Aprendizagem do pensamento em filosofia : historia, afeto e conceito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grisotto, Americo
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611987
Resumo: Orientador: Silvio Donizetti de Oliveira Gallo
id UNICAMP-30_417463c7df088b624466ab0fc89450aa
oai_identifier_str oai::767784
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Aprendizagem do pensamento em filosofia : historia, afeto e conceitoLearning of thought in philosophy : history, affection and conceptFilosofiaAprendizagemFilosofia - HistóriaAmizadeConceitosFilosofia francesaPhilosophyLearningPhilosophy - HistoryAffectionConceptOrientador: Silvio Donizetti de Oliveira GalloTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O objetivo desta tese foi o de indicar outras possibilidades à aprendizagem filosófica, em acréscimo às propostas já existentes, tais como a abordagem interdisciplinar do conhecimento, as que se sustentam a partir da análise, reflexão e crítica da realidade, aquelas que veem na assimilação da história da filosofia o próprio pensamento. Esta iniciativa tem sua relevância, pois, em razão da Lei 11.684/08, a disciplina de filosofia tornou-se novamente obrigatória no currículo, reinaugurando em nossas escolas de Ensino Médio um espaço e tempo efetivos para sua prática. A metodologia aqui utilizada se pautou, sobretudo, na leitura e interpretação dos escritos dos pensadores franceses Gilles Deleuze e Félix Guattari, os quais afirmam que são sempre possíveis novas invenções e planos de consistência no âmbito da filosofia. Neste sentido, a presente proposta, forjada a partir da pedagogia do conceito, desenvolvida por esses autores, pretende provocar um fora dentro da história da filosofia, pelo qual o lugar do sujeito venha a ser ocupado por outros processos de subjetivação. Assim, o que se deseja como horizonte da aprendizagem filosófica, é que sejam múltiplas as suas entradas, de modo que a força presente neste movimento não apenas faça jus à diversidade dos seus contextos e suas expressões, mas se justifique pela liberdade de pensamento. Isto se legitima pela capacidade que todos têm de se potencializar em encontros que ofereçam o que pensar no pensamento, levando a equacionar filosoficamente problemáticas e reavaliar pontos de vista, trazendo deste lugar novos começos para a filosofia.Abstract: The objective of this thesis was to indicate other possibilities to the philosophical learning, in addition to the existing proposals, such as the interdisciplinary approach of knowledge, those that are supported by analysis, reflection and criticism of reality, those who see the assimilation of the history of philosophy as the philosophical thought itself. This initiative has its relevance, because, owing to the Law 11.684/08, the discipline of philosophy has become compulsory in the curriculum again, reopening effective space and time in our high schools, for its practice. The methodology used here was based mainly on reading and interpretation of the writings of French philosophers Gilles Deleuze and Félix Guattari, who claim that it is always possible new inventions and plans of consistency in scope of philosophy. In this sense, this proposal, elaborated from the pedagogy of concept, developed by these authors, intended to cause one out into the history of philosophy, whereby the subject's place will be filled by other processes of subjectiveness. Thus, the goal as the horizon of philosophical learning is that their entries are multiple, so that this strength in this movement not only does justice to the diversity of their contexts and their expressions, but is justified by freedom of thought. This is legitimated by the ability that everyone has to be enhanced in meetings that offer what to think at the thought, that allow philosophically address problems and to reevaluate views, bringing new beginnings for the philosophy of this place.DoutoradoHistória, Filosofia e EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira, 1963-Kohan, Walter OmarCerletti, AlejandroFontes Junior, Joaquim BrasilGoto, Roberto AkiraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGrisotto, Americo2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf172 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611987GRISOTTO, Americo. Aprendizagem do pensamento em filosofia: historia, afeto e conceito. 2010. 172 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611987. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/767784porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:51:47Zoai::767784Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:51:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem do pensamento em filosofia : historia, afeto e conceito
Learning of thought in philosophy : history, affection and concept
title Aprendizagem do pensamento em filosofia : historia, afeto e conceito
spellingShingle Aprendizagem do pensamento em filosofia : historia, afeto e conceito
Grisotto, Americo
Filosofia
Aprendizagem
Filosofia - História
Amizade
Conceitos
Filosofia francesa
Philosophy
Learning
Philosophy - History
Affection
Concept
title_short Aprendizagem do pensamento em filosofia : historia, afeto e conceito
title_full Aprendizagem do pensamento em filosofia : historia, afeto e conceito
title_fullStr Aprendizagem do pensamento em filosofia : historia, afeto e conceito
title_full_unstemmed Aprendizagem do pensamento em filosofia : historia, afeto e conceito
title_sort Aprendizagem do pensamento em filosofia : historia, afeto e conceito
author Grisotto, Americo
author_facet Grisotto, Americo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira, 1963-
Kohan, Walter Omar
Cerletti, Alejandro
Fontes Junior, Joaquim Brasil
Goto, Roberto Akira
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Grisotto, Americo
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia
Aprendizagem
Filosofia - História
Amizade
Conceitos
Filosofia francesa
Philosophy
Learning
Philosophy - History
Affection
Concept
topic Filosofia
Aprendizagem
Filosofia - História
Amizade
Conceitos
Filosofia francesa
Philosophy
Learning
Philosophy - History
Affection
Concept
description Orientador: Silvio Donizetti de Oliveira Gallo
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611987
GRISOTTO, Americo. Aprendizagem do pensamento em filosofia: historia, afeto e conceito. 2010. 172 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611987. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611987
identifier_str_mv GRISOTTO, Americo. Aprendizagem do pensamento em filosofia: historia, afeto e conceito. 2010. 172 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611987. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/767784
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
172 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189029881577472