Influência do treinamento de agilidade, com e sem dupla tarefa, na função física e cognitiva em idosos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638430 |
Resumo: | Orientador: Marco Carlos Uchida |
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Influência do treinamento de agilidade, com e sem dupla tarefa, na função física e cognitiva em idososInfluence of agility training, with and without dual task, on physical and cognitive function in the older adutsEnvelhecimentoCoordenação motoraCogniçãoCapacidade funcionalAgingMotor coordinationCognitionFunctional capacitiesOrientador: Marco Carlos UchidaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: Introdução: O envelhecimento está associado a diminuição da capacidade física e cognitiva, e as atividades e exercícios físicos podem atenuar estas, minimizando os riscos à saúde. As atividades que realizam simultaneamente tarefa física e cognitiva são denominadas - dupla tarefa ou Dual Task ¿ são realizadas na prática diária, e pode ser expressa na forma de exercício físico. Objetivo: Avaliar a influência do protocolo de agilidade, com e sem dupla tarefa, na função física e cognitiva de idosos. Métodos: Participantes (n = 16; idade média 67 ± 5 anos, ambos sexos), divididos em dois grupos: (1) grupo de agilidade (GA) ¿ 8 idosos; (2) grupo de com Dupla Tarefa (GDT) ¿ 8 idosos, estes foram equilibrados pelo mini exame de estado mental (MEEM). As intervenções foram de 14 semanas utilizando a escada de agilidade, GA e GDT, com 30 minutos por sessão, duas vezes na semana. Sendo as duas semanas iniciais de familiarização, seguidas de 12 semanas de intervenção controlada, sendo que o GDT realizava simultaneamente a tarefa motora e cognitiva (verbalização de itens categóricos [e.g. animais, frutas]). Os participantes foram avaliados nos momentos pré e após intervenção, através dos seguintes testes: físicos/funcionais (i. e., equilíbrio unipodal, levantar e sentar 5 vezes, velocidade da marcha, Timed Up and Go ¿ TUG, preensão manual, teste de agilidade ¿ Illinois), e cognitivos (i. e., TUG cognitivo, teste de memória ¿ pictográfico, fluência verbal, trail making test [teste trilha]). Para a análise dos dados, o nível de significância utilizado foi de p<0,05. O efeito do treinamento foi verificado utilizando o ANOVA two-way com Post Hoc de Tukey. Resultados: Nos testes funcionais (velocidade usual da marcha, levantar e sentar 5 vezes, TUG, preensão manual direita e esquerda, equilíbrio unipodal direito e esquerdo, teste de agilidade) houve melhoras entre os momentos (Pré-Pós) em ambos grupos. No aspecto cognitivo houve diferença entre os grupos no TUG cognitivo, sendo o GDT melhor (p = 0,02); e para ambos entre momentos nos testes: Pictográfico, e fluência verbal fonológica (apenas para os momentos 15 e 45 segundos). Nos testes de trilha e fluência verbal semântica e fonológica (para os outros momentos) não houve diferença. Conclusão: O treinamento utilizando a escada de agilidade em idosos resultou em melhoras tanto nas funções físicas, como cognitivas em ambos os grupos, o que possibilita dizer que este treinamento, com ou sem dupla tarefa, mostra-se eficiente e pode ser interessante a inclusão deste na rotina de treinamento para a população idosaAbstract: Introduction: Aging is associated with decreased physical and cognitive capacity, and physical activities and exercises can mitigate these and minimize health risks. Activities that perform both physical and cognitive tasks are called Dual Task that are performed in daily practices and can be expressed in the form of physical exercise. Aim: To evaluate the influence of an agility protocol, with and without dual task, on physical and cognitive functions of older adults. Methods: Participants (n = 16; mean age 67 ± 5 years, both sexes) divided into two groups: (1) Agility group (AG) - 8 older adults; (2) Dual Task group (DTG) - 8 older adults, these were balanced by the mini mental state exam (MMSE). Intervention were for 14-weeks using an agility ladder, AG and DTG, with 30 minutes per session, twice a week. The initial two weeks of familiarization followed by 12-weeks of controlled intervention, with the DTG performing both the motor and cognitive tasks (verbalization of categorical items [e. g. animals, fruits]). Participants were assessed before and after intervention, using the following tests: physical / functional tests (i. e. unipodal balance, get up and sit 5 times, gait speed, Timed Up and Go ¿ TUG, handgrip, agility test ¿ Illinois) and cognitive tests (cognitive TUG, test of memory ¿ pictographic, verbal fluency, trail making test). For data analysis, the significance level used was p < 0.05. The training effect was verified using the two-way ANOVA with Tukey's Post Hoc. Results: In the functional tests (usual gait speed, get up and sit 5 times, TUG, right and left handgrip, right and left unipodal balance, agility test) there were improvements between the moment (Pre-Post) in both groups. In the cognitive aspect, there was a difference between the groups in the cognitive TUG, with DTG being better (p = 0.02); and for both groups between moments in the tests: and phonological verbal fluency (only for moments 15 and 45 seconds). In the trail testing and semantic and phonological verbal fluency (for the other moments) there was no difference. Conclusion: Training using the agility ladder in older adults resulted in improvements in both physical and cognitive functions in both groups, which makes it possible to say that this training, with or without a dual task, proves to be efficient and may be interesting to include it in the training routine for older adults populationMestradoAtividade Física AdaptadaMestra em Educação FísicaCAPES1800789[s.n.]Uchida, Marco Carlos, 1971-Cadore, Eduardo LusaNeri, Anita LiberalessoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDe Lima, Vivian Castillo, 1993-20192019-12-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (67 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638430DE LIMA, Vivian Castillo. Influência do treinamento de agilidade, com e sem dupla tarefa, na função física e cognitiva em idosos. 2019. 1 recurso online (67 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638430. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1127111Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-17T19:44:01Zoai::1127111Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-04-17T19:44:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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