿s Building Theory, the program was characterized by means of a 120 - hours formation course about how to favor the development of the children in the following aspects: physical, affective, cognitive and social; as well as, the principles of the building theory, the union between cares and education, the paper of the educator at the day - care center and the procedures for an active education. During the development of the course, a 40-hours per institution direct supervision of the work with the educators was made, during the supervisions several aspects were observed such as: the physical space, the pedagogical relation between educators and children, activities and the structural of the daily routine. This dissertation shows the content of this course, the examples observed in the institutions during the pedagogical supervision and the orientations that were carried through, analyzing the occurred changes. The quantitative analysis of the collected data indicates that the 96,15% educators, who had been part of the program had presented changes in their educational practice, and the qualitative analysis shown of the changes related with the childrenMestradoPsicologia, Desenvolvimento Humano e EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Assis, Orly Zucatto Mantovani de, 1939-Brenelli, Rosely PalermoTortella, Jussara Cristina BarbozaGodoy, Eliete Aparecida deArantes, Valério JoséUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCosta, Dinara Pereira Lemos Paulino da20062006-02-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf167 p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602519COSTA, Dinara Pereira Lemos Paulino da. A influencia de um programa de formação continuada com vistas a implantação do PROEPRE no desempenho de profissionais de creche assistenciais. 2006. 167 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602519. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/366531porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:30:33Zoai::366531Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:30:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influencia de um programa de formação continuada com vistas a implantação do PROEPRE no desempenho de profissionais de creche assistenciais |
title |
A influencia de um programa de formação continuada com vistas a implantação do PROEPRE no desempenho de profissionais de creche assistenciais |
spellingShingle |
A influencia de um programa de formação continuada com vistas a implantação do PROEPRE no desempenho de profissionais de creche assistenciais Costa, Dinara Pereira Lemos Paulino da Creches Educação de crianças Educação infantil Formação de professores Education of children Day care centers Infantile education Teacher training |
title_short |
A influencia de um programa de formação continuada com vistas a implantação do PROEPRE no desempenho de profissionais de creche assistenciais |
title_full |
A influencia de um programa de formação continuada com vistas a implantação do PROEPRE no desempenho de profissionais de creche assistenciais |
title_fullStr |
A influencia de um programa de formação continuada com vistas a implantação do PROEPRE no desempenho de profissionais de creche assistenciais |
title_full_unstemmed |
A influencia de um programa de formação continuada com vistas a implantação do PROEPRE no desempenho de profissionais de creche assistenciais |
title_sort |
A influencia de um programa de formação continuada com vistas a implantação do PROEPRE no desempenho de profissionais de creche assistenciais |
author |
Costa, Dinara Pereira Lemos Paulino da |
author_facet |
Costa, Dinara Pereira Lemos Paulino da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Assis, Orly Zucatto Mantovani de, 1939- Brenelli, Rosely Palermo Tortella, Jussara Cristina Barboza Godoy, Eliete Aparecida de Arantes, Valério José Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Dinara Pereira Lemos Paulino da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Creches Educação de crianças Educação infantil Formação de professores Education of children Day care centers Infantile education Teacher training |
topic |
Creches Educação de crianças Educação infantil Formação de professores Education of children Day care centers Infantile education Teacher training |
description |
Orientador: Orly Zucatto Mantovani de Assis |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2006-02-23T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602519 COSTA, Dinara Pereira Lemos Paulino da. A influencia de um programa de formação continuada com vistas a implantação do PROEPRE no desempenho de profissionais de creche assistenciais. 2006. 167 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602519. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) COSTA, Dinara Pereira Lemos Paulino da. A influencia de um programa de formação continuada com vistas a implantação do PROEPRE no desempenho de profissionais de creche assistenciais. 2006. 167 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602519. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602519 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/366531 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 167 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188943586918400 |