Desvelando a estética em ambientes construcionistas de ensino e aprendizagem : uma experiência de inclusão de jovens no mundo do trabalho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615253 |
Resumo: | Orientador: José Armando Valente |
id |
UNICAMP-30_4124000af72d897a5f94974fee8f5a82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::794110 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desvelando a estética em ambientes construcionistas de ensino e aprendizagem : uma experiência de inclusão de jovens no mundo do trabalhoAesthetics approach of constructionist learning environment : preparing young teenager to live in work worldPapert, SeymourEstéticaMediaçãoTecnologia educacionalAmbiente virtualEnsino e aprendizagemAestheticsMediationEducational technologyVirtual environmentTeaching and learningOrientador: José Armando ValenteAcompanhado de DVD com imagens e vídeos do Projeto Acreditar Jovem e Apêndice II, que traz as agendas completas com imagens coloridas.Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: A tese tem como objetivo apresentar a metodologia de conformação de ambientes de aprendizagem construcionistas na abordagem da estética marxista. Este ambiente propicia processos de aprendizagens que têm como perspectiva o desenvolvimento total do ser humano. São processos que integram o aprender a fazer ao ser e conviver para compreender. Na presente investigação a matética de Seymour Papert foi ressignificada e serviu de base para um aprofundamento das características do ambiente construcionista de ensino e aprendizagem apresentadas em 2004, em minha pesquisa de mestrado. Este novo ambiente foi utilizado na formação de jovens da periferia da cidade de Atibaia, São Paulo, para desenvolver as competências chave requeridas do mundo do trabalho atual, tais como usar as ferramentas digitais de interação, agir de maneira autônoma e interagir em grupos heterogêneos. Em ambiente construcionista semi-presencial, os jovens, num estar-juntovirtual e presencial desenvolvem processos de tomada de consciência de Si e da consciência para-Nós. Ou seja, aprendem a ser e a conviver, além de fazer e conhecer, e se empoderam, no sentido de serem capazes de conduzir com consciência suas vidas. Esta pesquisa tornou mais robusta as características de ambientes construcionistas em seus elementos como conceito, mediação pedagógica, dinâmica das atividades e interação e recursos digitais numa abordagem estética e contribui para integrar das quatro dimensões do processo educativo sugeridas pelo Relatório da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, da UNESCO em 1996: o aprender a fazer, o aprender a ser e o aprender a conviver e aprender a conhecerAbstract: The thesis aims to present a methodology to plan, design and implement highly interactive constructionist learning environments in Marxist aesthetics approach. This environment fosters learning processes whose perspective is the total human development through processes that integrate learning by doing, by being and by living, by understanding. In this research, the mathetics of Seymour Papert gained a new meaning and it was the basis for deeper features of constructivist environment of teaching and learning that were apresented in 2004. Now reapresented my doctor research. This environment was used to prepare young teenagers from the periphery Atibaia city, Sao Paulo. The aim of this course was to develop key skills required in today's world, such as using digital tools for interaction, to act autonomously and to interact in heterogeneous groups. During this course, the young learned and worked together (estar-junto-virtual) and developed processes of awareness and consciousness of themselves and the others. That is how to learn be, and to live together, by doing and knowing. In the process, they developed a sense of empowerment in the sense of being able to drive awareness with their own lives. This research has become more robust through features of constructionist environments in its entirety as concept, pedagogical mediation, dynamic activities and interaction, through information and communication technologies in an aesthetic approach. Otherwise, I hope it will help to integrate the four dimensions of the educational process suggested by the Report of International Commission on Education for the 21st century by UNESCO, in 1996, which are: the learning by doing, the learning to be and how to the live together, and learning how to knowDoutoradoArtes VisuaisDoutor em Artes[s.n.]Valente, José Armando, 1948-Hildebrand, Hermes RenatoSalles, Cecília AlmeidaGattaz Sobrinho, FuadLins, Romulo CamposUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em ArtesUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRezende, Flavia Amaral2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf application/x-compressed mp4234 p. : il. + 1 DVD.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615253REZENDE, Flavia Amaral. Desvelando a estética em ambientes construcionistas de ensino e aprendizagem: uma experiência de inclusão de jovens no mundo do trabalho. 2011. 234 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615253. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-19T14:24:43Zoai::794110Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-06-19T14:24:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desvelando a estética em ambientes construcionistas de ensino e aprendizagem : uma experiência de inclusão de jovens no mundo do trabalho Aesthetics approach of constructionist learning environment : preparing young teenager to live in work world |
title |
Desvelando a estética em ambientes construcionistas de ensino e aprendizagem : uma experiência de inclusão de jovens no mundo do trabalho |
spellingShingle |
Desvelando a estética em ambientes construcionistas de ensino e aprendizagem : uma experiência de inclusão de jovens no mundo do trabalho Rezende, Flavia Amaral Papert, Seymour Estética Mediação Tecnologia educacional Ambiente virtual Ensino e aprendizagem Aesthetics Mediation Educational technology Virtual environment Teaching and learning |
title_short |
Desvelando a estética em ambientes construcionistas de ensino e aprendizagem : uma experiência de inclusão de jovens no mundo do trabalho |
title_full |
Desvelando a estética em ambientes construcionistas de ensino e aprendizagem : uma experiência de inclusão de jovens no mundo do trabalho |
title_fullStr |
Desvelando a estética em ambientes construcionistas de ensino e aprendizagem : uma experiência de inclusão de jovens no mundo do trabalho |
title_full_unstemmed |
Desvelando a estética em ambientes construcionistas de ensino e aprendizagem : uma experiência de inclusão de jovens no mundo do trabalho |
title_sort |
Desvelando a estética em ambientes construcionistas de ensino e aprendizagem : uma experiência de inclusão de jovens no mundo do trabalho |
author |
Rezende, Flavia Amaral |
author_facet |
Rezende, Flavia Amaral |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Valente, José Armando, 1948- Hildebrand, Hermes Renato Salles, Cecília Almeida Gattaz Sobrinho, Fuad Lins, Romulo Campos Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Programa de Pós-Graduação em Artes UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rezende, Flavia Amaral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Papert, Seymour Estética Mediação Tecnologia educacional Ambiente virtual Ensino e aprendizagem Aesthetics Mediation Educational technology Virtual environment Teaching and learning |
topic |
Papert, Seymour Estética Mediação Tecnologia educacional Ambiente virtual Ensino e aprendizagem Aesthetics Mediation Educational technology Virtual environment Teaching and learning |
description |
Orientador: José Armando Valente |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615253 REZENDE, Flavia Amaral. Desvelando a estética em ambientes construcionistas de ensino e aprendizagem: uma experiência de inclusão de jovens no mundo do trabalho. 2011. 234 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615253. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615253 |
identifier_str_mv |
REZENDE, Flavia Amaral. Desvelando a estética em ambientes construcionistas de ensino e aprendizagem: uma experiência de inclusão de jovens no mundo do trabalho. 2011. 234 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615253. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-compressed mp4 234 p. : il. + 1 DVD. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189053038329856 |