Desvelando a estética em ambientes construcionistas de ensino e aprendizagem : uma experiência de inclusão de jovens no mundo do trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende, Flavia Amaral
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615253
Resumo: Orientador: José Armando Valente
id UNICAMP-30_4124000af72d897a5f94974fee8f5a82
oai_identifier_str oai::794110
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Desvelando a estética em ambientes construcionistas de ensino e aprendizagem : uma experiência de inclusão de jovens no mundo do trabalhoAesthetics approach of constructionist learning environment : preparing young teenager to live in work worldPapert, SeymourEstéticaMediaçãoTecnologia educacionalAmbiente virtualEnsino e aprendizagemAestheticsMediationEducational technologyVirtual environmentTeaching and learningOrientador: José Armando ValenteAcompanhado de DVD com imagens e vídeos do Projeto Acreditar Jovem e Apêndice II, que traz as agendas completas com imagens coloridas.Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: A tese tem como objetivo apresentar a metodologia de conformação de ambientes de aprendizagem construcionistas na abordagem da estética marxista. Este ambiente propicia processos de aprendizagens que têm como perspectiva o desenvolvimento total do ser humano. São processos que integram o aprender a fazer ao ser e conviver para compreender. Na presente investigação a matética de Seymour Papert foi ressignificada e serviu de base para um aprofundamento das características do ambiente construcionista de ensino e aprendizagem apresentadas em 2004, em minha pesquisa de mestrado. Este novo ambiente foi utilizado na formação de jovens da periferia da cidade de Atibaia, São Paulo, para desenvolver as competências chave requeridas do mundo do trabalho atual, tais como usar as ferramentas digitais de interação, agir de maneira autônoma e interagir em grupos heterogêneos. Em ambiente construcionista semi-presencial, os jovens, num estar-juntovirtual e presencial desenvolvem processos de tomada de consciência de Si e da consciência para-Nós. Ou seja, aprendem a ser e a conviver, além de fazer e conhecer, e se empoderam, no sentido de serem capazes de conduzir com consciência suas vidas. Esta pesquisa tornou mais robusta as características de ambientes construcionistas em seus elementos como conceito, mediação pedagógica, dinâmica das atividades e interação e recursos digitais numa abordagem estética e contribui para integrar das quatro dimensões do processo educativo sugeridas pelo Relatório da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, da UNESCO em 1996: o aprender a fazer, o aprender a ser e o aprender a conviver e aprender a conhecerAbstract: The thesis aims to present a methodology to plan, design and implement highly interactive constructionist learning environments in Marxist aesthetics approach. This environment fosters learning processes whose perspective is the total human development through processes that integrate learning by doing, by being and by living, by understanding. In this research, the mathetics of Seymour Papert gained a new meaning and it was the basis for deeper features of constructivist environment of teaching and learning that were apresented in 2004. Now reapresented my doctor research. This environment was used to prepare young teenagers from the periphery Atibaia city, Sao Paulo. The aim of this course was to develop key skills required in today's world, such as using digital tools for interaction, to act autonomously and to interact in heterogeneous groups. During this course, the young learned and worked together (estar-junto-virtual) and developed processes of awareness and consciousness of themselves and the others. That is how to learn be, and to live together, by doing and knowing. In the process, they developed a sense of empowerment in the sense of being able to drive awareness with their own lives. This research has become more robust through features of constructionist environments in its entirety as concept, pedagogical mediation, dynamic activities and interaction, through information and communication technologies in an aesthetic approach. Otherwise, I hope it will help to integrate the four dimensions of the educational process suggested by the Report of International Commission on Education for the 21st century by UNESCO, in 1996, which are: the learning by doing, the learning to be and how to the live together, and learning how to knowDoutoradoArtes VisuaisDoutor em Artes[s.n.]Valente, José Armando, 1948-Hildebrand, Hermes RenatoSalles, Cecília AlmeidaGattaz Sobrinho, FuadLins, Romulo CamposUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em ArtesUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRezende, Flavia Amaral2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf application/x-compressed mp4234 p. : il. + 1 DVD.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615253REZENDE, Flavia Amaral. Desvelando a estética em ambientes construcionistas de ensino e aprendizagem: uma experiência de inclusão de jovens no mundo do trabalho. 2011. 234 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615253. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-19T14:24:43Zoai::794110Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-06-19T14:24:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desvelando a estética em ambientes construcionistas de ensino e aprendizagem : uma experiência de inclusão de jovens no mundo do trabalho
Aesthetics approach of constructionist learning environment : preparing young teenager to live in work world
title Desvelando a estética em ambientes construcionistas de ensino e aprendizagem : uma experiência de inclusão de jovens no mundo do trabalho
spellingShingle Desvelando a estética em ambientes construcionistas de ensino e aprendizagem : uma experiência de inclusão de jovens no mundo do trabalho
Rezende, Flavia Amaral
Papert, Seymour
Estética
Mediação
Tecnologia educacional
Ambiente virtual
Ensino e aprendizagem
Aesthetics
Mediation
Educational technology
Virtual environment
Teaching and learning
title_short Desvelando a estética em ambientes construcionistas de ensino e aprendizagem : uma experiência de inclusão de jovens no mundo do trabalho
title_full Desvelando a estética em ambientes construcionistas de ensino e aprendizagem : uma experiência de inclusão de jovens no mundo do trabalho
title_fullStr Desvelando a estética em ambientes construcionistas de ensino e aprendizagem : uma experiência de inclusão de jovens no mundo do trabalho
title_full_unstemmed Desvelando a estética em ambientes construcionistas de ensino e aprendizagem : uma experiência de inclusão de jovens no mundo do trabalho
title_sort Desvelando a estética em ambientes construcionistas de ensino e aprendizagem : uma experiência de inclusão de jovens no mundo do trabalho
author Rezende, Flavia Amaral
author_facet Rezende, Flavia Amaral
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valente, José Armando, 1948-
Hildebrand, Hermes Renato
Salles, Cecília Almeida
Gattaz Sobrinho, Fuad
Lins, Romulo Campos
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Artes
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende, Flavia Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Papert, Seymour
Estética
Mediação
Tecnologia educacional
Ambiente virtual
Ensino e aprendizagem
Aesthetics
Mediation
Educational technology
Virtual environment
Teaching and learning
topic Papert, Seymour
Estética
Mediação
Tecnologia educacional
Ambiente virtual
Ensino e aprendizagem
Aesthetics
Mediation
Educational technology
Virtual environment
Teaching and learning
description Orientador: José Armando Valente
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615253
REZENDE, Flavia Amaral. Desvelando a estética em ambientes construcionistas de ensino e aprendizagem: uma experiência de inclusão de jovens no mundo do trabalho. 2011. 234 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615253. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615253
identifier_str_mv REZENDE, Flavia Amaral. Desvelando a estética em ambientes construcionistas de ensino e aprendizagem: uma experiência de inclusão de jovens no mundo do trabalho. 2011. 234 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615253. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794110
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf application/x-compressed mp4
234 p. : il. + 1 DVD.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189053038329856