Práticas de aprendizagem em arte da performance : pesquisa-docência-criação por uma intensionalidade inominável
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633184 |
Resumo: | Orientadores: Verônica Fabrini Machado de Almeida, Cassiano Sydow Quilici |
id |
UNICAMP-30_3fd354eede8adb426d194dcb080fdc3e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::994322 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas de aprendizagem em arte da performance : pesquisa-docência-criação por uma intensionalidade inominávelLerning practices in performance art : research-teaching-creation for a unspeakable intensionalityPerformance (Arte)Arte - Estudo e ensinoArte contemporânea - Séc. XXIArte - PesquisaEstratégias de aprendizagemPerformance artArt - Studying and TeachingContemporary art - 21th centuryArt - ResearchLearning strategiesOrientadores: Verônica Fabrini Machado de Almeida, Cassiano Sydow QuiliciTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: A tese constrói-se a partir de encontros - e, disparadas por eles, de composições vibrantes -, entre a arte da performance, entendida a princípio como campo e então como conjunto de forças; o ato de escrever, tomado como conjunto de forças em oposição a composições que privilegiam a adequação normativa como princípio; a educação, entendida na sua especificidade de prática, isto é, de conjunto em que poética e política, pensar, fazer e sentir não se podem distinguir; e a prática da pesquisa-em-artes, quandonde (sic) mesmo em que esses cruzamentos fazem-se acontecimentos. Uma prática em especial é o campo de maquinação de experimentos de que a tese é uma forma em emergência: os processos de formação e de-formação da pesqusiadora-docente-artista responsável pelo "ensino" de arte-da-performance no contexto de um curso de graduação ofertado por uma universidade pública brasileira. Tendo como materiais narrativas, citações, descrições, personagens reais e fictícias, conversas no facebook e recorrendo a procedimentos como justaposições, atenção flutuante dedicada a afecções, análise de conteúdo, escrita não-criativa e desvios guiados pelo desejo atento, o texto intensiona (sic) facultar ao leitor experiências de leitura com as práticas que ele veio sendo e éAbstract: The thesis is constructed on encounters - and, triggered by them, on the compositions of vibrant bodies - between performance art, understood at first as a field and then as a set of forces; writing, taken as a set of forces opposed to compositions that privilege normative appropriateness as principles; education, understood in its specificity of being a practice, that is, a whole wherein the poetical and the political, thinking, doing and feeling can not be distinguished; and the practice of arts-based-research, whenre (sic) these intersections would become events. One practice is the machining field of the things of wich the thesis is an emerging form: the researcher-teacher-artist's processes of formation and un-formation as a teacher in charge of "teach" performance art in the context of an undergraduate course offered by a brazilian public university; Having as primary materials, narratives, quotations, descriptions, real and fictional characters, conversations on facebook and using procedures such as juxtapositions, floating attention dedicated to affections, content analysis, non-creative writing and deviations guided by attentive desire, the text could provide to the reader reading experiences with the practices that it have been being and that it isDoutoradoTeatro, Dança e PerformanceDoutora em Artes da CenaCAPES[s.n.]Almeida, Veronica Fabrini Machado de, 1960-Quilici, Cassiano Sydow, 1959-Bom-Tempo, Juliana SoaresLombardi, Lucia Maria Salgado dos SantosRabelo, Antonio Flávio AlvesFerracini, RenatoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes da CenaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNardim, Thaise Luciane, 1984-20172017-07-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (275 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633184NARDIM, Thaise Luciane. Práticas de aprendizagem em arte da performance: pesquisa-docência-criação por uma intensionalidade inominável. 2017. 1 recurso online (275 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633184. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/994322Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-11T11:39:04Zoai::994322Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-04-11T11:39:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de aprendizagem em arte da performance : pesquisa-docência-criação por uma intensionalidade inominável Lerning practices in performance art : research-teaching-creation for a unspeakable intensionality |
title |
Práticas de aprendizagem em arte da performance : pesquisa-docência-criação por uma intensionalidade inominável |
spellingShingle |
Práticas de aprendizagem em arte da performance : pesquisa-docência-criação por uma intensionalidade inominável Nardim, Thaise Luciane, 1984- Performance (Arte) Arte - Estudo e ensino Arte contemporânea - Séc. XXI Arte - Pesquisa Estratégias de aprendizagem Performance art Art - Studying and Teaching Contemporary art - 21th century Art - Research Learning strategies |
title_short |
Práticas de aprendizagem em arte da performance : pesquisa-docência-criação por uma intensionalidade inominável |
title_full |
Práticas de aprendizagem em arte da performance : pesquisa-docência-criação por uma intensionalidade inominável |
title_fullStr |
Práticas de aprendizagem em arte da performance : pesquisa-docência-criação por uma intensionalidade inominável |
title_full_unstemmed |
Práticas de aprendizagem em arte da performance : pesquisa-docência-criação por uma intensionalidade inominável |
title_sort |
Práticas de aprendizagem em arte da performance : pesquisa-docência-criação por uma intensionalidade inominável |
author |
Nardim, Thaise Luciane, 1984- |
author_facet |
Nardim, Thaise Luciane, 1984- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, Veronica Fabrini Machado de, 1960- Quilici, Cassiano Sydow, 1959- Bom-Tempo, Juliana Soares Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos Rabelo, Antonio Flávio Alves Ferracini, Renato Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nardim, Thaise Luciane, 1984- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Performance (Arte) Arte - Estudo e ensino Arte contemporânea - Séc. XXI Arte - Pesquisa Estratégias de aprendizagem Performance art Art - Studying and Teaching Contemporary art - 21th century Art - Research Learning strategies |
topic |
Performance (Arte) Arte - Estudo e ensino Arte contemporânea - Séc. XXI Arte - Pesquisa Estratégias de aprendizagem Performance art Art - Studying and Teaching Contemporary art - 21th century Art - Research Learning strategies |
description |
Orientadores: Verônica Fabrini Machado de Almeida, Cassiano Sydow Quilici |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-07-27T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633184 NARDIM, Thaise Luciane. Práticas de aprendizagem em arte da performance: pesquisa-docência-criação por uma intensionalidade inominável. 2017. 1 recurso online (275 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633184. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633184 |
identifier_str_mv |
NARDIM, Thaise Luciane. Práticas de aprendizagem em arte da performance: pesquisa-docência-criação por uma intensionalidade inominável. 2017. 1 recurso online (275 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633184. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/994322 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (275 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189121554382848 |