Inovações pedagógicas e a educação superior a distância e semipresencial por meio de dispositivos móveis : estudos na USP, UNICAMP e UNESP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliani, Gilberto, 1960-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/71
Resumo: Orientador: Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira
id UNICAMP-30_3fd7cdaa4bb6f351115ed52a492ebe81
oai_identifier_str oai::1230368
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Inovações pedagógicas e a educação superior a distância e semipresencial por meio de dispositivos móveis : estudos na USP, UNICAMP e UNESPPedagogical innovations and the higher education distance and blended learning with mobile devices : studies at USP, UNICAMP and UNESPInovações pedagogicasEnsino a distânciaEducação superiorDispositivos móveisCultura digitalPedagogical innovationDistance educationHigher educationMobile devicesDigital cultureOrientador: Elisabete Monteiro de Aguiar PereiraTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho objetivou pesquisar na Universidade de São Paulo (USP), na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) quais as inovações pedagógicas propiciadas pelas potencialidades tecnológicas dos dispositivos móveis com conexão sem fio (smartphones, phablets e telefones celulares) que estão sendo praticadas e que podem contribuir para o oferecimento de cursos regulares de graduação e ou de pós-graduação (lato sensu, stricto sensu) na modalidade Educação a Distância e ou educação semipresencial. Adotamos a pesquisa qualitativa e quantitativa, com opção metodológica de Estudo de Casos Múltiplos, utilizando os seguintes instrumentos: questionários com questões abertas e fechadas aplicados por meio das redes multisserviços, e entrevistas semiestruturadas por meio de videoconferências ou presencialmente, com a gravação audiovisual. Os sujeitos da pesquisa são professores com experiências no oferecimento de cursos na modalidade Educação a Distância e ou educação semipresencial por meio de unidades que viabilizam o oferecimento em suas infraestruturas físicas, tecnológicas e de recursos humanos tais como: o Núcleo de Pesquisa em Tecnologias e Ambientes Educacionais da USP, campus de Ribeirão Preto; o Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais da UNICAMP; o Núcleo de Educação a Distância da UNESP; o Núcleo de Educação a Distância e Tecnologias de Informação em Saúde da Faculdade de Medicina de Botucatu da UNESP e outras unidades que dispõem de infraestruturas para o oferecimento de cursos nas universidades pesquisadas. Ainda, unidades que propiciam apoio ao docente para o ensino, como: o Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem na UNICAMP; o Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas na USP, e o Centro de Estudos e Práticas Pedagógicas na UNESP. Delimitamos o período da investigação no início do ano de 2007, até o primeiro bimestre de 2018. A amostra ocorreu com 4.618 sujeitos, tendo 377 respondentes, sendo 368 por meio de questionários e 09 entrevistados com experiências em cargos que desenvolvem atividades pertinentes à pesquisa. Os resultados trouxeram ser relevante uma disrupção do modelo de ensino nas universidades pesquisadas e que elas: reformulem os seus currículos e pratiquem e propiciem metodologias de ensino inovadoras, que efetivamente preparam os alunos para o mundo do trabalho do século XXI; revisem as concepções pedagógicas de transmissão de conhecimento, onde o professor é o seu detentor, para o conceito de construção de conhecimento, onde o aluno é ativo; criem diretrizes com políticas que visam a implantação de Programas de Preparação Docente permanentes para que os professores adquiram conhecimentos sobre a aplicação de Metodologias Ativas, as potencialidades tecnológicas e pedagógicas dos dispositivos por meio de Oficinas, com a prática na ferramenta móvel. Temos expectativas que o trabalho possa propiciar subsídios e diretrizes a estas e a outras universidades que buscam a prática em inovações pedagógicas para o ensino e a aprendizagem utilizando-se de dispositivos móveis como ferramentas de apoio para o oferecimento de cursos regulares na modalidade Educação a Distância e ou educação semipresencialAbstract: This work aimed to investigate at the University of São Paulo (USP), the University of Campinas (UNICAMP) and the "Júlio de Mesquita Filho" Paulista State University (UNESP) which are the pedagogical innovations enabled by the technological potentialities of wireless devices (smartphones, phablets and cell phones) that are being practiced and that can contribute to the provision of regular undergraduate and or postgraduate courses (lato sensu, stricto sensu) in the Distance Education and or blended learning modalities. We adopted the methodologies of qualitative and quantitative research, with the methodological option of Multiple Case Study, using the following instruments: questionnaires with open and closed questions applied through multiservices networks and semi-structured interviews through videoconferences or in person, with audiovisual records. The subjects of the research are professors with experience offering courses in the distance learning and or blended learning modalities, through units that make feasible their offer using physical, technological and human resources infrastructure such as: the Nucleus of Research in Technologies and Educational Environments of USP, campus Ribeirão Preto; the Manager Group of Educational Technologies of UNICAMP; the UNESP Nucleus of Distance Education; the Nucleus of Distance Education and Information Technology in Health of the Faculty of Medicine of Botucatu of UNESP and other units that make available infrastructure for the offering of courses in the researched universities. Also, units that provide professors support for teaching, such as: the Space for Support of Teaching and Learning at UNICAMP; the Nucleus of Research in New Pedagogic Architectures of USP; and the Center of Studies and Pedagogic Practices of UNESP. We set the research period starting at the beginning of 2007, until the first two months of 2018. The sample consisted of 4,618 subjects, having 377 respondents, 368 through questionnaires and 09 interviewed, who have experience in positions that develop activities relevant to the research. The results showed that a disruption in the teaching model of universities is relevant and they should: reformulate their curriculum, and practice and provide innovative teaching methodologies that effectively prepare students for the world of 21st century work; review the pedagogical conception of knowledge transmission, where the teacher is its holder, to a concept of knowledge construction, where the student is active; create guidelines with policies aimed at the implementation of permanent Professor Preparation Programs so that teachers acquire knowledge on the application of Active Methodologies and the technological and pedagogical potentialities of the devices through workshops, with practice on mobile tools. We expect that this work should provide subsidies and guidelines to these and other universities that seek to practice pedagogical innovations for teaching and learning using mobile devices as support tools for the offering of regular courses in the Distance Education and or blended learning modalitiesDoutoradoEnsino e Práticas CulturaisDoutor em Educação[s.n.]Pereira, Elisabete Monteiro de Aguiar, 1949-Valente, José ArmandoSchlünzen Junior, KlausAlmeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto deOliveira Neto, Jose Dutra deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliani, Gilberto, 1960-20192019-07-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (377 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/71OLIANI, Gilberto. Inovações pedagógicas e a educação superior a distância e semipresencial por meio de dispositivos móveis: estudos na USP, UNICAMP e UNESP. 2019. 1 recurso online (377 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/71. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1230368Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-05T13:27:46Zoai::1230368Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-11-05T13:27:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Inovações pedagógicas e a educação superior a distância e semipresencial por meio de dispositivos móveis : estudos na USP, UNICAMP e UNESP
Pedagogical innovations and the higher education distance and blended learning with mobile devices : studies at USP, UNICAMP and UNESP
title Inovações pedagógicas e a educação superior a distância e semipresencial por meio de dispositivos móveis : estudos na USP, UNICAMP e UNESP
spellingShingle Inovações pedagógicas e a educação superior a distância e semipresencial por meio de dispositivos móveis : estudos na USP, UNICAMP e UNESP
Oliani, Gilberto, 1960-
Inovações pedagogicas
Ensino a distância
Educação superior
Dispositivos móveis
Cultura digital
Pedagogical innovation
Distance education
Higher education
Mobile devices
Digital culture
title_short Inovações pedagógicas e a educação superior a distância e semipresencial por meio de dispositivos móveis : estudos na USP, UNICAMP e UNESP
title_full Inovações pedagógicas e a educação superior a distância e semipresencial por meio de dispositivos móveis : estudos na USP, UNICAMP e UNESP
title_fullStr Inovações pedagógicas e a educação superior a distância e semipresencial por meio de dispositivos móveis : estudos na USP, UNICAMP e UNESP
title_full_unstemmed Inovações pedagógicas e a educação superior a distância e semipresencial por meio de dispositivos móveis : estudos na USP, UNICAMP e UNESP
title_sort Inovações pedagógicas e a educação superior a distância e semipresencial por meio de dispositivos móveis : estudos na USP, UNICAMP e UNESP
author Oliani, Gilberto, 1960-
author_facet Oliani, Gilberto, 1960-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Elisabete Monteiro de Aguiar, 1949-
Valente, José Armando
Schlünzen Junior, Klaus
Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de
Oliveira Neto, Jose Dutra de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliani, Gilberto, 1960-
dc.subject.por.fl_str_mv Inovações pedagogicas
Ensino a distância
Educação superior
Dispositivos móveis
Cultura digital
Pedagogical innovation
Distance education
Higher education
Mobile devices
Digital culture
topic Inovações pedagogicas
Ensino a distância
Educação superior
Dispositivos móveis
Cultura digital
Pedagogical innovation
Distance education
Higher education
Mobile devices
Digital culture
description Orientador: Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-07-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/71
OLIANI, Gilberto. Inovações pedagógicas e a educação superior a distância e semipresencial por meio de dispositivos móveis: estudos na USP, UNICAMP e UNESP. 2019. 1 recurso online (377 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/71. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/71
identifier_str_mv OLIANI, Gilberto. Inovações pedagógicas e a educação superior a distância e semipresencial por meio de dispositivos móveis: estudos na USP, UNICAMP e UNESP. 2019. 1 recurso online (377 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/71. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1230368
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (377 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189177787416576