Alinhamento cognitivo em geociências em um curso de engenharia de petróleo e gás

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simas, Joemes de Lima, 1978-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/394
Resumo: Orientadores: Giorgio Basilici, Celso Dal Ré Carneiro
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spelling Alinhamento cognitivo em geociências em um curso de engenharia de petróleo e gásCognitive alignment for geosciences teaching in the oil and gas engineering courseDidáticaEnsino superiorGeociênciasEngenhariaAprendizagem significativaDidacticsHigher educationGeosciencesEngineeringMeaningful learningOrientadores: Giorgio Basilici, Celso Dal Ré CarneiroTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeociênciasResumo: Com o advento da indústria de petróleo e gás no Estado do Amazonas e com a necessidade de expansão de novas tecnologias, a Engenharia de Petróleo e Gás veio contribuir com a demanda de uma nova esfera profissional, cuja formação antes era determinada por cursos de pós-graduação em instituições de Ensino Superior. O curso em Engenharia de Petróleo e Gás da UFAM prepara profissionais para atuar nos processos de implantação e operacionalização das modernas tecnologias nas unidades da indústria de petróleo e gás. No curso as disciplinas de Geociências são a base para um bom entendimento da formação e exploração de hidrocarbonetos sendo necessária a adoção de estratégias de ensino que despertem nos alunos um maior interesse para esta área do conhecimento tão fundamental para a Engenharia de Petróleo, além de que estes tenham maior participação em sala de aula aumentando seus conhecimentos científicos. A metodologia envolve a aplicação de estratégias didáticas como o uso de mapas conceituais, a utilização de softwares livres e/ou comerciais em sala de aula além de montagem de equipamentos didáticos, buscando favorecer o processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas de Geofísica do Petróleo e Modelagem Geológica a partir do alinhamento construtivo proposto por Biggs sustentando assim um processo de ensino e aprendizagem significativa continuado no âmbito técnico-científico na área de Engenharia de Petróleo e Gás. A pesquisa envolveu tanto a investigação quantitativa (gráficos e análise dos dados) quanto a qualitativa (interação do pesquisador com a aplicação das estratégias didáticas). A partir das observações realizadas nas ofertas das disciplinas com aplicação metodológica e sem aplicação metodológica permitiu evidenciar que o planejamento das aulas é essencial para as atividades docentes. A avaliação positiva da utilização das estratégias didáticas nas disciplinas de Modelagem Geológica de Reservatórios e Geofísica do Petróleo permitiu atingir resultados importantes no processo de ensino-aprendizagem. As alternativas de ensino podem ser replicadas em outros cursos técnicos e superiores de Engenharia de Petróleo e GásAbstract: With the advent of the oil and gas industry in the State of Amazonas and the need to expand new technologies, Oil and Gas Engineering came to contribute to the demand for a new professional sphere, whose training was previously provided by post-graduate courses. graduation from higher education institutions. The course in Oil and Gas Engineering at UFAM prepares professionals to work in the processes of implementation and operation of modern technologies in the units of the oil and gas industry. In the course, the Geosciences disciplines are a basis for a good understanding of the formation and exploration of hydrocarbons, requiring the adoption of teaching that awakens in students a greater interest in this area of knowledge so fundamental to Petroleum Engineering, in addition to these occurring greater participation in the classroom increases their scientific knowledge. The methodology involves the application of didactic subjects such as the use of concept maps, the use of free and/or commercial software in the classroom, as well as the assembly of didactic equipment, seeking to favor the teaching-learning process in the disciplines of Petroleum and Geophysics Geological Modeling from the constructive alignment proposed by Biggs, thus sustaining a teaching and learning process explained continued in the technical-scientific scope in the Oil and Gas Engineering area. The research involved both quantitative investigation (graphics and data analysis) and qualitative (interaction of the researcher with the application of teaching strategies). From the classes held in disciplines with methodological application and without methodological application, it is evident that the planning of classes is essential for teaching activities. The positive evaluation of the use of didactics in the disciplines of Geological Modeling of Reservoirs and Petroleum Geophysics achieve important results in the teaching-learning process. As teaching alternatives, they can be replicated in other technical and higher education courses in Oil and Gas EngineeringDoutoradoEnsino e Historia de Ciencias da TerraDoutora em Ciências[s.n.]Basilici, Giorgio, 1959-Carneiro, Celso Dal Ré, 1951-Leite, Emilson PereiraArgollo Ferrão, André Munhoz deSilva, Clauzionor Lima daMourão, Arminda Rachel BotelhoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeociênciasUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSimas, Joemes de Lima, 1978-20212021-09-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (203 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/394SIMAS, Joemes de Lima. Alinhamento cognitivo em geociências em um curso de engenharia de petróleo e gás. 2021. 1 recurso online (203 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/394. 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