Práticas de aprendizagem em arte da performance : pesquisa-docência-criação por uma intensionalidade inominável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nardim, Thaise Luciane, 1984-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633184
Resumo: Orientadores: Verônica Fabrini Machado de Almeida, Cassiano Sydow Quilici
id UNICAMP-30_3fd354eede8adb426d194dcb080fdc3e
oai_identifier_str oai::994322
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Práticas de aprendizagem em arte da performance : pesquisa-docência-criação por uma intensionalidade inominávelLerning practices in performance art : research-teaching-creation for a unspeakable intensionalityPerformance (Arte)Arte - Estudo e ensinoArte contemporânea - Séc. XXIArte - PesquisaEstratégias de aprendizagemPerformance artArt - Studying and TeachingContemporary art - 21th centuryArt - ResearchLearning strategiesOrientadores: Verônica Fabrini Machado de Almeida, Cassiano Sydow QuiliciTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: A tese constrói-se a partir de encontros - e, disparadas por eles, de composições vibrantes -, entre a arte da performance, entendida a princípio como campo e então como conjunto de forças; o ato de escrever, tomado como conjunto de forças em oposição a composições que privilegiam a adequação normativa como princípio; a educação, entendida na sua especificidade de prática, isto é, de conjunto em que poética e política, pensar, fazer e sentir não se podem distinguir; e a prática da pesquisa-em-artes, quandonde (sic) mesmo em que esses cruzamentos fazem-se acontecimentos. Uma prática em especial é o campo de maquinação de experimentos de que a tese é uma forma em emergência: os processos de formação e de-formação da pesqusiadora-docente-artista responsável pelo "ensino" de arte-da-performance no contexto de um curso de graduação ofertado por uma universidade pública brasileira. Tendo como materiais narrativas, citações, descrições, personagens reais e fictícias, conversas no facebook e recorrendo a procedimentos como justaposições, atenção flutuante dedicada a afecções, análise de conteúdo, escrita não-criativa e desvios guiados pelo desejo atento, o texto intensiona (sic) facultar ao leitor experiências de leitura com as práticas que ele veio sendo e éAbstract: The thesis is constructed on encounters - and, triggered by them, on the compositions of vibrant bodies - between performance art, understood at first as a field and then as a set of forces; writing, taken as a set of forces opposed to compositions that privilege normative appropriateness as principles; education, understood in its specificity of being a practice, that is, a whole wherein the poetical and the political, thinking, doing and feeling can not be distinguished; and the practice of arts-based-research, whenre (sic) these intersections would become events. One practice is the machining field of the things of wich the thesis is an emerging form: the researcher-teacher-artist's processes of formation and un-formation as a teacher in charge of "teach" performance art in the context of an undergraduate course offered by a brazilian public university; Having as primary materials, narratives, quotations, descriptions, real and fictional characters, conversations on facebook and using procedures such as juxtapositions, floating attention dedicated to affections, content analysis, non-creative writing and deviations guided by attentive desire, the text could provide to the reader reading experiences with the practices that it have been being and that it isDoutoradoTeatro, Dança e PerformanceDoutora em Artes da CenaCAPES[s.n.]Almeida, Veronica Fabrini Machado de, 1960-Quilici, Cassiano Sydow, 1959-Bom-Tempo, Juliana SoaresLombardi, Lucia Maria Salgado dos SantosRabelo, Antonio Flávio AlvesFerracini, RenatoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes da CenaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNardim, Thaise Luciane, 1984-20172017-07-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (275 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633184NARDIM, Thaise Luciane. Práticas de aprendizagem em arte da performance: pesquisa-docência-criação por uma intensionalidade inominável. 2017. 1 recurso online (275 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633184. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/994322Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-11T11:39:04Zoai::994322Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-04-11T11:39:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de aprendizagem em arte da performance : pesquisa-docência-criação por uma intensionalidade inominável
Lerning practices in performance art : research-teaching-creation for a unspeakable intensionality
title Práticas de aprendizagem em arte da performance : pesquisa-docência-criação por uma intensionalidade inominável
spellingShingle Práticas de aprendizagem em arte da performance : pesquisa-docência-criação por uma intensionalidade inominável
Nardim, Thaise Luciane, 1984-
Performance (Arte)
Arte - Estudo e ensino
Arte contemporânea - Séc. XXI
Arte - Pesquisa
Estratégias de aprendizagem
Performance art
Art - Studying and Teaching
Contemporary art - 21th century
Art - Research
Learning strategies
title_short Práticas de aprendizagem em arte da performance : pesquisa-docência-criação por uma intensionalidade inominável
title_full Práticas de aprendizagem em arte da performance : pesquisa-docência-criação por uma intensionalidade inominável
title_fullStr Práticas de aprendizagem em arte da performance : pesquisa-docência-criação por uma intensionalidade inominável
title_full_unstemmed Práticas de aprendizagem em arte da performance : pesquisa-docência-criação por uma intensionalidade inominável
title_sort Práticas de aprendizagem em arte da performance : pesquisa-docência-criação por uma intensionalidade inominável
author Nardim, Thaise Luciane, 1984-
author_facet Nardim, Thaise Luciane, 1984-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Veronica Fabrini Machado de, 1960-
Quilici, Cassiano Sydow, 1959-
Bom-Tempo, Juliana Soares
Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos
Rabelo, Antonio Flávio Alves
Ferracini, Renato
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Nardim, Thaise Luciane, 1984-
dc.subject.por.fl_str_mv Performance (Arte)
Arte - Estudo e ensino
Arte contemporânea - Séc. XXI
Arte - Pesquisa
Estratégias de aprendizagem
Performance art
Art - Studying and Teaching
Contemporary art - 21th century
Art - Research
Learning strategies
topic Performance (Arte)
Arte - Estudo e ensino
Arte contemporânea - Séc. XXI
Arte - Pesquisa
Estratégias de aprendizagem
Performance art
Art - Studying and Teaching
Contemporary art - 21th century
Art - Research
Learning strategies
description Orientadores: Verônica Fabrini Machado de Almeida, Cassiano Sydow Quilici
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-07-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633184
NARDIM, Thaise Luciane. Práticas de aprendizagem em arte da performance: pesquisa-docência-criação por uma intensionalidade inominável. 2017. 1 recurso online (275 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633184. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633184
identifier_str_mv NARDIM, Thaise Luciane. Práticas de aprendizagem em arte da performance: pesquisa-docência-criação por uma intensionalidade inominável. 2017. 1 recurso online (275 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633184. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/994322
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (275 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189121554382848