A utilização de recursos audiovisuais em comunidades virtuais de aprendizagem : potencialidades e limites para comunicação e construção de conhecimentos em rede

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodriguez, Carla Lopes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615928
Resumo: Orientador: Jose Armando Valente
id UNICAMP-30_3ff4f773db22fedbe04b8baaa14991e0
oai_identifier_str oai::805896
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A utilização de recursos audiovisuais em comunidades virtuais de aprendizagem : potencialidades e limites para comunicação e construção de conhecimentos em redeThe use of audiovisual resources in virtual learning communities : potentialities and limits to communication and knowledge construction in networkComunidades virtuaisAmbiente virtual de aprendizagemRedes sociais on-lineTecnologia da informação e comunicaçãoInclusão digitalVirtual communityVirtual learning environmentOnline social networksInformation technology and communicationDigital inclusionOrientador: Jose Armando ValenteTesse (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Esta tese tem como objetivo mostrar de quais formas a utilização de recursos audiovisuais, como câmeras digitais, aparelhos portáteis multiplayer e ferramentas hipermidiáticas disponíveis em um ambiente de Educação a Distância (EAD), pode favorecer a comunicação e a construção de conhecimentos em rede em um contexto de Inclusão Digital. Esses recursos foram utilizados para o processo de interação e produção de conhecimentos por uma Comunidade Virtual de Aprendizagem (CVA) em formação. Essa CVA, denominada Re@ge - Rede virtual de Agentes - instanciada no ambiente de EAD Tidia-Ae/Sakai, foi composta por pesquisadores, médicos, agentes comunitários de saúde, educador físico, enfermeiros e pessoas vinculadas aos espaços públicos de acesso as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) do município de Pedreira, interior do estado de São Paulo (Brasil). Neste contexto, foram criadas situações colaborativas de aprendizagem onde os usuários/aprendizes se apropriavam dos procedimentos, estratégias e recursos disponíveis para coletar, discutir e gerar conteúdos multimidiáticos. Os conteúdos coletados eram compartilhados, discutidos e reelaborados pelos participantes na comunidade virtual e, posteriormente, distribuídos à população por meio de diferentes mídias. A metodologia utilizada para esta investigação foi a da pesquisa-ação e os dados coletados, por meio de questionários, entrevistas semiestruturadas e observação participante, foram analisados qualitativamente com o apoio do software para Classificação Hierárquica Implicativa e Coesiva (CHIC). A análise dos dados compilados explicitou como o uso dos recursos audiovisuais e ferramentas hipermidiáticas disponíveis, aliados às estratégias de capacitação utilizadas, possibilitaram as diferentes formas de expressão (texto, áudio, vídeo e foto), o estabelecimento da comunicação e a construção de conhecimentos entre os participantes da CVA. Com base nos resultados alcançados foi possível ainda compreender as potencialidades e os limites dos recursos disponíveis de forma que o seu uso pudesse ser capaz de incrementar o processo de interação, superando as limitações da capacitação nos moldes tradicionais e ampliando as possibilidades de aprendizagemAbstract: This thesis aims to show how the use of audiovisual resources, such as digital cameras, handheld devices and multiplayer tools available in a hypermedia environment for Distance Education (EAD), can help build communication and networking skills in a context Digital Inclusion. These funds were used for the process of interaction and knowledge production by a Virtual Learning Community (VLC) in training. This VLC, called Re@ge - Network Virtual Agents - instantiated in the distance education environment Tidia-Ae/Sakai was comprised of researchers, physicians, community health agents, physical educator, nurses and other people linked to public spaces Access Technologies Information and Communication Technology (ICT) in the municipality of Pedreira, the state of São Paulo (Brazil). Thus, we created collaborative learning situations where the users/learners take ownership of the procedures, strategies and resources to gather, discuss and generate multimediatic content. The contents collected were shared, discussed and reworked by the participants in the virtual community and then distributed to the population through different media. The methodology for this research was action research and data collected through questionnaires, interviews and participant observation, were qualitatively analyzed with the assistance of software for Hierarchical Classification Implicative and Cohesive (CHIC). The analysis of data compiled explained how the use of audiovisual aids and hypermedia tools available, combined with capacity building strategies used, allowed the different forms of expression (text, audio, video and photo), the establishment of communication and the construction of knowledge among participants of the VLC. Based on the results was impossible to understand the potential and limits of available resources so that their use might be able to boost the interaction process, overcoming the limitations of training in the traditional and expanding learning opportunitiesDoutoradoArtes VisuaisDoutor em Artes[s.n.]Valente, José Armando, 1948-Hildebrand, Hermes RenatoBaranauskas, Maria Cecilia CalaniLopes, Roseli de DeusNeris, Vânia Paula de AlmeidaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em ArtesUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRodriguez, Carla Lopes2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf257 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615928RODRIGUEZ, Carla Lopes. A utilização de recursos audiovisuais em comunidades virtuais de aprendizagem: potencialidades e limites para comunicação e construção de conhecimentos em rede. 2011. 257 p. Tesse (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615928. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/805896porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:21:28Zoai::805896Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:21:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização de recursos audiovisuais em comunidades virtuais de aprendizagem : potencialidades e limites para comunicação e construção de conhecimentos em rede
The use of audiovisual resources in virtual learning communities : potentialities and limits to communication and knowledge construction in network
title A utilização de recursos audiovisuais em comunidades virtuais de aprendizagem : potencialidades e limites para comunicação e construção de conhecimentos em rede
spellingShingle A utilização de recursos audiovisuais em comunidades virtuais de aprendizagem : potencialidades e limites para comunicação e construção de conhecimentos em rede
Rodriguez, Carla Lopes
Comunidades virtuais
Ambiente virtual de aprendizagem
Redes sociais on-line
Tecnologia da informação e comunicação
Inclusão digital
Virtual community
Virtual learning environment
Online social networks
Information technology and communication
Digital inclusion
title_short A utilização de recursos audiovisuais em comunidades virtuais de aprendizagem : potencialidades e limites para comunicação e construção de conhecimentos em rede
title_full A utilização de recursos audiovisuais em comunidades virtuais de aprendizagem : potencialidades e limites para comunicação e construção de conhecimentos em rede
title_fullStr A utilização de recursos audiovisuais em comunidades virtuais de aprendizagem : potencialidades e limites para comunicação e construção de conhecimentos em rede
title_full_unstemmed A utilização de recursos audiovisuais em comunidades virtuais de aprendizagem : potencialidades e limites para comunicação e construção de conhecimentos em rede
title_sort A utilização de recursos audiovisuais em comunidades virtuais de aprendizagem : potencialidades e limites para comunicação e construção de conhecimentos em rede
author Rodriguez, Carla Lopes
author_facet Rodriguez, Carla Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valente, José Armando, 1948-
Hildebrand, Hermes Renato
Baranauskas, Maria Cecilia Calani
Lopes, Roseli de Deus
Neris, Vânia Paula de Almeida
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Artes
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodriguez, Carla Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Comunidades virtuais
Ambiente virtual de aprendizagem
Redes sociais on-line
Tecnologia da informação e comunicação
Inclusão digital
Virtual community
Virtual learning environment
Online social networks
Information technology and communication
Digital inclusion
topic Comunidades virtuais
Ambiente virtual de aprendizagem
Redes sociais on-line
Tecnologia da informação e comunicação
Inclusão digital
Virtual community
Virtual learning environment
Online social networks
Information technology and communication
Digital inclusion
description Orientador: Jose Armando Valente
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615928
RODRIGUEZ, Carla Lopes. A utilização de recursos audiovisuais em comunidades virtuais de aprendizagem: potencialidades e limites para comunicação e construção de conhecimentos em rede. 2011. 257 p. Tesse (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615928. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615928
identifier_str_mv RODRIGUEZ, Carla Lopes. A utilização de recursos audiovisuais em comunidades virtuais de aprendizagem: potencialidades e limites para comunicação e construção de conhecimentos em rede. 2011. 257 p. Tesse (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615928. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/805896
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
257 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189059489169408